VIII Seminário de Extensão – SEMEX

 

 

 

 

 

 

 

O VIII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO – SEMEX tem o propósito de promover, discutir e difundir a Extensão Universitária, além de estimular o diálogo interinstitucional e a troca de experiências com as comunidades externas, fortalecendo ainda mais a prática extensionista.

É um evento que acontece anualmente e se configura como espaço de aprendizagem e de intercâmbio de conhecimentos e metodologias entre extensionistas da UEPB, por meio de palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e comunicação oral em Rodas de Conversa, promovendo também a integração dos participantes e da universidade com a Sociedade.

Para tanto, o VIII SEMEX tem como tema central “Extensão Universitária: inovação e objetivos do desenvolvimento sustentável”, pautada na oportunidade de proporcionar o conhecimento e as práticas inter-relacionadas com os objetivos do desenvolvimento sustentável, permitindo assim, atender as demandas locais, principalmente nas comunidades social e economicamente vulnerabilizadas.

Sejam todos bem-vindos, a Extensão transforma a realidade social!

Saudações extensionistas.

Formato: híbrido

Comissão Organizadora

  • Profa. Dra. Maria do Socorro Barbosa e Silva (Presidente)
  • Profa. Dra. Dauci Pinheiro Rodrigues
  • Adja Fernanda da Silva
  • Aldo Manoel Branquinho Nunes
  • Dillane Araújo Arruda Ramos
  • Elky Bento Sarmento
  • Natan Mamede da Silva
  • Thamara Ribeiro Alencar
  • Yasmin Simões de Souza

DIA 06 DE NOVEMBRO (QUARTA-FEIRA)

Manhã

8h-12h

  • Apresentações Orais em Rodas de Conversa – Remoto

  • Mostras de Extensão em cada um dos campi/centros

Tarde

14h-17h

  • Apresentações Orais em Rodas de Conversa – Remoto

  • Mostras de Extensão em cada um dos campi/centros

Oficina: TINTA DE TERRA
Hora de início da atividade: 16h
Hora de fim da atividade: 18h
Carga Horária: 2h
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 40

Sala: 248 da Central Acadêmica Paulo Freire

DIA 07 DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA)

Manhã

8h-12h

  • Mostras de Extensão em cada um dos campi/centros

8h30min – 9h10min

  • Palestra: O PAPEL DA EXTENSÃO NA AGENDA DA SUSTENTABILIDADE

Palestrante: Fabiana Aparecida Lazzarin (Pró-Reitora de Extensão da UFCA)

9h30min – 12h

  • Minicursos e oficinas

Câmpus I

Oficina: COMO ELABORAR PROJETOS DE EXTENSÃO DE IMPACTO SOCIAL

ATENÇÃO: Voltado para servidores coordenadores de extensão ou os que pretendem coordenar projetos de extensão.

Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 9h:30
Hora de fim da atividade: 12h30
Carga Horária: 3h
Limite de Inscrições (quantidade de vagas):

Sala: XX da Central Acadêmica Paulo Freire

Minicurso (Parte 1): BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE: PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS RISCOS LABORAIS.
Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 9h:30
Hora de fim da atividade: 12h
Carga Horária: 4h30min
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 40

Sala: 245 da Central Acadêmica Paulo Freire

Minicurso: NOÇÕES SOBRE A ESCRITA E A LEITURA DO SISTEMA BRAILLE: DESENHANDO LINHAS INCLUSIVAS
Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 9h30
Hora de fim da atividade: 12h
Carga Horária: 2h30min
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 20

Sala: 247 da Central Acadêmica Paulo Freire

Oficina (PARTE 1): ACESSO À INFORMAÇÃO E O AUXÍLIO A MULHERES EM CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICAS COMO MEIO DE COMBATE À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA
Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 9h30
Hora de fim da atividade: 12h
Carga Horária: 2h30min
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30

Sala: 244 da Central Acadêmica Paulo Freire

Oficina: MEDIANDO CONEXÕES – OFICINA DE PRÁTICAS DE DIÁLOGO
Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 9h30
Hora de fim da atividade: 12h
Carga Horária: 2h30min
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 20

Sala: 246 da Central Acadêmica Paulo Freire

Câmpus III

Oficina (PARTE 1): OFICINA DE ARTE DO PROJETO “COLOCANDO A MÃO NA MASSA”: GEOGRAFIAS, IMAGINÁRIOS E REPRESENTAÇÕES A PARTIR DO ARTESANATO EM PORCELANA FRIA
Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 9h30
Hora de fim da atividade: 12h
Carga Horária: 2h30min
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 40

Sala: F1 – Prédio Anexo do Centro de Humanidades.

