II SIMPÓSIO NEABI

 

 

 

 

 

 

Temática: EDUCAÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO AO RACISMO E ÀS OUTRAS FORMAS CORRELATAS DE DISCRIMINAÇÃO ÉTNICO-RACIAIS E DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA – PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS E DE PESQUISA NOS ESPAÇOS ACADÊMICOS.

O evento tem como objetivo compartilhar experiências no ensino, pesquisa e extensão que seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, conforme as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que viabilizam o enfrentamento e a superação do racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais. É por meio da educação que podemos conscientizar e oferecer o conteúdo necessário para reconhecer as práticas racistas, a discriminação em todas as suas formas e combatê-las. É também um momento de avaliação das ações e práticas do NEABI e sua repercussão para a consolidação da educação antirracista.

OBJETIVOS:

Promover o debate sobre a educação étnico-racial e sua contribuição na formação de pessoas conscientes de seus direitos e comprometidas com o
combate ao racismo.
Discutir o papel fundamental da educação étnico-racial para a formação da atitude antirracista no espaço acadêmico e na sociedade em geral.
Divulgar as atividades desenvolvidas pelo NEABI – campus I da UEPB através das ações de extensão, pesquisa e ensino.

Formato: Híbrido

Público-alvo: Estudantes, pesquisadores e docentes da UEPB e comunidade em geral.

Local: Campus I, Central Acadêmica Paulo Freire (CAPF). Rua: Domitila Cabral de Castro, s/n Bairro Universitário – CEP 58429-570. Campina Grande – PB.

Coordenadora:
Profa. Dra. Cristiane Maria Nepomuceno, Campus I, CEDUC.

Organizadores: 
Profa. Dra. Cristiane Maria Nepomuceno, Campus I, DCS/CEDUC.
Profa. Dra. Margareth Maria de Melo, Campus I, DE/CEDUC.
Profa. Dra. Patrícia Cristina Aragão, Campus I, DH/CEDUC.

QUARTA-FEIRA – 06/11/2024

ATIVIDADE MANHÃ

LOCAL: CENTRAL ACADÊMICA DE AULAS PAULO FREIRE

Horário: 07:00

CREDENCIAMENTO

 

ABERTURA

LOCAL: AUDITÓRIO I – CENTRAL ACADÊMICA PAULO FREIRE

I Parte – Hora: 08:00

a) Recepção Poética

Poetisa Thays Albuquerque – Prof. Dra FALLA UEPB Poemas autoral, livro: “Ditos e Bendições” (2024)

 

II Parte – Hora: 09:30

MESA 1 – NOVAS DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: CONVERGÊNCIAS, DIVERGÊNCIAS E PERSPECTIVAS

Expositoras:

Profa. Dra. Suzana dos Santos Gomes – UFMG

Profa. Dra. Rosana Aparecida Ferreira Pontes – UNISANTOS

Mediadora: Profa. Dra. Margareth Maria de Melo – DE/NEABI UEPB

 

ATIVIDADE II – TARDE

MINICURSOS – FORMATO REMOTO

Horário: 13:00 às 18:00

MINICURSO 2 – VOZES(ES) NEGRAS FEMININAS EM LITERATURAS DECOLONIAIS E CAMINHOS DO ENCANTAMENTO À ANCESTRALIDADE: UM DIÁLOGO PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Ministrantes:

Profa. M.Sc. Patrícia da Silva Souza – Educação Básica Queimadas/PB e Pocinhos/PB

EMENTA – Este minicurso objetiva promover uma aproximação com História e Cultura Africana e Afro-Brasileira a partir da literatura infanto-juvenil afro-brasileira que se configura como material didático-pedagógico para práticas de ensino de educação antirracista e decolonial, no contexto de educação infanto-juvenil. A literatura infanto-juvenil afro-brasileira de autoria negra é uma arte do encantamento afetivo para

a desconstrução do racismo estrutural que assola a sociedade brasileira, de maneira leve e construtiva. Ela representa um fio condutor para evidenciar o protagonismo subjetivo do povo negro, um “lugar de fala”, no trato de problemáticas vivenciadas e solucionadas. As narrativas infanto-juvenis afro-brasileiras podem problematizar, questionar e desconstruir o racismo estrutural dentro/fora do ambiente escolar. Pois, o estudo de literaturas infanto-juvenis de autoria negra, se configura como importante material metodológico para o combate do racismo estrutural, exposto nas interações, em todos âmbitos sociais e, em evidência, no âmbito escolar.

