I Mostra de Atividades do Centro de Humanidades – I MATCH

 

 

 

 

 

 

 

 

A I Mostra de Atividades do Centro de Humanidades – I MATCH, evento que compartilha os saberes e conhecimentos das humanidades. Durante este evento, ter-se-á oportunidade de explorar uma ampla gama de projetos e atividades desenvolvidos por docentes, discentes e técnicos administrativos do Centro de Humanidades da UEPB. O I MATCH oferecerá uma visão abrangente do impacto que nosso centro tem na formação de profissionais competentes e comprometidos com a sociedade

Formato: presencial

Público-alvo: Alunos, professores da educação básica, professores universitário, técnicos e o comunidade em geral.

Local: Campus III, R. Gov. Antônio Mariz, S/N – Areia Branca, Guarabira – PB, 58200-000

Coordenação e Organização

Coordenação

  • Leandro Paiva do Monte Rodrigues, Campus III – Centro de Humanidades, Direção de Centro.
  • Marcos Vinicius Santos de Santana Feitoza, Campus III – Centro de Humanidades, Direção de Centro.
  • Maria de Fátima de Souza Aquino, Campus III – Centro de Humanidades, Direção de Centro.

Organização

  • Alômia Abrantes da Silva, Campus III – Centro de Humanidades, Departamento de História.
  • Belarmino Mariano Neto, Campus III – Centro de Humanidades, Departamento de Geografia.
  • Crizeuda Farias da Silva Dias, Campus III – Centro de Humanidades, Departamento de Direito.
  • Joseane Mendes Ferreira, Campus III – Centro de Humanidades, Departamento de Letras.
  • Sueli Meira Liebig, Campus III – Centro de Humanidades, Departamento de Letras.
  • Taises Araujo da Silva Alves, Campus III – Centro de Humanidades, Departamento de Educação.

06/11/2024

Mesa redonda: Direito e atualidades

Hora de início da atividade: 08:00

Hora de fim da atividade: 11:00

 

Minicurso: Acessibilidade e inclusão escolar: desafios e possibilidades

Hora de início da atividade: 08:00

Hora de fim da atividade: 10:00

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 25 (vinte e cinco) vagas

 

Mesa redonda: Programa HBCB/CH/UEPB – contribuições de cada projeto para a Agenda 2030

Hora de início da atividade: 13:30

Hora de fim da atividade:16:30

 

Minicurso: A Paraíba ao longo do II Reinado: temas e acervos

Hora de início da atividade: 13:30

Hora de fim da atividade: 16:30

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30 (trinta) vagas

 

Minicurso: Trabalhadores, movimentos sociais e usos das fontes (arquivos e história oral) – Parte I

Hora de início da atividade: 19:00

Hora de fim da atividade: 21:30

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30 (trinta) vagas

 

Minicurso: Mapas temáticos no QGIS – Parte I

Hora de início da atividade: 19:30

Hora de fim da atividade: 21:30

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 20 (trinta) vagas

 

Mesa redonda: O Ensino de História: reformas, desafios e tendências

Hora de início da atividade: 19:30

Hora de fim da atividade: 21:30

 

07/11/2024

 

Palestra: Se defender de assédio é defender a própria dignidade

Hora de início da atividade: 07:30

Hora de fim da atividade: 09:30

 

Mostra: II MOSTRA DE ARTE E EDUCAÇÃO

Hora de início da atividade: 08:00

Hora de fim da atividade: 20:00

 

Palestra: Projeto Übermenschen: artificialidade uterina e implicações jurídicas

Hora de início da atividade: 09:30

Hora de fim da atividade: 11:30

 

Minicurso: “Direito do Trabalho e o Contrato de Estágio Não Obrigatório: uma forma de adquirir conhecimento para uma profissão ou de precarizar o trabalho do estagiário?”

