XXXI Encontro de Iniciação Científica – ENIC

Durante o IV Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Pró- de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPGP) promoverá uma série de atividades, entre as quais Reitoria se destaca o XXXI Encontro de Iniciação Científica (ENIC), juntamente com diversas palestras temáticas de relevância acadêmica.

As apresentações dos trabalhos científicos relacionados ao XXXI ENIC ocorrerão nos dias 6 e 7 de novembro, de maneira descentralizada, com atividades simultâneas em todos os campi da UEPB. As apresentações serão realizadas tanto no formato presencial quanto remoto, abrangendo todos os estudantes que desenvolveram projetos de iniciação científica, sejam bolsistas ou voluntários, na cota 2023-2024, os quais têm a obrigatoriedade de apresentar os resultados obtidos.

O evento contará com a participação de mais de 600 estudantes de iniciação científica, cujos trabalhos serão apresentados em diversos formatos e modalidades. No campus I, na Central Acadêmica Paulo Freire (CAPF), haverá a realização de quatro palestras com temas transversais, abordando os seguintes tópicos:

• Currículo Lattes – Ministrada pelo Professor Dr. José Germano Véras Neto (UEPB), no formato presencial;
  • Redação Científica – Ministrada pelo Professor João Augusto Oshiro Junior (UEPB), no formato presencial;
  • ODS e Agenda 2030 – Ministrada pelo Professor Dr. José Etham de Lucena Barbosa (UEPB), no formato presencial;
  • Inteligência Artificial e os Impactos nos Trabalhos Acadêmicos – Ministrada pelo servidor e mestrando Marcelo da Silva Carvalho (UEPB), também no formato presen-

Além dessas atividades, serão realizadas palestras promovidas pelos Comitês de Ética da UEPB.

No dia 07 de novembro, o Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEP-UEPB) oferecerá, em plataforma virtual, a palestra intitulada:

• Organização e Cadastro de Protocolos de Pesquisa na Plataforma Brasil – Minis- trada pela Professora Me. Senyra Martins Cavalcanti, vinculada ao Departamento de Enfermagem e ao CEP-UEPB.

Ainda no dia 07 de novembro, no auditório da Central de Aulas, o Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA-UEPB) realizará, de forma presencial, as seguintes palestras:

• Palestra 1: Princípios da Análise Pré-Clínica: Fundamentos da Pesquisa In Vivo – Ministrada pela Perita Química e Coordenadora do curso de Farmácia da UNIFACI- SA, Professora Dra. Alyne da Silva Portela;
  • Palestra 2: Conhecendo o Centro de Bioterismo por Dentro – Ministrada pela Co- ordenadora e Responsável Técnica do Centro de Bioterismo da UEPB, Professora Alethéia Carízia Baracho de Lima Souza.

No dia 08 de novembro, será realizada a cerimônia de premiação dos melhores trabalhos de Iniciação Científica, bem como a entrega do Prêmio UEPB de Teses e Dissertações Rosilda Alves Bezerra, que homenageará os autores das melhores teses e dissertações defendidas na instituição.

As inscrições para todas as atividades do IV Congresso Universitário e do XXXI ENIC serão realizadas exclusivamente por meio da plataforma Doity, através dos seguintes links: https://doity.com.br/iv-congresso-universitrio-da-uepb e https://doity.com.br/iv-congresso- universitrio-da-uepb-1.

Prof. Dr. Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júnior

Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa