XXVI SEMANA DE GEOGRAFIA – SEGEO XXVI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A segunda etapa da 26ª Semana de Geografia ocorrerá entre os dias 6 a 8 de Novembro de 2024. A atual edição comemora os cinquenta anos do curso de licenciatura em Geografia no Campus I e dá seguimento as atividades que aconteceram entre 14 e 16 de Agosto de 2024. Nessa segunda etapa, a Semana de Geografia volta-se para a oferta de oficinas, minicursos e aula de campo, e tem como principal objetivo a exploração das diversas áreas da geografia e a interação entre os diferentes níveis de conhecimento.

O evento tem como público-alvo os estudantes da educação básica e do ensino superior, professores, técnicos e a comunidade em geral.

Temática: Por uma Geografia que Vale Ouro

Formato: O evento seguirá o formato presencial para todos as atividades disponibilizadas.

Público-alvo: O evento tem como público-alvo os estudantes da educação básica e do ensino superior, professores, técnicos e a comunidade em geral.

Local: Salas de Geografia da Central Acadêmica Paulo Freire, Câmpus I.

Coordenação:

Alexandre José Santos Ramos, Campus I, Departamento de Geografia

Joana dArc Araújo Ferreira, Campus I, Departamento de Geografia

Organizadores(as):

Alexandre José Santos Ramos, Campus I, Departamento de Geografia

Edmilson Roque da Silva Júnior, CEDUC

Joalison Ruan Rodrigues da Silva, Presidente do CA

Joana dArc Araújo Ferreira, Campus I, Departamento de Geografia

Anderson Renan Silva de Queiroz, CEDUC

Alexandre José Santos Ramos

Antônio Albuquerque da Costa

Arthur Tavares Valverde

Edvaldo Carlos de Limas

Francisco Evangelista Porto

Izabelle Trajano da Silva

Joana dArc Araújo Ferreira

João Damasceno

Nathália Rocha Morais

Patrícia da Conceição Dornellas da Silva Xavier

Valéria Raquel Porto de Lima

Dia: 06/11

Minicurso: A música, a charge e o filme como recursos didáticos no ensino de Geografia

Hora de início da atividade: 8h

Hora de fim da atividade: 11h

Carga Horária: 3h

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30

Minicurso: Os desafios da Educação do/no Campo na Reforma do Novo Ensino Médio na Paraíba

Hora de início da atividade: 08h

Hora de fim da atividade: 12h

Carga Horária: 4h

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30

Oficina: Aula de Campo: o relevo paraibano, o caminho do gado e a ocupação do interior da Paraíba

Hora de início da atividade: 08h30

Hora de fim da atividade: 11h

Carga Horária: 2h30

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 20

Minicurso: A geografia da realidade como estratégia metodológica no processo de ensino-aprendizagem na escola

Hora de início da atividade: 18h30

Hora de fim da atividade: 21h

Carga Horária: 2h

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30

Oficina: Aula de Campo: o relevo paraibano, o caminho do gado e a ocupação do interior da Paraíba

Hora de início da atividade: 18h30

Hora de fim da atividade: 21h

Carga Horária: 2h30

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 20

Minicurso: África: nos caminhos do “Homo Sapiens”

Hora de início da atividade: 18h

Hora de fim da atividade: 21h

Carga Horária: 3h

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30

Dia: 07/11

Minicurso: Oriente Médio em questão

Hora de início da atividade: 08h

Hora de fim da atividade: 11h

Carga Horária: 3h

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30

Oficina: Introdução a Geoprocessamento e Produção de Mapas: Especialização de Fenômenos

Hora de início da atividade: 08h

Hora de fim da atividade: 12h

Carga Horária: 4h

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30

Minicurso: A educação em solos e a formação docente: ressignificando a prática com o uso de metodologias ativas de ensino

Hora de início da atividade: 09h

Hora de fim da atividade: 11h

Carga Horária: 2h

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30

Apresentação de trabalhos

Horário: Início às 14h

Minicurso: A música, a charge e o filme como recursos didáticos no ensino de Geografia