Hora de início da atividade: 8:00

Hora de fim da atividade: 10:00

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30 (trinta) vagas

 

Minicurso: “Carl Schmitt e a eugenia na Constituição de 1934”

Hora de início da atividade: 8:00

Hora de fim da atividade: 12:00

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30 (trinta) vagas

 

Minicurso: “Cadastro e atualização do currículo lattes: aprendendo a registrar nossas atividades acadêmicas e profissionais”

Hora de início da atividade: 08:00

Hora de fim da atividade: 11:00

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30 (trinta) vagas

 

Minicurso: “Litígios Estruturais”

Hora de início da atividade: 09:00

Hora de fim da atividade: 11:00

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30 (trinta) vagas

 

Mesa redonda: As linguagens historiográficas e a narrativa histórica

Hora de início da atividade: 13:30

Hora de fim da atividade: 15:30

 

Palestra: Como identificar o ativismo judicial na prática decisória do STF

Hora de início da atividade: 13:30

Hora de fim da atividade: 16:30

 

Mesa redonda: O Plano Diretor Participativo de Guarabira: Aspecto para uma cidade mais sustentável

Hora de início da atividade: 14:00

Hora de fim da atividade: 17:00

 

Lançamento de livro: Catálogo de Quadrinhos: contribuições das leituras de HQs para o ensino de História do Brasil e Literatura

Hora de início da atividade: 15:30

Hora de fim da atividade: 16:30

 

Minicurso: “A educação de jovens e adultos: uma epistemologia em construção”

Hora de início da atividade: 14:00

Hora de fim da atividade: 16:00

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30 (trinta) vagas

 

Minicurso: “A Importância dos Métodos Adequados de Solução de Conflitos Para Advocacia Civil e Familiar”

Hora de início da atividade: 14:00

Hora de fim da atividade: 16:00

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30 (trinta) vagas

 

Mesa redonda: Gestão e empreendedorismo educacional: um debate necessário.

Hora de início da atividade: 19:00

Hora de fim da atividade: 21:30

 

Minicurso: Trabalhadores, movimentos sociais e usos das fontes (arquivos e história oral) – Parte II

Hora de início da atividade: 19:00

Hora de fim da atividade: 21:30

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30 (trinta) vagas

 

Minicurso: Mapas temáticos no QGIS – Parte II

Hora de início da atividade: 19:30

Hora de fim da atividade: 21:30

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 20 (trinta) vagas

 

08/11/2024

 

VIII Seminário Construindo Metodologias de Ensino com foco nas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008

Hora de início da atividade: 08:00

Hora de fim da atividade: 21:00

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 300 (trezentas) vagas

 

Mesa redonda: A Diversidade Religiosa no Brasil e o Ensino Religioso na Educação Básica

Hora de início da atividade: 07:30

Hora de fim da atividade: 09:30

 

Palestra: Encontrando-se no Direito: Das técnicas de estudo às perspectivas de atuação e o levantar do véu de Ísis

Hora de início da atividade: 08:00

Hora de fim da atividade: 11:00

 

Roda de diálogos: Violência contra as mulheres: como prevenir?

Hora de início da atividade: 09:40

Hora de fim da atividade: 11:40

Carga Horária: 2:00

 

Lançamento de livro: “As mulheres querem viver e…escrevem ” com textos de Mulheres da UEPB.

Hora de início da atividade: 10:30

Hora de fim da atividade: 11:30

 

Minicurso: “Reforma Tributária e Seus Impactos”

Hora de início da atividade: 8:00

Hora de fim da atividade: 11:00

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30 (trinta) vagas

 

Minicurso: A Pedagogia da escuta

Hora de início da atividade: 8:00

Hora de fim da atividade: 10:00

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30 (trinta) vagas

 

Mesa redonda: Diversidade Étnicorracial no Brasil: condição e educação dos povos indígenas

Hora de início da atividade: 13:30

Hora de fim da atividade: 16:30

 

Palestra: Futuro do Direito Ambiental após a Reforma Tributária: Desafios e oportunidades

Hora de início da atividade: 13:30

Hora de fim da atividade: 16:30

 

Apresentação cultural: Grupo Casaca de Couro – Sapé- PB

Hora de início da atividade: 16:00

Hora de fim da atividade: 17:00

 

Minicurso: “O uso da entrevista na abordagem de Pierre Bourdieu”

Hora de início da atividade: 13:30

Hora de fim da atividade: 16:30

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30 (trinta) vagas

 

Minicurso: Plano Diretor Participativo: O que é? E o que eu tenho a ver com isso?