Câmpus V

Oficina: “DESINFORMAÇÃO: PENSAR, AGIR, INTERVIR”
Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 9h:30
Hora de fim da atividade: 12h
Carga Horária: 2h30min
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30

Sala: 03 do CCBSA

Oficina (PARTE 1): OFICINA DE EMPREENDEDORISMO PARA FORMALIZAR NEGÓCIOS
Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 9h30
Hora de fim da atividade: 12h
Carga Horária: 2h30min
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 20

Sala: 02 do CCBSA

Tarde

14h-18h

  • Mostras de Extensão em cada um dos campi/centros

14h – 15h30min

  • Mesa Redonda: DESAFIOS DA OPERACIONALIZAÇÃO DA INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO

Debatedores(as):

Thiago Anchieta de Melo – Coordenador de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA

Esdras Marchezan Sales (Pró-Reitor de Extensão da UERN)

Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues (Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UPE)

Moderador(a): Fabiana Aparecida Lazzarin (Pró-Reitora de Extensão da UFCA)

16h – 18h

  • Minicursos e oficinas

Câmpus I

Minicurso (Parte 2): BIOSSEGURANÇA EM SAÚDE: PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA AOS RISCOS LABORAIS.
Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 16h
Hora de fim da atividade: 18h
Carga Horária: 4h30min
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 40

Sala: 245 da Central Acadêmica Paulo Freire

Oficina (PARTE 2): ACESSO À INFORMAÇÃO E O AUXÍLIO A MULHERES EM CONDIÇÕES DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICAS COMO MEIO DE COMBATE À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA
Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 16h
Hora de fim da atividade: 18h
Carga Horária: 2h
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30

Sala:244 da Central Acadêmica Paulo Freire

Câmpus III

Oficina (PARTE 2): OFICINA DE ARTE DO PROJETO “COLOCANDO A MÃO NA MASSA”: GEOGRAFIAS, IMAGINÁRIOS E REPRESENTAÇÕES A PARTIR DO ARTESANATO EM PORCELANA FRIA
Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 16h
Hora de fim da atividade: 18h
Carga Horária: 2h
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 40

Sala: F1 – Prédio Anexo do Centro de Humanidades.

Câmpus V

Oficina: PASSADO PRESENTE: EXPLORANDO OS ARQUIVOS ESCOLARES DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ORLANDO CAVALCANTI GOMES
Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 16h
Hora de fim da atividade: 18h
Carga Horária: 2h
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 20

Sala: 04 do CCBSA

Oficina: PARTE 2 – OFICINA DE EMPREENDEDORISMO PARA FORMALIZAR NEGÓCIOS
Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 16h
Hora de fim da atividade: 18h
Carga Horária: 2h
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 20

Sala: 02 do CCBSA

Minicurso: DESVENDANDO O MUNDO DAS PLANTAS ATRAVÉS DA MOBGRAFIA
Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 14h
Hora de fim da atividade: 16h 30min
Carga Horária: 2h30min
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 20

Sala: 03 do CCBSA

Noite

18h30min – 21h

  • Mostras de Extensão em cada um dos campi/centros

19h-21h

  • Minicursos e oficinas

Minicurso: CURSO DE FORMAÇÃO DE PREÇOS DE VENDAS COM ENFOQUE TRIBUTÁRIO
Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 19h
Hora de fim da atividade: 21h
Carga Horária: 2h30min
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 70

Sala: remoto

Câmpus I

Oficina: OFICINA DE INTERPRETAÇÃO E RECITAÇÃO POÉTICA DE CORDEL PARA A SALA DE AULA
Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 19h
Hora de fim da atividade: 21h
Carga Horária: 2h
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 20

Sala: 244 da Central Acadêmica Paulo Freire

Câmpus III

Oficina (PARTE 3): OFICINA DE ARTE DO PROJETO “COLOCANDO A MÃO NA MASSA”: GEOGRAFIAS, IMAGINÁRIOS E REPRESENTAÇÕES A PARTIR DO ARTESANATO EM PORCELANA FRIA
Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 19h
Hora de fim da atividade: 21h
Carga Horária: 2h
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 40

Sala: F1 – Prédio Anexo do Centro de Humanidades.