DATA: 06/11/2024 (Quarta-Feira) HORA: 14:00 – 18:00

CARGA HORÁRIA: 04hs VAGAS: 20

 

MINICURSO 10 – TEMÁTICA AFRO-INDÍGENA NA SALA DE AULA: ABORDAGENS E METODOLOGIAS
Ministrantes:
Profa. M.Sc. Ma. Cibelle Jovem Leal Profa. Ma. Liélia Barbosa de Oliveira

EMENTA – Os grupos étnicos buscam um tratamento mais igualitário e antidiscriminatório na sociedade e entendem que na educação está a possibilidade de uma transformação epistemológica e cultural acerca da compreensão das alteridades e da garantia de direitos, haja vista, que pelas experiências políticas das entidades do Movimento Negro do Brasil, o tema da educação sempre foi considerado crucial no enfrentamento do racismo, como também, na criação e implementação de políticas públicas que atendam às necessidades básicas dos grupos em questão. Por sua vez, sabemos que o currículo educacional não é neutro, e têm suas intencionalidades ao selecionar determinados saberes e excluir outros, ou seja, as relações de poderes e saberes que o constitui e que ele constrói e reproduz legitima os fenômenos de marginalização, sendo necessário estudar e compreender os erros históricos para impedir que estes fenômenos sejam reproduzidos. Ao mesmo tempo que, se institua um currículo antimarginalização, que garanta as vozes das culturas silenciadas, nesse caso, as culturas negras, indígenas e quilombolas, considerando as dimensões éticas do conhecimento e das relações sociais. Para tanto, este minicurso apresentará uma reflexão e sensibilização para com a temática afro-indígena nas salas de aula. Nele serão abordadas teorias e metodologias atuais acerca de como selecionar e trabalhar com o as questões negras e indígenas nas salas de aulas da educação básica brasileira, contemplando o que está determinado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, bem como, na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Contemplará o público das várias áreas de conhecimento que desejem aprender e aprimorar suas abordagens para um ensino plural e diversificado mitologicamente.

DATA: 06/11/2024 (Quarta-Feira) HORA: 14:00 – 18:00
CARGA HORÁRIA: 04hs

VAGAS: 60

 

ATIVIDADE III – NOITE – FORMATO REMOTO

I Parte – Hora: 18:00

Recepção Poética

Poetisa Thays Albuquerque – Prof. Dra. FALLA UEPB Poemas autorais – Livro: “Ditos e Bendições” (2024)

II Parte -Horário: 19:00

MESA REDONDA 2 – EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – A REALIDADE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NA PARAÍBA

INTEGRANTES:

Debatedora: Profa. Dra. Cristiane Maria Nepomuceno (UEPB)

Debatedora: Profa. Dra. Ana Cristina Silva Daxenberger (UFPB)

Debatedor: Prof. Dr. Wallace Gomes Ferreira de Souza (UFCG)

Debatedor: Prof. Dr. Waldeci Ferreira Chagas (UEPB)

Debatedor: Prof. Dr. João Edson Rufino (IFPB – JP)

Mediação: Profa. Dra. Patrícia Cristina Aragão (UEPB)

MINICURSO 3 – RACISMO, ANTIRRACISMO E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Ministrantes:

Profa. Dra. Jessica Kaline Vieira Santos – DH UEPB

Prof. Dr. José Pereira de Sousa Junior – UPE

EMENTA: O minicurso Racismo, Antirracismo e (In)tolerância religiosa tem como principais objetivos discutir a partir de bibliografias e fontes, as relações entre a Intolerância religiosa e fundamentalismo religioso e a estrutura racial brasileira, bem como discutir formas de combate à intolerância religiosa e ao racismo no país como forma de proteger a manifestação religiosa a partir de valores ecumênicos e ao pluralismo de ideias e valores religiosos dos mais distintos. Este ST congregará/recepcionará trabalhos iniciais, em curso ou já finalizados que versem sobre pesquisas ligadas às questões Raciais, Étnicas, Identitárias, Protagonismo Negro, Práticas Religiosas, Simbolismos, Rituais, Combate às Intolerâncias, dentre outras.

