I SIMPÓSIO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR DO CURIMATAÚ PARAIBANO

Temática: Odontologia Hospitalar

O primeiro Simpósio de Odontologia Hospitalar do Curimataú Paraibano será um evento com alto impacto que abordará tanto os aspectos práticos quanto teóricos desta especialidade recém-reconhecida pelo CFO. A importância do cuidado odontológico em ambiente hospitalar é inegável, pois ele desempenha um papel crucial na redução da mortalidade e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes internados. Ao promover um atendimento especializado e focado na saúde bucal, é possível diagnosticar e tratar condições que podem piorar o estado de saúde geral do paciente, contribuindo assim para uma recuperação mais eficiente e uma melhor qualidade de vida relacionada à saúde bucal.
A Odontologia Hospitalar é uma especialidade fundamental que se concentra na saúde bucal de pacientes em ambientes hospitalares, oferecendo atendimentos especializados e complexos durante a internação. Essa especialidade, apesar de sua relevância crescente para a prática clínica, foi formalmente reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) somente em 2023. O papel do profissional de Odontologia Hospitalar é essencial para a gestão de doenças periodontais, cáries e infecções orais que podem ocorrer em pacientes hospitalizados. Estes profissionais são responsáveis por realizar diagnósticos precisos, exames detalhados e tratamentos adequados, ajustados às necessidades específicas do ambiente hospitalar.
A principal função da Odontologia Hospitalar é a prevenção de problemas bucais, o que é crucial para a redução do risco de infecções orais e para a melhora geral da qualidade de vida dos pacientes durante o período de internação. A presença de uma equipe especializada pode ajudar a evitar complicações associadas a condições bucais, que muitas vezes podem agravar o quadro clínico do paciente e impactar negativamente sua recuperação.

Público-alvo: Docentes e discentes do curso de Odontologia da UEPB ou de outras instituições de ensino.

Local: Auditório do campus VIII da UEPB – Araruna PB.

Coordenador:

Érick Tássio Barbosa Neves, docente, UEPB, Campus VIII, Curso de Odontologia.

Organizadores(as): Sérgio Henrique Gonçalves de Carvalho, docente, UEPB, Campus VIII, Curso de Odontologia;
Pierre Andrade Pereira de Oliveira, docente, Campus VIII, Curso de Odontologia;
Gustavo Gomes Agripino, docente, UEPB, Campus VIII, Curso de Odontologia;
Ernani Canuto Figueiredo Júnior, docente, UEPB, Campus VIII, Curso de Odontologia;
Robeci Alves Macedo Filho, docente, UEPB, Campus VIII, Curso de Odontologia;
Júlia Quintela Brandão de Gusmão, docente, UEPB, Campus VIII, Curso de Odontologia.

07/11/2024

Palestra: Cenário atual e mercado de trabalho em Odontologia hospitalar

Hora de início da atividade: 08:00

Hora de fim da atividade: 09:00

Palestra: Propedêutica clínica em Odontologia hospitalar

Hora de início da atividade: 09:00

Hora de fim da atividade: 10:00

Limite de inscrições: 100 vagas

Mesa Redonda: Odontologia hospitalar: perspectivas da especialidade e atuação profissional

Hora de início da atividade: 10:00

Hora de fim da atividade: 12:00

Carga Horária: 2 horas

Limite de inscrições: 100 vagas

Palestra: Abordagens atuais na Odontologia hospitalar para reduzir a morbidade e mortalidade dos pacientes internados em UTI’s.

Hora de início da atividade: 13:00

Hora de fim da atividade: 14:00

Limite de inscrições: 100 vagas

Palestra: Odontologia hospitalar para pacientes em tratamento contra o câncer: um relato de experiência exitosa

Hora de início da atividade: 14:00

Hora de fim da atividade: 15:00

Limite de inscrições: 100 vagas

Mesa Redonda: Odontologia hospitalar e seu impacto na qualidade de vida dos pacientes

Hora de início da atividade: 15:00

Hora de fim da atividade: 17:00

Carga Horária: 2 horas

Limite de inscrições: 100 vagas

Todos(as) os(as) participantes deverão realizar inscrições no I SIMPÓSIO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR DO CURIMATAÚ PARAIBANO.

Caso NÃO DESEJE participar de nenhuma atividade (minicursos ou oficinas) escolher a opção MINICURSO: NÃO DESEJO PARTICIPAR DE NENHUMA ATIVIDADE (MINICURSO E/OU OFICINA) QUERO PARTICIPAR COM OUVINTE DO I SIMPÓSIO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR DO CURIMATAÚ PARAIBANO.

Acesse o link: https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/43/

• Informamos aos participantes do I SIMPÓSIO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR DO CURIMATAÚ PARAIBANO que os certificados serão enviados para o e-mail dos inscritos que estiveram presentes no evento, favor buscar, na caixa de entrada ou no SPAM, pelo assunto: [SUAP] Certificado de Participação;

• O certificado de Participação no I SIMPÓSIO DE ODONTOLOGIA HOSPITALAR DO CURIMATAÚ PARAIBANO será emitido com 10 horas para todos os participantes inscritos e que assinaram as listas de presença;

• Os certificados de participação em Minicurso e Oficina serão emitidos com a carga horária conforme a atividade desenvolvida, desde que tenha sido constatada a inscrição e presença, mediante assinatura das listas;