Câmpus V

Oficina (PARTE 3): OFICINA DE EMPREENDEDORISMO PARA FORMALIZAR NEGÓCIOS
Data: 07/11/2024
Hora de início da atividade: 19h
Hora de fim da atividade: 21h
Carga Horária: 2h
Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 20

Sala: 02 do CCBSA

DIA 08 DE NOVEMBRO (SEXTA-FEIRA)

Manhã

8h-12h

  • Mostras de Extensão em cada um dos campi/centros

9h-9h40min

  • Palestra: UNIVERSIDADE E COMUNIDADE: INTEGRAÇÃO, INCLUSÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL FRENTE À AGENDA 2030

Palestrante: Esdras Marchezan Sales (Pró-Reitor de Extensão da UERN)

10h- 12h

  • Voz da comunidade:

Tarde

14h-18h

  • Mostras de Extensão em cada um dos campi/centros

14h

  • Cerimônia de Encerramento: Premiação

Inscrições e Credenciamento

Normas para Inscrição e Credenciamento

Prazo para inscrição – até 15 DE OUTUBRO DE 2024

ATENÇÃO: não haverá inscrições após essa data e o credenciamento só será realizado para os inscritos.

Siga as normas, inscreva-se e participe conosco!

Regras gerais sobre as inscrições

Todos(as) os(as) participantes deverão realizar inscrições no VIII Seminário de Extensão – SEMEX

As inscrições deverão ser efetuadas por meio do preenchimento do formulário on-line, observando-se os prazos estabelecidos para cada modalidade de inscrição.

No item “Perfil”, escolha uma das opções segundo o seu vínculo com a UEPB:

SERVIDOR (docente ou técnico administrativo);

ALUNO (graduação ou pós).

PÚBLICO EXTERNO – refere-se a toda e qualquer pessoa sem vínculo com a UEPB que deseja participar do Evento.

Para a finalização da inscrição, faz-se necessário optar por pelo menos uma atividade (MINICURSOS OU OFICINAS).

Caso NÃO DESEJE participar de nenhuma atividade (minicursos ou oficinas), escolher a opção MINICURSO: NÃO DESEJO PARTICIPAR DE NENHUMA ATIVIDADE (MINICURSO E/OU OFICINA) QUERO PARTICIPAR COMO OUVINTE DO VIII SEMINÁRIO DE EXTENSÃO – SEMEX.

OBS: Depois de escolhidas as atividades (minicursos e/ou oficinas) e finalizada a inscrição, não será possível acrescentar nem trocar de atividade, portanto, além do formato, observe dias e horários disponíveis.

Na aba “Programação” serão disponibilizados os links de acesso às atividades remotas e a localização das atividades presenciais.

Minicursos e Oficinas

Os minicursos e oficinas possuem vagas limitadas disponibilizadas no sistema e só poderão participar os que optarem pela atividade no momento da inscrição.

Só poderá participar dos minicursos e oficinas quem realizar inscrição prévia nos mesmos.

Submissão de Trabalhos

Para submissão de trabalhos é necessária a inscrição no VIII Seminário de Extensão – SEMEX e em seguida acessar a aba “Submissão de trabalhos”.

Credenciamento

O credenciamento só será efetuado com a apresentação de um documento oficial com foto (RG, CNH ou documento oficial expedido por órgãos federais).

Não será permitido o credenciamento por terceiros, exceto através de procuração. A entrega do material do evento será realizada apenas ao participante presente ou ao seu procurador.

O credenciamento (entrega do material – pasta, crachá, bloco e caneta) ocorrerá em todos os câmpus;

Haverá lista de presença em todas as atividades, tanto presenciais quanto remotas.

Faça Sua Inscrição

Acesse o link:  https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/39/

Normas para submissão de trabalhos

COMUNICAÇÃO ORAL EM RODAS DE CONVERSA

  • A comunicação oral em rodas de conversa do VIII Seminário de Extensão – SEMEX é um espaço de diálogo no formato remoto, no qual a comunidade acadêmica discute a extensão em sua essência e os alunos extensionistas apresentam suas experiências na execução das ações desenvolvidas nos Projetos de Extensão da UEPB;

  • A comunicação oral em rodas de conversa servirá para o compartilhamento/socialização dos resultados alcançados pelos Projetos de Extensão desenvolvidos na Cota PROBEX 2023-2024;

  • Todas as apresentações serão avaliadas e concorrerão ao IV Prêmio Paulo Freire de Extensão;

Participarão dessa modalidade, obrigatoriamente, todos os(as) alunos(as) extensionista(s) bolsistas dos projetos desenvolvidos na Cota PROBEX 2023/2024 (de abril de 2023 a março 2024) como apresentador(a)/autor(a) principal. Os demais integrantes dos projetos poderão participar como coautores;