DATA: 06/11/2024 (Quarta-Feira) HORA: 18:00 – 22:00

CARGA HORÁRIA: 04hs VAGAS: 50

MINICURSO 4 – O PROTAGONISMO INDÍGENA NA HISTÓRIA DA

PARAÍBA

Ministrantes:

Prof. Dr. Jean Paul Gouveia Meira – Educação Básica Estado Paraíba

EMENTA – Ementa: o estudo da fundação da Paraíba através das guerras e interesses dos povos indígenas, notadamente dos Potiguara e Tabajara; os aldeamentos indígenas que serviram não somente como catequese, mas a proteção militar da cidade de Nossa Senhora das Neves; a mobilidade social alcançada pelos líderes Potiguara e Tabajara na prestação de serviços para o rei de Portugal; a política de terras indígenas na Paraíba no período imperial; e a luta atual dos povos indígenas no estado da Paraíba.

DATA: 06/11/2024 (Quarta-Feira) HORA: 19:00 – 21:00

CARGA HORÁRIA: 02hs VAGAS: 30

GT 1 – EDUCAÇÃO E HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA

Coordenação:

Profa. Dra. Ofélia Barros de Barros – DH UEPB

AC. Yohan Gabriel Pontes Ferreira Brito – Curso História UEPB

EMENTA – O GT propõe receber estudos acerca da crítica teórica ao currículo do ensino de história e suas metodologias; das experiências dos saberes e práticas dos povos indígenas, quilombolas e das comunidades de terreiros; bem como, de estudos que perpassem a crítica ao paradigma eurocêntrico, apontando para novas/outras perspectivas teóricos e práticas, com inspiração em saberes e conhecimentos de povos e culturas vítimas do epistemicídio ocidental. Nesse sentido, o GT, abre-se para debates que versem acerca de

novos/outros modelos e vivências de escolas e de ensino; de sociedades; de modos de vida e pensamento; de consumo e produtividade. Tais abordagens englobam os estudos decoloniais, a perspectiva teórica dos estudos latino americano, o AbyAyala e a sociedade do Bem Viver.

QUINTA 07/11/2024

APRESENTAÇÃO TRABALHOS – FORMATO REMOTO

HORÁRIO: 08 – 12:00

GT 2 – ESTUDOS CULTURAIS E LITERÁRIOS AFRODIASPÓRICOS

Coordenação:

Profa. Dra. Roberta Rosa Portugal – FALLA UEPB

Dra. Isabela Cristina Tavares da Silva – FALLA UEPB

EMENTA – Ementa: Este Grupo de Trabalho reunirá estudos que discutem tradições culturais e produções literárias construídas a partir de uma perspectiva afrorreferenciada. As comunicações devem possibilitar a produção de conhecimentos sobre experiências materiais diaspóricas e de saberes que não são considerados hegemônicos, orientadas teoricamente pela corrente de estudos decoloniais/contracoloniais.

GT 3 – ESCRITA LITERÁRIA DE ESCRITORAS NEGRAS E INDÍGENAS: DECOLONIALIDADE E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO

Coordenação:

Profa. M.Sc. Patrícia da Silva Souza – Educação Básica – Queimadas/PB e Pocinhos/PB

Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragão – DH/UEPB

AC. Maria Beatriz Diniz – Curso História UEPB

AC. Tatiane Pires – Curso História UEPB

EMENTA – Este GT tem por finalidade reunir estudos e pesquisa que buscam fomentar e referendar discussões que abordem acerca das literaturas produzidas por escritoras indígenas e negras. Tenciona referenciar trabalhos cujas abordagens estejam voltadas para as literaturas infanto-juvenis numa perspectiva decolonial antirracista e intercultural

GT 4 – EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Coordenação:

Prof. Me. João Marcos de Souza Rodrigues – DE/UEPB

Profa. Dra. Noemia Dayana de Oliveira – DH/UEPB

EMENTA – O Ensino de História para as relações étnico-raciais é um campo de investigação que tem ganhado espaço no debate acadêmico atual, especialmente após a Lei nº 10.639/2003, quando foi tornado obrigatório o estudo da História e da Cultura Africana e Afro-Brasileira. Nesse sentido, a disciplina de História tornou-se um dos principais lócus de discussão vinculados ao aspecto pedagógico sobre o tema, principalmente a dimensão didática e curricular. Considerando isso, este simpósio temático visa reunir estudos advindos de pesquisas, relatos de experiência, ensaio de revisão de literatura, entre outros, que se debrucem sobre essa temática, de modo que os pesquisadores possam contribuir para o avanço dessas discussões por meio do compartilhamento das suas experiências de pesquisa e/ou ensino.

