Semana de Letras do CCHA

Temática: Os desafios contemporâneos para a formação de professores de Língua Portuguesa no sertão paraibano.

Evento acadêmico para a discussão de questões relacionadas à formação de professores de Língua Portuguesa no sertão paraibano. O público-alvo é o corpo discente do curso de Letras do Campus IV da UEPB.

Formato: Presencial

Local: Campus IV, Auditório do campus e bloco i. Sitio Cajueiro, s/n, Catolé do Rocha

Anderson Rany Cardoso da Silva, Câmpus IV, DLH

Clara Regina Rodrigues, Professora, Câmpus IV, DLH

Marilia Soares Carneiro Maia, Aluna, Câmpus IV, DLH

05/11/2024

Noite

18h45 às 19h15

Mesa com representantes legais do Câmpus

19h20 às 20h20

Palestra de abertura “Aspectos simbólicos/semiótico das vozes e escrituras do candomblé”

Palestrante: Dr. Jackson Cícero França Barbosa

20h30 às 21h00

Lançamento do livro “Nordeste nunca houve”

Autor: Prof. Dr. Johniere Alves Ribeiro (UEPB)

06/11/2024

Manhã:

7h15 às 9h15

Mesa redonda “O estágio supervisionado e as vivências dos alunos do campus IV”

Coordenação: Profa. Ma. Keila Lairiny (UEPB) e com participação de ex-alunos da disciplina.

9h30 às 11h

Palestra “A literatura angolana ontem e hoje: formas de resistência”

Palestrante: a confirmar

Coordenação: Prof. Dr. Johniere Alves (UEPB)

Tarde:

13h30 às 16h30

Mesa redonda “A iniciação científica no Campus IV: produções e vivências dos alunos” Coordenação: Profa. Dra. Mauriene Freiras (UEPB) e com participação de alunos vinculados ao PIBIC.

Noite:

18h30 às 21h

Mesa redonda “O PIBID e o residência como caminhos para as primeiras experiências docentes”

Coordenação: Prof. Dr. Helber Tavares (UEPB) e com participação de ex-alunos PIBID e residentes.

07/11/2024

Manhã

7h30 às 10h30

Mesa redonda “A extensão como um pilar do Campus IV”

Coordenação: Profa. Dra. Ana Paula Lima Carneiro (UEPB) com participação de ex-alunos extensionistas do Campus.

Tarde

13h30 às 16h30

Mesa sobre “Literatura e ensino: relatos de experiências”

Coordenação: Profa. Dra. Vaneide Lima (UEPB) com a participação de ex-alunos do campus.

Noite

Minicurso: Linguística introdutória: do formalismo ao funcionalismo

Ministrante: Prof. Me Sanzio Mike

Quantidade de vagas: 30 vagas

Minicurso: Linguística textual: caminhos para a pesquisa

Ministrante: Me. Jeferson Cruz

Quantidade de vagas: 30 vagas

Minicurso: Desenvolvimento de pesquisas em literatura

Ministrante: Dr. Helber Tavares

Quantidade de vagas: 30 vagas

Oficina: Informática básica: noções básicas para fins acadêmicos

Ministrante: Aluna Marilia Maia, 8ª período

Oficina: Produção de cordéis

Ministrante: Alyce Raiane, cordelista, Belém do Brejo do Cruz/PB

08/11/2024

Manhã

8h às 10h30

Palestra “Escrita acadêmica em tempos de inteligência artificial”

Palestrantes:

Profª. Me. Clara Regina Rodrigues de Souza (UEPB);

Prof.ª Dr.ª Marcela de Melo Cordeiro Eulálio (UEPB);

Prof. Dr. Hermano Aroldo Gois Oliveira (UEPB).

Tarde:

13h: Grupo de trabalho: Estudos de Gramática Sistêmico-funcional (II SEGT)

15h: Grupo de trabalho: Estudos de gramática e de Análise Linguística (II SEGT)

Prazo para inscrição – até 15 DE OUTUBRO DE 2024

Todos(as) os(as) participantes deverão realizar inscrições no Semana de Letras do CCHA

No menu, escolha a opção “Realizar inscrição no evento” e preencha as informações solicitadas.

SERVIDOR (docente ou técnico administrativo);

ALUNO (graduação ou pós).

PÚBLICO EXTERNO – refere-se a toda e qualquer pessoa sem vínculo com a UEPB que deseja participar do Evento.

Para a finalização da inscrição, faz-se necessário optar por pelo menos uma atividade (MINICURSOS OU OFICINAS).

Caso NÃO DESEJE participar de nenhuma atividade (minicursos ou oficinas) escolher a opção MINICURSO: NÃO DESEJO PARTICIPAR DE NENHUMA ATIVIDADE (MINICURSO E/OU OFICINA) QUERO PARTICIPAR COM OUVINTE DA SEMANA DE LETRAS DO CCHA.

OBS: Depois de escolhidas as atividades (minicursos e/ou oficinas), e finalizada a inscrição, não será possível acrescentar nem trocar de atividade, portanto, além do formato, observe dias e horários disponíveis.

Na aba “Programação” serão disponibilizados a localização das atividades presenciais.

Minicursos e Oficinas

Os minicursos e oficinas possuem vagas limitadas disponibilizadas no sistema e só poderão participar os que optarem pela atividade no momento da inscrição.

Só poderá participar dos minicursos e oficinas quem realizar inscrição prévia nos mesmos.

O credenciamento (entrega do material – pasta, crachá, bloco e caneta) ocorrerá no Câmpus IV, Sitio Cajueiro, s/n, Catolé do Rocha;

Haverá lista de presença em todas as atividades, tanto presenciais quanto remotas.

Acesse o link: https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/69/

Certificados e ANAIS

• Informamos aos participantes do Semana de Letras do CCHA que os certificados serão enviados para o e-mail dos inscritos que estiveram presentes no evento, favor buscar, na caixa de entrada ou no SPAM, pelo assunto: [SUAP] Certificado de Participação;

• O certificado de Participação no Semana de Letras do CCHA será emitido com 40 horas para todos os participantes inscritos e que assinaram as listas de presença;

• Os certificados de participação em Minicurso e Oficina serão emitidos com a carga horária conforme a atividade desenvolvida, desde que tenha sido constatada a inscrição e presença, mediante assinatura das listas;

• Os certificados de Ministrante de atividade serão enviados para o e-mail informado no ato da inscrição.