V COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS (CELL)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários (CELL) é um evento organizado pelos cursos de Letras (Português e Espanhol) do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba. Nesta quinta edição, o CELL apresentará uma programação integrada ao IV Congresso Universitário da UEPB. O Colóquio pretende estreitar e ampliar o diálogo acadêmico entre docentes, alunos/as do campus VI da UEPB, pesquisadores/as e professores/as da educação básica de Monteiro e cidades circunvizinhas. Além disso, busca oferecer oportunidade aos estudantes de Letras e professores de Português e Espanhol da educação básica de apresentarem resultados de suas pesquisas.

Formato: Presencial

Público-alvo: Docentes e discentes dos cursos de graduação ou pós-graduação em Letras Português ou Espanhol da UEPB ou de outras Instituições de Ensino; docentes de Língua Portuguesa ou Língua Espanhola da Educação Básica.

Local: Câmpus VI, Sede Altiplano
R. Universitária, s/n, Altiplano II, Monteiro 58500-000.

Comissão Organizadora

Aymmée Silveira Santos

Felipe Coelho de Souza Ladeira

Hélio Santiago Rodrigues Abdala

Náthaly Bejarano Aragón, docente

Noelma Cristina Ferreira dos Santos

Comissão Científica e Avaliadora

Aymmée Silveira Santos

Bruno Alves Pereira

Cristiane Agnes Stolet Correia

Dalila Gomes da Silva

Felipe Coelho de Souza Ladeira

Hélio Santiago Rodrigues Abdala

Kívia Karla de Figueiredo Pereira

Marcelo Medeiros da Silva

Maria da Conceição Almeida Teixeira

Náthaly Guisel Bejarano Aragón

Noelma Cristina Ferreira dos Santos

Rodolfo Dantas Silva

Rogério Fernandes dos Santos

Wanderlan da Silva Alves

06/11/2024

18h30

Abertura do evento com a Comissão Organizadora

Apresentação musical da Orquestra Sanfônica – Dejinha de Monteiro – NAC Zabé da Loca

Palestra de abertura: Literatura: os limites da Interpretação

Palestrante: Prof. Dr. Arturo Gouveia de Araújo (UFPB)

07/11/2024

08h30

Comunicações Orais

19h

Comunicações Orais

08/11/2024

08h30 

Palestra 1: Por que eu tenho que gravar a minha aula?

Palestrante: Prof. Dr. Bruno Alves Pereira

 

Palestra 2: Adaptação de atividades do livro didático de espanhol para alunos surdos no ensino médio

Palestrante: Profª. Ma. Maria da Conceição Almeida Teixeira

 

19h

Palestra de Encerramento: Influências da consecutio temporum latina na concordância verbal em português e espanhol

Palestrante: Prof. Dr. Felipe Coelho de Souza Ladeira (UEPB)

INSCRIÇÕES E CREDENCIAMENTO

Normas para Inscrição e Credenciamento

Prazo para inscrição com apresentação de trabalho – até 05 DE OUTUBRO DE 2024

Prazo para inscrição sem apresentação de trabalho – até 10 DE OUTUBRO DE 2024

ATENÇÃO: não haverá inscrições após essa data e o credenciamento só será realizado para os inscritos.

Siga as normas, inscreva-se e participe conosco!

Regras gerais sobre as inscrições

Todos(as) os(as) participantes deverão realizar inscrições no V COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS

As inscrições deverão ser efetuadas por meio do preenchimento do formulário on-line, observando-se os prazos estabelecidos para cada modalidade de inscrição.

No item “Perfil”, escolha uma das opções segundo o seu vínculo com a UEPB:

SERVIDOR (docente ou técnico administrativo);

ALUNO (graduação ou pós).

PÚBLICO EXTERNO – refere-se a toda e qualquer pessoa sem vínculo com a UEPB que deseja participar do Evento.

Para a finalização da inscrição, faz-se necessário optar por pelo menos uma opção abaixo (A inscrição no evento garante a sua participação como OUVINTE nas atividades oferecidas. Para submissão de trabalho, é necessário enviar o resumo seguindo as normas do evento).

Na aba “Programação” serão disponibilizadas as informações sobre horário e local das atividades.

Credenciamento

O credenciamento só será efetuado com a apresentação de um documento oficial com foto (RG, CNH ou documento oficial expedido por órgãos federais).

Não será permitido o credenciamento por terceiros, exceto através de procuração. A entrega do material do evento será realizada apenas ao participante presente ou ao seu procurador.