SUBMISSÃO

Para submissão, o(a) apresentador(a)/autor(a) (bolsista da Cota PROBEX 2023/2024) deverá efetuar a inscrição no VIII SEMEX e disponibilizar para a organização do evento um texto em formato *.doc ou *.docx contendo um resumo do trabalho que sintetize os procedimentos de execução do projeto:

Em caso de impossibilidade de participação do bolsista da Cota PROBEX 2023/2024 (por motivos de força maior), poderá figurar como apresentador(a)/autor(a) um(a) voluntário(a) que participou ativamente da execução do projeto de extensão, indicado(a) pelo(a) coordenador(a) do projeto na referida cota;

As submissões ocorrerão exclusivamente no período que se estende dos dias 15 DE SETEMBRO A 15 DE OUTUBRO DE 2024.

RESUMO

  • O resumo será disponibilizado previamente para a Comissão Científica do VIII SEMEX formada pelos(as) moderadores(as) que também avaliarão as apresentações em roda de conversa que concorrerão ao “IV Prêmio Paulo Freire de Extensão”;

  • Os resumos serão publicados nos Anais do evento conforme os dados preenchidos no formulário, de inteira responsabilidade dos autores;

  • Os resumos serão escritos com o mínimo de 250 e o máximo de 500 palavras em que constarão introdução, objetivos propostos, metodologia operacional, resultados alcançados e contribuições do projeto à comunidade;

  • Título com no máximo 45 palavras;

  • Nome dos autores e instituição a que estão vinculados: bolsista como autor(a), voluntários(as), colaboradores(as) e coordenador(a), como coautores(as), nesta ordem.

  • Área: comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; e trabalho;

  • Os resumos deverão vir acompanhados de três palavras-chave, separadas entre si por ponto e vírgula;

Não será permitido inserir imagens, gráficos, tabelas ou referências no corpo do texto do resumo.

Template – VIII Seminário de Extensão

LINK PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO:  https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/39/

Apresentação de Trabalhos e Premiação

  • As apresentações dos trabalhos nas rodas de conversa ocorrerão ao longo do dia 06 de novembro de 2024 (quarta-feira), de forma oral, através de diálogo estabelecido entre os(as) autores(as), os(as) moderadores(as) e demais participantes da roda, sendo facultado o uso de slides;

  • As apresentações ocorrerão no formato remoto, em salas virtuais criadas para este fim, cujos links serão previamente disponibilizados no site do VIII Seminário de Extensão -SEMEX;

  • As apresentações serão feitas pelo(a) respectivo(a) bolsista, ou na ausência justificada deste(a), por um voluntário(a) que participou ativamente da execução do projeto de extensão na cota 2023-2024, indicado(a) pelo(a) coordenador(a) do projeto;

  • Cada autor(a) terá de 07 a 10 minutos para apresentar seu trabalho e, ao final de todas as apresentações por bloco, os(as) moderadores(as)/avaliadores(as) terão 20 minutos para suscitar e mediar o debate.

IV PRÊMIO PAULO FREIRE DE EXTENSÃO – REGULAMENTO

Paulo Freire é Patrono da Educação Brasileira, considerado o terceiro autor mais lido e citado em trabalhos acadêmicos em todo o mundo. Teve sua vida dedicada à reflexão, à pesquisa e à ação no sentido do desenvolvimento de uma pedagogia crítica e libertadora em que tanto os(as) educandos(as) quanto os(as) educadores(as) são protagonistas do ensino-aprendizagem. Ao mesmo tempo em que foi um grande crítico do termo “extensão”, dada a, tantas vezes por ele apontada, carga valorativa que a palavra carrega em torno do significado da transferência unidirecional do conhecimento produzido nas universidades e instituições de pesquisa, é uma das maiores referências teórico-metodológica e filosófica para a formulação de políticas educacionais no campo da Extensão Universitária, em que tem destaque o conceito de interação dialógica.

Nesta edição do VIII Seminário de Extensão da UEPB, o IV Prêmio Paulo Freire de Extensão será concedido às três melhores apresentações de trabalhos decorrentes dos resultados das ações desenvolvidas nos projetos de extensão que anualmente integram a programação do Seminário de Extensão da UEPB e consistirá em outorga de certificado de premiação ao(à) aluno(a) apresentador(a) e aos demais extensionistas responsáveis pela execução do projeto. Os trabalhos premiados serão publicados pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba – EDUEPB, considerando cada uma das seguintes áreas de extensão:

  • Comunicação;

  • Cultura;

  • Direitos Humanos e Cidadania;

  • Educação;

  • Meio Ambiente;

  • Saúde;

  • Tecnologia e Produção;

  • Trabalho.