GT 5 – AS CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS E A EDUCAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, COMBATE AO RACISMO E AS PRÁTICAS DE DISCRIMINAÇÃO

Coordenação:

Profa. Dra. Cristiane Maria Nepomuceno – DCS/UEPB

EMENTA – O GT tem como objetivo socializar saberes e conhecimentos sobre a proposta de Educação Antirracista, para promoção da igualdade Racial e Inclusão nas escolas e nas universidades. Contemplará relatos de experiências desenvolvidas nos espaços acadêmico (do ensino, da pesquisa e da extensão) e nos demais espaços de formação educacional. Assim, recepcionar trabalhos que apresentem resultados de pesquisas na graduação ou pós-graduação, relatos de experiências oriundos das atividades de estágio, extensão e de práticas pedagógica no cotidiano da escola relacionadas as questões inerentes ao projeto de educação étnico-racial.

ATIVIDADE II – TARDE

MINICURSOS – MODO PRESENCIAL

Horário: 13:00 às 17:00

MINICURSO 5 – PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANCS), SABERES ANCESTRAIS. “NEM TUDO, É MATO”

Ministrantes:

Profa. M.Sc. Simone R. C. Lima

AC Denisa Matias de Alcantara – Curso Serviço Social – UEPB

EMENTA – O minicurso Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), Saberes Ancestrais – “Nem Tudo, é Mato”, trata-se de uma atividade que tem o objetivo de transmitir o conhecimento ancestral, a cerca de alimentos que não é consumido no dia- a-dia de muitas pessoas, apesar de geralmente estar bem próximos de todos e que porém, se tem uma falta muito grande de informações sobre vários benefícios dessas plantas, deixando assim, de proporcionarem a si e à outras pessoas, uma alimentação mais saudável e uma qualidade de vida melhor, através dessa alimentação. E nesta mesma

atividade, transmitir o máximo de informação sobre a origem; manuseio e uso dessas plantas, na ancestralidade.

DATA: 07/11/2024 (Quinta-Feira) HORA: 13:00 – 17:00

CARGA HORÁRIA: 04 HORA VAGAS: 25

Sala: (a definir)

MINICURSO 6 – PSICOLOGIA PRETA: DECOLONIZANDO O CUIDADO

Ministrantes:

Prof. Ms. Dinara das Graças Carvalho Costa – DP/UEPB

AC Erika Esthefany da Costa Sousa – Curso Psicologia

EMENTA: Raça como eixo estruturante da formação da sociedade brasileira; população negra e construção sociohistórica de subjetividade; racismo acadêmico. Antirracismo e produção de conhecimento.

DATA: 07/11/2024 (Quinta-Feira) HORA: 14:00 – 17:00

CARGA HORÁRIA: 03 HORA VAGAS: 20

SALA: (a definir)

 

MINICURSO 11 – RELIGIOSIDADE AFRO NO BRASIL DO SÉCULO XVIII

AO XXI (Presencial)

Ministrante:

Prof. Dr. Josinaldo Sousa de Queiroz – DH UEPB

 

EMENTA – A presente proposta de minicurso visa discutir, a partir de fontes diversas,  a presença do africano e seus descendentes no Brasil. Para tanto, discutiremos o campo  de atuação religiosa de variados grupos étnicos provenientes da África, suas vivências,  interações sociais e visão de mundo, baseada em suas experiencias anteriores e  posteriores ao escravismo moderno que deslocou um grande numero de seres humanos,  através do Atlântico, com fins comerciais, para as diversas partes das Américas e  Europa.