O credenciamento (entrega do material – pasta, crachá, bloco e caneta) ocorrerá na Sede Altiplano.

Haverá lista de presença em todas as atividades.

Faça Sua Inscrição

Acesse o link: https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/75/

SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL

Para submissão de trabalhos é necessária a inscrição no V COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS e em seguida acessar a aba “Submissão de trabalhos”.

Poderão participar dessa modalidade docentes e discentes dos cursos de graduação ou pós-graduação em Letras Português ou Espanhol da UEPB ou de outras Instituições de Ensino; docentes de Língua Portuguesa ou Língua Espanhola da Educação Básica.

SUBMISSÃO DE RESUMOS

Para submissão, o(a) apresentador(a)/autor(a) deverá efetuar a inscrição no V COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS e disponibilizar para a organização do evento um arquivo do tipo word .docx. com papel timbrado do evento (FAZER O DOWNLOAD DO TEMPLATE DO RESUMO DISPONÍVEL AQUI).

Só é permitido anexar um arquivo

  • As submissões dos resumos ocorrerão exclusivamente no período que se estende dos dias 20 de setembro a 05 DE OUTUBRO DE 2024.

  • O resumo será disponibilizado previamente para a Comissão Científica formada pelos(as) moderadores(as) que também coordenarão as apresentações em COMUNICAÇÃO ORAL;

  • Os resumos serão publicados nos Anais do evento conforme arquivo submetido, de inteira responsabilidade dos autores;

  • O resumo do trabalho deverá ser submetido por meio do SUAP, com a seguinte estrutura:

  • título do trabalho em negrito e caixa alta, centralizado;

  • nome(s) do(s) autor(res) – (até três autores por trabalho), alinhados à direita;

  • nome da instituição e e-mail do(s) autor(es)

  • nome do orientador(a) – (um(a) orientador(a)), alinhado à direita.

  • nome da instituição e e-mail do(a) orientador(a)

  • resumo simples contendo entre 200 e 300 palavras, parágrafo único, texto justificado, regular, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples (1 pt), sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos, citações ou destaques de qualquer natureza. O(s) autor(es) deve(m) indicar o tema do trabalho, apresentar objetivo(s), o referencial teórico, a metodologia da pesquisa (ou relato de experiência) e o(s) resultado(s) e/ou discussão(ões);

  • três a cinco palavras-chave separadas entre si por ponto.

  • Obs: Na submissão dos resumos, os autores devem indicar as seguintes áreas: Linguística e Língua Portuguesa, Linguística e Língua Espanhola, Literaturas, Outra (Indicação de áreas afins com os cursos de Letras).

PRAZOS PARA SUBMISSÃO DO RESUMO

Submissão de resumos

Data início da submissão dos trabalhos: 20/09/2024

Data fim da submissão dos trabalhos: 05/10/2024

Quantidade limite de autores: 3 autores e o orientador

Quantidade limite de submissões de trabalhos por pessoa: 02 trabalhos

Avaliação

Data início da avaliação dos trabalhos: 07/10/2024

Data fim da avaliação dos trabalhos: 21/10/2024

Parecer necessário para aprovação: Trabalho aceito

Quantidade limite de avaliadores por trabalho: 02 avaliadores por trabalho

ÁREAS TEMÁTICAS:

Área 01: Linguística e Língua Portuguesa

Área 02: Linguística e Língua Espanhola

Área 03: Literaturas

Área 04: Outra (Áreas afins com os Cursos de Letras Português e Letras Espanhol)

Submeta seu trabalho

Acesse o link: https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/75/

SUBMISSÃO DE TRABALHO COMPLETO

O(s) autor(es) dos resumos aceitos para apresentação no CELL deverão enviar o arquivo do trabalho completo para o e-mail coloquioestudos2024@gmail.com, conforme especificações a seguir:

  • Fonte Times New Roman

  • Tipo de arquivo: Word (.docx)

  • TÍTULO: negrito, tamanho 12, maiúsculas, alinhamento centralizado. Deixar 01 linha em branco.

  • Autores, coautores e vínculo: inserir o nome completo do(a) autor(a), dos coautores e do(a) orientador(a), um por linha, apenas as iniciais em maiúsculas, alinhados à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores em nota de rodapé. Deixar 01 linha em branco.