Os(as) extensionistas premiados(as) terão um prazo de dois meses para elaborar os artigos científicos referentes aos trabalhos apresentados que serão publicados em formato E-book, no ano de 2025.

Eventualmente, a depender da disponibilidade de números de obras publicadas pela EDUEPB, os(as) premiados(as) receberão, como cortesia integrante da premiação, exemplares de livros pertencentes às respectivas áreas ou às áreas afins as dos trabalhos apresentados.

As outorgas serão concedidas após avaliação por comissões compostas por três membros docentes e técnicos(as)-administrativos(as), indicados pela PROEX, com notório reconhecimento de sua experiência na execução de programas e projetos de extensão para cada uma das áreas listadas acima.

As apresentações constituem-se de Comunicações Orais em Rodas de Conversa.

As Comunicações Orais em Rodas de Conversa e os debates servirão para o compartilhamento/socialização dos resultados alcançados pelos Projetos de Extensão desenvolvidos e cadastrados na PROEX na COTA 2023-2024.

Todas as apresentações serão avaliadas e concorrerão ao IV Prêmio Paulo Freire de Extensão.

Participarão desta modalidade todos os(as) alunos(as) extensionista(s) bolsistas dos projetos desenvolvidos na Cota 2023/2024 (de abril de 2023 a março de 2024) como apresentador(a)/autor(a) principal.

Os demais integrantes dos projetos poderão figurar nos textos dos trabalhos premiados na condição de coautores.

As apresentações serão escrutinadas a partir da apreciação das apresentações, aferição dos critérios abaixo e atribuição de notas.

As notas finais serão compostas pela média aritmética das três notas finais atribuídas às apresentações pelos(as) avaliadores(as).

Em caso de empate, será considerada vencedora a apresentação que obtiver maior nota nos itens indexados pelos critérios de desempate, obedecendo a ordem estabelecida no quadro abaixo.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO

  • Dimensão formal (peso 3,0)

01

Criatividade e originalidade (1,0)

02

Coesão, coerência, clareza e concisão (1,0)

03

Contém introdução, objetivo, metodologia e resultados alcançados (1,0)

  • Dimensão extensionista (peso 7,0)

04

Interação dialógica – trocas de conhecimento e transformação da própria instituição a partir das experiências externas (1,0) *

05

Protagonismo dos alunos e das comunidades – formação cidadã do indivíduo crítico e responsável (1,0)

06

Público-alvo externo – envolvimento obrigatório de comunidades externas (1,0) ***

07

Interprofissionalidade, interdisciplinaridade e interculturalidade (1,0)

08

Integração indissociável entre ensino, pesquisa e extensão – preocupação com a dimensão ética e social da ciência (1,0)

09

Compromisso com a transformação e a justiça social e ambiental – desenvolvimento social, cultural, econômico, sustentável e equitativo (1,0) **

10

Respeito à diversidade cultural e aos direitos humanos (1,0)

* – 1º Critério de desempate

** – 2º Critério de desempate

*** – 3º Critério de desempate

As informações referentes ao link da sala virtual e horário de apresentação de trabalhos serão disponibilizadas após o encerramento das inscrições.

Certificados e ANAIS

  • Informamos aos participantes do VIII Seminário de Extensão -SEMEX que os certificados serão enviados para o e-mail dos inscritos que estiveram presentes no evento. Favor buscar, na caixa de entrada ou no SPAM, pelo assunto: [SUAP] Certificado de Participação;

  • Os certificados de Participação no VIII Seminário de Extensão -SEMEX serão emitidos com carga horária de 30 horas para todos os participantes inscritos e que assinaram as listas de presença;

  • Os certificados de participação em Minicurso e Oficina serão emitidos com a respectiva carga horária da atividade desenvolvida, desde que tenha sido constatada a inscrição e aferida a participação, mediante assinatura das listas de presença (físicas ou virtuais);

  • Os certificados de apresentação de trabalhos, Comissão Científica e Avaliadora, Palestrante, Debatedor(a) e Moderador(a) de mesa-redonda, Ministrante de atividade serão enviados para o e-mail informado no ato da inscrição;

  • Os ANAIS a medida que forem publicados serão divulgados.