 

DATA: 07/11/2024 (Quinta-Feira) HORA: 15:00 – 17:00

CARGA HORÁRIA: 02hs VAGAS: 30

 

OFICINA 1 – RELIGIOSIDADES AFRO-INDÍGENAS NA PARAÍBA E PRÁTICAS DE CURA (Presencial)

Ministrantes: Prof. Dra. Ofélia Maria de Barros – DH Graduando Yohan Gabriel Pontes Ferreira Brito – Curso História

EMENTA: Contextualizar as noções de saúde e doença na perspectiva do pensamento filosófico-mágico-religiosos do campo das práticas religiosas das tradições afroindígenas na Paraíba, em contraponto a concepção de saúde e doença na ciência moderna do Ocidente. Discutir os conceitos de magia e ciência, propondo a reflexão acerca desses saberes como ferramenta de cura não apenas para o corpo físico, mas como um novo modo de produção de mundos.

DATA E HORÁRIO: 07/11/2024 (Quinta-Feira)

HORA: 14:00

 

ATIVIDADE III – NOITE

Hora: 18:30

MINICURSOS – FORMATO REMOTO

MINICURSO 7 – FORMAS DE VER A ESPERANÇA NA LITERATURA AFRODIASPORICA

Ministrantes:

Profa. Dra. Isabela Cristina Tavares da Silva – FALLA – UEPB

EMENTA – Onde encontrar as palavras de esperança para a população negra na literatura afrodiaspórica? No intuito de responder a essa pergunta, o presente minicurso possui como objetivo geral: discutir a respeito das diferentes configurações de esperança na literatura afrodiaspórica, com foco nas produções da América Latina e Caribe. Como objetivos específicos, pretende-se: reconhecer e identificar autores e obras contemporâneos com novas inscrições depossibilidades futuras para a população negra na literatura; refletir sobre o potencial da literatura como estratégia contracolonial. Para tanto, as considerações de Antonio Bispo (2023), Ailton Krenak (2022), bell hooks

(2017), Leda Maria Martins (2021) e Lélia Gonzalez (2020) são tomadas como base teórica principal. Diante disso, textos teóricos e ficcionais serão discutidos ao longo da atividade de forma colaborativa. Espera-se assim, que o minicurso possa contribuir para a formação crítica de professores, sobretudo, das Licenciaturas em Letras, em alinhamento com os propósitos da Lei 10.639/2003.

DATA: 07/11/2024 (Quinta-Feira)

HORA: 19:00 – 21:00

CARGA HORÁRIA: 02hs VAGAS: 20

MINICURSO 8 – EDUCAÇÃO POPULAR: A PEDAGOGIA DA CAPOEIRA

Ministrantes:

Prof. Ms. Capoeirista Francisco Márcio Costa da Silva Profa. Ms. Dinara das Graças Carvalho Costa – DP/UEPB

EMENTA – A cultura popular como fonte de saberes; a Capoeira como uma pedagogia do diálogo; a história brasileira contada e cantada através da Capoeira; a musicalidade da/na Capoeira como ferramenta de formação; a Capoeira uma prática antirracista.

DATA: 07/11/2024 (Quinta-Feira)

HORA: 18:30 – 20:30

CARGA HORÁRIA: 02hs VAGAS: 20

MINICURSO 9 – UMA INTRODUÇÃO AS METODOLOGIAS DA PESQUISA: FONTES HISTÓRICAS E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Ministrantes:

Prof. Me. João Marcos de Souza Rodrigues – DE/UEPB

Profa. Dra. Noemia Dayana de Oliveira – DH/UEPB

EMENTA – Este minicurso tem como objetivo discutir metodologias da pesquisa em ciências humanas, especificamente o tratamento com fontes históricas (escritas) e o processo sistemático de revisão de literatura. No primeiro momento, será discutido a importância desses procedimentos para o desenvolvimento da pesquisa, frisando a interrelação entre ambos no processo de constituição de uma proposta de um estudo. Em seguida, será apresentado os tipos de fontes históricas escritas, dando ênfase aos jornais e as cartas, hospedados em arquivos digitais disponíveis gratuitamente na web. Em relação a revisão literatura, será apresentado seus caracteres mais gerais e o processo metodológico que implica a seleção, organização e análise do material. Espera-se que esse minicurso possa contribuir na formação dos novos e futuros pesquisadores, principalmente no que diz respeito ao maior rigor no desenvolvimento metodológico da pesquisa.