Hora de início da atividade: 18h30

Hora de fim da atividade: 21h

Carga Horária: 4h

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30

Minicurso: O ensino do relevo na educação básica

Hora de início da atividade: 18h30

Hora de fim da atividade: 21h00

Carga Horária: 2h30

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30

Dia: 08/11

Minicurso: Unidades de Conservação como Espaço

Horário: 8h às 11h

Minicurso: Educação em Química do Solo

Horário: 9h às 11h

Normas para Inscrição e Credenciamento

Prazo para inscrição – até 15 DE OUTUBRO DE 2024

ATENÇÃO: não haverá inscrições após essa data e o credenciamento só será realizado para os inscritos.

Siga as normas, inscreva-se e participe conosco!

Regras gerais sobre as inscrições

Todos(as) os(as) participantes deverão realizar inscrições no XXVI SEMANA DE GEOGRAFIA – SEGEO XXVI.

As inscrições deverão ser efetuadas por meio do preenchimento do formulário on-line, observando-se os prazos estabelecidos para cada modalidade de inscrição.

No item “Perfil”, escolha uma das opções segundo o seu vínculo com a UEPB:

SERVIDOR (docente ou técnico administrativo);

ALUNO (graduação ou pós).

PÚBLICO EXTERNO – refere-se a toda e qualquer pessoa sem vínculo com a UEPB que deseja participar do Evento.

Para a finalização da inscrição, faz-se necessário optar por pelo menos uma atividade (MINICURSOS OU OFICINAS).

OBS: Depois de escolhidas as atividades (minicursos e/ou oficinas), e finalizada a inscrição, não será possível acrescentar nem trocar de atividade, portanto, além do formato, observe dias e horários disponíveis.

Na aba “Programação” serão disponibilizadas a localização das atividades presenciais.

Minicursos e Oficinas

Os minicursos e oficinas possuem vagas limitadas disponibilizadas no sistema e só poderão participar os que optarem pela atividade no momento da inscrição.

Só poderá participar dos minicursos e oficinas quem realizar inscrição prévia nos mesmos.

Submissão de Trabalhos

Para submissão de trabalhos é necessária a inscrição no XXVI SEMANA DE GEOGRAFIA – SEGEO XXVI e em seguida acessar a aba “Submissão de trabalhos”.

Credenciamento

O credenciamento só será efetuado com a apresentação de um documento oficial com foto (RG, CNH ou documento oficial expedido por órgãos federais).

Não será permitido o credenciamento por terceiros, exceto através de procuração. A entrega do material do evento será realizada apenas ao participante presente ou ao seu procurador.

O credenciamento (entrega do material – pasta, crachá, bloco e caneta) ocorrerá no local do evento;

Haverá lista de presença em todas as atividades.

Faça Sua Inscrição

Acesse o link: https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/97/

SUBMISSÃO

Para submissão, o(a) apresentador(a)/autor(a) deverá efetuar a inscrição no XXVI SEMANA DE GEOGRAFIA XXVI SEGEO e disponibilizar para a organização do evento um arquivo do tipo pdf., com um tamanho máximo de 10 mb.

Cada artigo deve conter um número total máximo de 4 autores, e cada inscrição possibilita a submissão de até 2 artigos.

Eixos temáticos:

  • Relação Sociedade Natureza no Ensino de Geografia;

  • Temáticas físicos-naturais da Geografia;

  • Temáticas da Geografia Humana

  • Geotecnologias, cartografia e suas aplicações na Geografia.

As submissões ocorrerão exclusivamente no período que se estende dos dias 20 de setembro a 10 DE OUTUBRO DE 2024.