  • Resumo: um único parágrafo de 200 a 300 palavras, justificado, regular, tamanho 12, espaçamento simples (1,0), sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos, citações ou destaques de qualquer natureza. O(s) autor(es) deve(m) indicar o tema do trabalho, apresentar objetivo(s), o referencial teórico, a metodologia da pesquisa e o(s) resultado(s) e/ou discussão(ões);

  • Palavras-chave: adicionar entre três e cinco, separadas entre si por ponto. Deixar 01 linha em branco.

  • Artigo: o texto do artigo deverá conter no mínimo 10 e no máximo 15 páginas, letra tamanho 12, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,25 cm, com espaçamento entre linhas 1,5 cm, contendo Introdução (contextualização do tema, objetivos e outros elementos necessário para situar o assunto), MetodologiaReferencial TeóricoAnálise/Discussão dos dados, Considerações FinaisReferências de acordo com a ABNT

  • Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato Word (.docx)

  • O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo estará disponibilizado no site do evento para download. (FAZER DOWNLOAD DO TEMPLATE DO ARTIGO COMPLETO DISPONÍVEL AQUI)

ATENÇÃO:

  • Artigos de graduandos devem ser escritos em coautoria com o professor orientador.

  • Não haverá limite de trabalho para os orientadores.

  • As notas explicativas devem estar apresentadas em notas de rodapé, atendendo ao estritamente indispensável, inseridas automaticamente, tamanho 10.

  • As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT. 

  • Para destaques no texto, preferir sublinhado (caso seja efetuado em citações, indicar que os grifos são do autor). Não deve ser utilizado o recurso de caixa alta / letras maiúsculas.

  • Para termos estrangeiros, utilizar itálicotítulo de livros e título de periódicos devem estar em itálico; links da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT.

  • Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes.

  • Atentar para o direito de uso de imagens utilizadas no trabalho, sinalizando autoria, fonte, data e, quando necessária, a autorização para o uso.

  • Enviar artigos na norma culta da língua portuguesa, já devidamente revisados.

PRAZOS PARA SUBMISSÃO DO TRABALHO COMPLETO

Data de início da submissão de trabalho completo: 10/11/2024

Data fim da submissão de trabalhos completos: 10/12/2024

Quantidade limite de autores: 4 autores (Incluindo o orientador)

Quantidade limite de submissões de trabalhos por pessoa: 02 trabalhos

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

  • As apresentações dos trabalhos acontecerão de forma oral com o uso de slides, através de diálogo estabelecido entre os(as) autores(as) e os(as) moderadores(as) durante o dia 07 de novembro;

  • As apresentações ocorrerão no formato presencial, em salas do Campus VI, sede Altiplano, previamente disponibilizadas no site do Congresso, na aba do V CELL;

  • As apresentações serão feitas pelo(s) autor(es) e/ou coautor(es) integrante(s) do trabalho, em 10 minutos;

  • Ao final de todas as apresentações por bloco, os(as) moderadores(as) terá(ão) 20 minutos para suscitar e mediar o debate.

 

REGRAS PARA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

Cada trabalho submetido será avaliado por 2 professores, os quais poderão apresentar os
seguintes pareceres:
1) Aceito;
2) Aceito com restrições;
3) Não aceito.
Em caso de trabalho “aceito com restrições”, o(s) autor(es) deve(m) atender às orientações
do(s) avaliador(es) e submeter o resumo novamente para avaliação. Ao final, o parecer de
“aceito” será apresentado caso o trabalho seja aprovado.
Seguem os critérios de avaliação:
 Exposição do Tema;
 Delimitação dos objetivos de forma clara;
 Indicação do Referencial Teórico;
 Metodologia adequada à obtenção dos objetivos;
 Apresentação de resultados (parciais ou finais);
 Linguagem científica adequada, clara e objetiva;
 Contribuição científica relevante.

Em construção.

CERTIFICADOS E ANAIS

  • Informamos aos participantes do V COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS que os certificados serão enviados para o e-mail dos inscritos que estiveram presentes no evento, favor buscar, na caixa de entrada ou no SPAM, pelo assunto: [SUAP] Certificado de Participação;

  • O certificado de Participação no V COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS será emitido com 55 horas para todos os participantes inscritos e que assinaram as listas de presença;

  • Os certificados de participação em Palestras serão emitidos com a carga horária de 02 HORAS, desde que tenha sido constatada a inscrição e presença, mediante assinatura das listas;

  • Os certificados de apresentação de trabalhos, Comissão Científica e Avaliadora, Palestrante, Debatedor e Moderador de mesa-redonda, Ministrante de atividade serão enviados para o e-mail informado no ato da inscrição;

  • Os ANAIS a medida que forem publicados serão divulgados.