DATA: 07/11/2024 (Quinta-Feira)

HORA: 18:00 – 22:00

CARGA HORÁRIA: 04hs VAGAS: 50

 

OFICINA 2 – ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS COM INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE (Presencial)

MINISTRANTES:

AC Anne Anselmo Couto – Curso Sociologia/Neabi

AC Maria Beatriz P. Diniz – Curso de História/Neabi

AC Yohan Gabriel Pontes Ferreira Brito – Curso de História/Neabi

EMENTA – Capacitar educadores e profissionais da educação na criação de materiais didáticos eficazes e inovadores que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos e promovam um ambiente educacional mais dinâmico e interativo

DATA E HORÁRIO: 07/11/2024 (Quinta-Feira)

HORA: 18:00

GRUPO DE TRABALHO 6 – DIVERSIDADE E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA – REMOTO

Coordenação:

Profa. Dra. Jessica Kaline Vieira Santos – DH UEPB

Prof. Dr. José Pereira de Sousa Junior – UPE

EMENTA: Nosso objetivo é estimular diálogos e reflexões em torno das distintas práticas religiosas na formação social brasileira. Daremos prioridade à convivência religiosa na contemporaneidade, com foco e atenção especial à presença de mentalidades, atitudes e ações que interferem na livre vivência da vida religiosa e espiritual, assim denominando um campo religioso afetado por preconceitos raciais, frutos de um racismo estrutural excludente, intolerante e violento.

SEXTA-FEIRA – 08/11/2024

LOCAL: Hall da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire

I Parte – Hora: 08:00

MESA REDONDA: MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA: DA POÉTICA DOS CORDEIS AS EXPERIÊNCIAS DE VIVER

INTEGRANTES:
AC. Andreza Honório Lima – Curso de História/UEPB
AC. Cynthia Cavalcante Bertoldo – Curso de História/UEPB AC. Esther Ribeiro da Silva – Curso de História/UEPB
AC. Fernanda Souza de Farias – Curso de História/UEPB AC. Luandson de Araújo Chaves – Curso de História/UEPB
AC. Maria das Graças Dantas de Meneses – Curso de História/UEPB AC. Maria Eduarda de Araújo – Curso de História/UEPB
AC. Maria Fernanda de Oliveira Lima – Curso de História/UEPB AC. Marivânia Figueirêdo Barbosa – Curso de História/UEPB AC. Tatiane Pires de Oliveira – Curso de História/UEPB
AC Yohan Gabriel Pontes Ferreira Brito – Curso de História/UEPB

Mediadora: Profa. Dra.Cristiane Maria Nepomuceno – UEPB/NEABI

 

II Parte – Hora: 09:30 – 11:00

PALESTRA ENCERRAMENTO: “EXPERIÊNCIAS EM CRUZO: O PROCESSO RITUALÍSTICO DO ENSINAR E PESQUISAR HISTÓRIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS DE TERREIRO”

Palestrante: Prof. Dr. Mário Ribeiro – UPE

Mediador: Prof. Dr. José Pereira De Sousa Júnior – PPGH/UFCG/UPE/NEABI

III Parte – Hora: 11:15

Lançamento Livro: “Da paleta de Frida Kahlo a outras ressonâncias – Um estudo discursivo sobre a reverberação da sua imagem”

Autora: Profa. Dra. Roberta Rosa Portugal – FALLA UEPB

Apresentação: Profa. Dra. Isabela Cristina Tavares da Silva – FALLA – UEPB

HORA: 12:15

Encerramento Festivo – Feijoada e Batuque

Normas para Inscrição e Credenciamento

Prazo para inscrição – até 15 DE OUTUBRO DE 2024

ATENÇÃO: não haverá inscrições após essa data e o credenciamento só será realizado para os inscritos.

Siga as normas, inscreva-se e participe conosco!

Regras gerais sobre as inscrições

Todos(as) os(as) participantes deverão realizar inscrições no II SIMPÓSIO NEABI.

As inscrições deverão ser efetuadas por meio do preenchimento do formulário on-line, observando-se os prazos estabelecidos para cada modalidade de inscrição.

