III SEMINÁRIO DE CULTURA E ARTES DA UEPB/PROCULT

III SEMINÁRIO DE CULTURA E ARTES DA UEPB – SCA

Temática: CULTURA, CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL.

O Seminário de Cultura e Artes da UEPB, em sua terceira edição, busca trazer temáticas culturais para discussão e diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, com debates, mostras, apresentações, exposições etc.

Público-alvo: Sociedade civil e acadêmica.

Local: Central Acadêmica Paulo Freire – CAPF, Câmpus I.

Coordenador: José Cristovão de Andrade, CAMPUS I, PROCULT.

Organizadores:
Alberto Alves Fernandes, CÂMPUS I, PROCULT.
Uirá Rupert Moreira Cruz e Costa Agra, CÂMPUS I, PROCULT.

06, 07 e 08/11/24

MANHÃ, TARDE E NOITE

EXPOSIÇÕES: LILI BRASILEIRO ARTESANATO CORDÉIS.

MOSTRA DE VÍDEOS

06/11/24

MANHÃ (EM VÁRIOS HORÁRIOS) – APRESENTAÇÃO DE DANÇA DE SALÃO E DANÇAS POPULARES

LOCAL: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA / UAMA /CAPF

9H30 – VOZ E VIOLÃO CAIO CZAR

14h30

MINICURSO 01: A UEPB DIANTE DAS POLÍTICAS CULTURAIS INCLUSIVAS-RESITÊNCIA NAS VOZES, SABERES E CANTOS NORDESTINOS

MODELO: PRESENCIAL

MINISTRANTES: Ligia Pereira, Gorete Sampaio, Rosimere Alves, Eneida Agra, Wil, José Luan;

INCRITOS: 30 vagas

OBJETIVO E DETALHAMENTO: Busca-se apresentar os questionamentos, práticas e teorias na temática da inclusão pela cultura. Experiências serão apresentadas e análise do papel da universidade na construção da cidadania pela cultura.

LOCAL: SALA CAPF

17H30 – CORTEJO MARACATU

07/11/24

8H

ABERTURA OFICIAL (VÍDEO E APRESENTAÇÃO CULTURAL)

LOCAL: HALL CAPF

9H

MINICURSO 2: OFICINA DE CORDEL E CONSTRUÇÃO DAS MEMÓRIAS DOS MESTRES E MESTRAS DE CULTURA POPULAR

MODELO: PRESENCIAL

MINISTRANTES: Alfranio de Brito; Joseilda de Sousa Diniz; Chico de Assis; Claudete Gomes;

INCRITOS: 30 vagas;

OBJETIVO E DETALHAMENTO: Objetiva apresentar a história e memória do cordel, com detalhamento das temáticas mais abordadas nas feiras e escolas da região nordestina. Busca-se apresentar o modelo de elaboração, de escrita, de metrificação, e apresentar os principais cordelistas da Paraíba. Apresentar as experiências e vivências dos cordelistas. Apresentar as experiências do Projeto Cordel do Museu, que ocorre no Museu de Arte Popular da Paraíba – MAPP, bem como a nova Curadoria de Exposição no MAPP.

LOCAL: SALA CAPF

14H

MESA DE DIÁLOGOS: POLÍTICAS CULTURAIS E INCLUSÃO SOCIAL.

MODELO: PRESENCIAL;

PARTICIPANTES:

OBJETIVO E DETALHAMENTO: Debater o compromisso com a cidadania e direitos humanos.

COODENAÇÃO DA MESA: JOSEILDA DINIZ

CONVIDADOS: CÉLIA REGINA (REITORA DA UEPB), JOSÉ CRISTOVÃO DE ANDRADE (PRÓ-REITOR DE CULTURA), CIDOVAL MORAIS (EDUEPB), ADA FREITAS (CAMPINA CULTURAL), JOSÉ PEREIRA DA SILVA (PRÓ-REITOR ADJUNTO DE CULTURA), PATRÍCIA LUCENA (CAC), PRISCILA ROCHA (DCE), REPRESENTANTES DO BORAA E DA BIBLIOTECA DE OBRAS RARAS ÁTILA DE ALMEIDA, RANGEL JÚNIOR (FAPESQ/PB).

15H

APRESENTAÇÃO TEATRO

08/11/24

9h

RODA DE DIÁLOGO: A UEPB e as Políticas Culturais Inclusivas: O enfoque de resistência nas vozes, saberes e cantos nordestinos.

INCRITOS: ABERTO AO PÚBLICO

OBJETIVO E DETALHAMENTO: Debater as Políticas Culturais Inclusivas da UEPB, com enfoque nas práticas e projetos correntes no âmbito dos acontecimentos ocorridos em nossa região.

15H

PALESTRA: CULTURA CIDADANIA E INCLUSÃO SOCIAL.

MODELO: PRESENCIAL

PALESTRANTE: PEDRO SANTOS (SECRETÁRIO DE CULTURA DA PARAÍBA).

INCRITOS: ABERTO AO PÚBLICO

OBJETIVO E DETALHAMENTO: O PALESTRANTE DISCORRERÁ SOBRE O ASSUNTO, APRESENTANDO OS CONCEITOS E AS PRÁTICAS ADOTADAS PELO ESTADO DA PARAÍBA A RESPEITO DA TEMÁTICA PROPOSTA, MOSTRANDO OS RESULTADOS OBTIDOS.

Todos(as) os(as) participantes deverão realizar inscrições no III SEMINÁRIO DE CULTURA E ARTES DA UEPB/PROCULT.

Caso NÃO DESEJE participar de nenhuma atividade (minicursos ou oficinas) escolher a opção MINICURSO: NÃO DESEJO PARTICIPAR DE NENHUMA ATIVIDADE (MINICURSO E/OU OFICINA) QUERO PARTICIPAR COM OUVINTE DO III SEMINÁRIO DE CULTURA E ARTES DA UEPB/PROCULT.

Acesse o link: https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/54/

• Informamos aos participantes do III SEMINÁRIO DE CULTURA E ARTES DA UEPB/PROCULT que os certificados serão enviados para o e-mail dos inscritos que estiveram presentes no evento, favor buscar, na caixa de entrada ou no SPAM, pelo assunto: [SUAP] Certificado de Participação;

• O certificado de Participação no III SEMINÁRIO DE CULTURA E ARTES DA UEPB/PROCULT será emitido com 30 horas para todos os participantes inscritos e que assinaram as listas de presença;

• Os certificados de participação em Minicurso e Oficina serão emitidos com a carga horária conforme a atividade desenvolvida, desde que tenha sido constatada a inscrição e presença, mediante assinatura das listas;