RESUMO

O resumo será disponibilizado previamente para a Comissão Científica formada pelos(as) moderadores(as) que também avaliarão as apresentações em COMUNICAÇÃO ORAL;

Os interessados em submeter resumos acadêmicos deverão inscrevê-los nos seguintes eixos temáticos: Relação Sociedade Natureza no Ensino de Geografia; Temáticas físicos-naturais da Geografia; Temáticas da Geografia Humana e Geotecnologias, cartografia e suas aplicações na Geografia. Os resumos devem ser digitados em Arial, tamanho 12, espaçamento simples, formatação justificada, margens 2,5; 1.500 a 2.000 caracteres, de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Os resumos darão direito a um certificado de apresentação de RESUMO no evento. Deve apresentar o título em letras maiúsculas e em negrito, com no máximo 250 caracteres ou palavras. Logo abaixo, colocar os nome dos autores e instituição a que estão vinculados: bolsista como autor(a) e coautores(as), nesta ordem. E logo abaixo informar o eixo temático, No corpo do texto, deverá conter o problema e/ou questões da pesquisa, objetivo(s), metodologia desenvolvida, resultados e as principais conclusões, deixando evidente a sua relação com um dos eixos temáticos do evento.;

Não será permitido inserir imagens, gráficos, tabelas ou referências no corpo do texto do resumo.

Acesse o link e submeta seu trabalho: https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/97/

A COMUNICAÇÃO ORAL servirá para os autores apresentarem os trabalhos aprovados pela comissão avaliadora. O autor deverá confeccionar uma apresentação de slides que acompanhará a apresentação e deverá ficar disponível durante os questionamentos realizados pelos moderadores

Participarão dessa modalidade todos aqueles que submeterem trabalhos que se enquadrem nos eixos temáticos.

  • As apresentações dos trabalhos se darão de forma oral com o uso de slides, através de diálogo estabelecido entre os(as) autores(as) e os(as) moderadores(as) durante o dia 07 de novembro;

  • As apresentações ocorrerão no formato presencial em salas que serão previamente disponibilizados no site do Congresso, na aba Eventos;

  • As apresentações serão feitas pelo(a) respectivo(a) autor(a), ou na ausência justificada deste(a), por coautor integrante do trabalho;

  • Cada autor(a) terá de 10 minutos para apresentar seu trabalho e, ao final de todas as apresentações por bloco, os(as) moderadores(as)/avaliadores(as) terá 10 minutos para suscitar e mediar o debate.

AVALIAÇÃO
Os avaliadores receberão os resumos, de acordo com o seu eixo temático, e deverão fazer uma análise técnico-científico dos trabalhos e atribuir pontuação, levando em consideração os aspectos de:

  • Domínio do Conteúdo (0 à 4 pontos);
  • Apresentação e utilização do material didático (0 à 2 pontos);
  • Utilização correta do tempo (0 à 1 ponto);
  • Clareza e Objetividade na exposição (0 à 3 pontos).

No total, dois avaliadores realizarão a análise e atribuir pontuação para cada um dos artigos, e a nota final será a média aritmética das notas atribuídas.
Os trabalhos que tiverem uma nota final menor que 7 não estarão aptos para a realização da apresentação dos trabalhos no evento, e não receberão certificados de apresentação.

As informações referentes ao local e horário de apresentação de trabalhos serão disponibilizadas após o encerramento das inscrições.

  • Informamos aos participantes da XXVI SEMANA DE GEOGRAFIA – SEGEO XXVI que os certificados serão enviados para o e-mail dos inscritos que estiveram presentes no evento, favor buscar, na caixa de entrada ou no SPAM, pelo assunto: Certificado de Participação;

  • O certificado de Participação no XXVI SEMANA DE GEOGRAFIA – SEGEO XXVI será emitido com 20 horas para todos os participantes inscritos e que assinaram as listas de presença;

  • Os certificados de participação em Minicurso e Oficina serão emitidos com a carga horária conforme a atividade desenvolvida, desde que tenha sido constatada a inscrição e presença, mediante assinatura das listas (físicas ou virtuais);

  • Os certificados de apresentação de trabalhos, Comissão Científica e Avaliadora, Palestrante, Debatedor e Moderador de mesa-redonda, Ministrante de atividade serão/foram enviados para o e-mail informado no ato da inscrição;