No item “Perfil”, escolha uma das opções segundo o seu vínculo com a UEPB:

SERVIDOR (docente ou técnico administrativo);

ALUNO (graduação ou pós).

PÚBLICO EXTERNO – refere-se a toda e qualquer pessoa sem vínculo com a UEPB que deseja participar do Evento.

Para a finalização da inscrição, faz-se necessário optar por pelo menos uma atividade (MINICURSOS OU OFICINAS).

Caso NÃO DESEJE participar de nenhuma atividade (minicursos ou oficinas) escolher a opção MINICURSO: NÃO DESEJO PARTICIPAR DE NENHUMA ATIVIDADE (MINICURSO E/OU OFICINA) QUERO PARTICIPAR COM OUVINTE DO II SIMPÓSIO NEABI.

OBS: Depois de escolhidas as atividades (minicursos e/ou oficinas), e finalizada a inscrição, não será possível acrescentar nem trocar de atividade, portanto, além do formato, observe dias e horários disponíveis.

Na aba “Programação” serão disponibilizados os links de acesso às atividades remotas e a localização das atividades presenciais.

Minicursos e Oficinas

Os minicursos e oficinas possuem vagas limitadas disponibilizadas no sistema e só poderão participar os que optarem pela atividade no momento da inscrição.

Só poderá participar dos minicursos e oficinas quem realizar inscrição prévia nos mesmos.

Submissão de Trabalhos

Para submissão de trabalhos é necessária a inscrição no II SIMPÓSIO NEABI e em seguida acessar a aba “Submissão de trabalhos”.

Credenciamento

O credenciamento só será efetuado com a apresentação de um documento oficial com foto (RG, CNH ou documento oficial expedido por órgãos federais).

Não será permitido o credenciamento por terceiros, exceto através de procuração. A entrega do material do evento será realizada apenas ao participante presente ou ao seu procurador.

O credenciamento (entrega do material – pasta, crachá, bloco e caneta) ocorrerá no local do evento;

Haverá lista de presença em todas as atividades.

Faça Sua Inscrição

Acesse o link:  https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/76/

Tipo de Modalidade: COMUNICAÇÃO ORAL

A COMUNICAÇÃO ORAL servirá para socializar saberes e conhecimentos sobre a proposta de Educação Antirracista, para promoção da igualdade Racial e Inclusão nas escolas e nas universidades. Contemplará relatos de experiências desenvolvidas nos espaços acadêmico (do ensino, da pesquisa e da extensão) e nos demais espaços de formação educacional. Assim, recepcionar trabalhos que apresentem resultados de pesquisas na graduação ou pós-graduação, relatos de experiências oriundos das atividades de estágio, extensão e de práticas pedagógica no cotidiano da escola relacionadas as questões inerentes ao projeto de educação étnico-racial.

Participarão dessa modalidade professoras/es, pesquisadoras/es, estudantes e demais pessoas interessadas.

GT 1 – EDUCAÇÃO E HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA;

GT 2 – ESTUDOS CULTURAIS E LITERÁRIOS AFRODIASPÓRICOS;

GT 3 – ESCRITA LITERÁRIA DE ESCRITORAS NEGRAS E INDÍGENAS: DECOLONIALIDADE E INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO;

GT 4 – EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS;

GT 5 – AS CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E INDÍGENAS E A EDUCAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, COMBATE AO RACISMO E AS PRÁTICAS DE DISCRIMINAÇÃO;

GT 6 – DIVERSIDADE E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Para submissão, o(a) apresentador(a)/autor(a) deverá efetuar a inscrição no II SIMPÓSIO NEABI e disponibilizar para a organização do evento um arquivo em formato doc, dox ou odt:

RESUMO/RESUMO EXPANDIDO/ARTIGO

O resumo ou artigo completo será disponibilizado previamente para a Comissão Científica formada pelos(as) moderadores(as) que também avaliarão as apresentações em COMUNICAÇÃO ORAL;

Os resumos ou artigos completos serão publicados nos Anais do evento conforme os dados preenchidos no formulário ou arquivo submetido, de inteira responsabilidade dos autores;

Os resumos serão escritos com o mínimo de 500 e o máximo de 2.000 caracteres em que constarão introdução, objetivos propostos e discussão das ações desenvolvidas, metodologia, estratégias de ação, material e métodos, identificação das ações desenvolvidas, resultados e contribuições do projeto à comunidade;

Título com no máximo 250 caracteres ou palavras. Fonte Times New Roman, negrito, tamanho 12, maiúsculas, alinhamento centralizado. Deixar 01 linha em branco. Inserir, em nota de rodapé, tamanho 11, quando o artigo for resultado de projeto de pesquisa, ensino ou extensão ou quando houver financiamento para indicar o órgão de fomento.

Autor(a), coautores(as) e vínculo: inserir o nome completo do(a) autor(a), dos coautores e do(a) orientador(a), quando for o caso, um por linha, apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, fonte Times, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autor(a) e coautores(as) em nota de rodapé. Deixar 01 linha em branco. Pode ser inserido até três (03) pessoas e o/a orientador/a.

Nome dos autores e instituição a que estão vinculados: bolsista como autor(a) e coautores(as), nesta ordem.

Área: especificar de acordo com as linhas de pesquisa que atua;

Os resumos deverão vir acompanhados de três palavras-chave, separadas entre si por ponto e vírgula;

  • Não será permitido inserir imagens, gráficos, tabelas ou referências no corpo do texto do resumo.

RESUMO EXPANDIDO: deverá conter no mínimo 04 e no máximo 06 páginas, fonte Times, tamanho 12, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,25 cm, com espaçamento entre linhas 1,5 cm. A introdução (contendo justificativa metodologia e objetivos), referencial teórico, discussão dos resultados e considerações finais e referências de acordo com a ABNT.

ARTIGO: deverá conter no mínimo 08 e no máximo 12 páginas, fonte Times, tamanho 12, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,25 cm, com espaçamento entre linhas 1,5 cm. A introdução (contendo justificativa metodologia e objetivos), referencial teórico, discussão dos resultados, considerações finais e referências de acordo com a ABNT.

Acesse o link e submeta seu trabalho:  https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/76/

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

As apresentações dos trabalhos se darão de forma oral com o uso de slides, através de diálogo estabelecido entre os(as) autores(as) e os(as) moderadores(as) durante os dias 06 e 07 de novembro;

As apresentações ocorrerão no formato presencial e remoto, em salas que serão previamente disponibilizados no site do Congresso, na aba Eventos;

As apresentações serão feitas pelo(a) respectivo(a) autor(a), ou na ausência justificada deste(a), por coautor integrante do trabalho;

Cada autor(a) terá 10 minutos para apresentar seu trabalho e, ao final de todas as apresentações por bloco, os(as) moderadores(as)/avaliadores(as) terá 20 minutos para suscitar e mediar o debate.

ALOCAÇÃO DE TRABALHOS

Nesta quinta-feira, dia 31/10, a Comissão Organizadora do II SIMPÓSIO NEABI, torna pública listagem contendo os trabalhos que serão apresentados no formato de Comunicação Oral, nos dias 06 e 07 de Novembro de 2024, durante a programação do II SIMPÓSIO NEABI, evento integrante do IV Congresso Universitário da UEPB.

A listagem contém os dias/horário/ autor e título do trabalho por sala (física ou virtual) em que cada trabalho está alocado. Para acessar a listagem podem clicar abaixo.

Arquivo em papel timbrado do evento, em formato PDF, com os dias/horário/ autor e título do trabalho por sala (física ou virtual)

  • Informamos aos participantes do II SIMPÓSIO NEABI que os certificados serão enviados para o e-mail dos inscritos que estiveram presentes no evento, favor buscar, na caixa de entrada ou no SPAM, pelo assunto: [SUAP] Certificado de Participação;

  • O certificado de Participação no II SIMPÓSIO NEABI será emitido com x0 horas para todos os participantes inscritos e que assinaram as listas de presença;

  • Os certificados de participação em Minicurso e Oficina serão emitidos com a carga horária conforme a atividade desenvolvida, desde que tenha sido constatada a inscrição e presença, mediante assinatura das listas (físicas ou virtuais);

  • Os certificados de apresentação de trabalhos, e Ministrante de atividade serão/foram enviados para o e-mail informado no ato da inscrição;

  • Os ANAIS a medida que forem publicados serão divulgados.