Hora de início da atividade: 13:30

Hora de fim da atividade: 16:30

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30 (trinta) vagas

 

Minicurso: “Do Apito Inicial ao Final: o Processo Civil explicado como uma partida de futebol”

Hora de início da atividade: 14:00

Hora de fim da atividade: 16:00

Limite de Inscrições (quantidade de vagas): 30 (trinta) vagas

 

Mesa redonda: Religiões de Matriz Africana: entre práticas e preconceito religioso

Hora de início da atividade: 19:30

Hora de fim da atividade: 21:30

 

06, 07, 08 /11/2027

 

Caminhadas Dirigidas: Caminhadas dirigidas ao HBCB/CH/UEPB

Hora de início da atividade: 08:00

Hora de fim da atividade: 16:00

 

Troca de Livros: Projetos: Livros Livres e Literatura Literária

Hora de início da atividade: 08:00

Hora de fim da atividade: 16:00

 

Doação de Mudas: Doação de mudas vegetais no viveiro do HBCB/CH/UEPB

Hora de início da atividade: 08:00

Hora de fim da atividade: 16:00

Normas para Inscrição e Credenciamento

Prazo para inscrição – até 15 DE OUTUBRO DE 2024

ATENÇÃO: não haverá inscrições após essa data e o credenciamento só será realizado para os inscritos.

Siga as normas, inscreva-se e participe conosco!

Regras gerais sobre as inscrições

Todos(as) os(as) participantes deverão realizar inscrições no I Mostra de Atividades do Centro de Humanidades – I MATCH

As inscrições deverão ser efetuadas por meio do preenchimento do formulário on-line, observando-se os prazos estabelecidos para cada modalidade de inscrição.

No item “Perfil”, escolha uma das opções segundo o seu vínculo com a UEPB:

SERVIDOR (docente ou técnico administrativo);

ALUNO (graduação ou pós).

PÚBLICO EXTERNO – refere-se a toda e qualquer pessoa sem vínculo com a UEPB que deseja participar do Evento.

Para a finalização da inscrição, faz-se necessário optar por pelo menos uma atividade (MINICURSOS OU OFICINAS).

Caso NÃO DESEJE participar de nenhuma atividade (minicursos ou oficinas) escolher a opção MINICURSO: NÃO DESEJO PARTICIPAR DE NENHUMA ATIVIDADE (MINICURSO E/OU OFICINA) QUERO PARTICIPAR COM OUVINTE DA I Mostra de Atividades do Centro de Humanidades – I MATCH.

OBS: Depois de escolhidas as atividades (minicursos e/ou oficinas), e finalizada a inscrição, não será possível acrescentar nem trocar de atividade, portanto, além do formato, observe dias e horários disponíveis.

Na aba “Programação” serão disponibilizadas a localização das atividades presenciais.

Minicursos e Oficinas

Os minicursos e oficinas possuem vagas limitadas disponibilizadas no sistema e só poderão participar os que optarem pela atividade no momento da inscrição.

Só poderá participar dos minicursos e oficinas quem realizar inscrição prévia nos mesmos.

Credenciamento

O credenciamento só será efetuado com a apresentação de um documento oficial com foto (RG, CNH ou documento oficial expedido por órgãos federais).

Não será permitido o credenciamento por terceiros, exceto através de procuração. A entrega do material do evento será realizada apenas ao participante presente ou ao seu procurador.

O credenciamento (entrega do material – pasta, crachá, bloco e caneta) ocorrerá no local do evento;

Haverá lista de presença em todas as atividades.

Faça Sua Inscrição

Acesse o link: https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/84/

Submissão de trabalhos para Simpósio Temáticos

Normas para submissão de trabalhos

Tipo de Modalidade: Comunicação Oral

Quantidade limite de submissões de trabalhos: 1 por autor (o principal que enviará o arquivo)

OS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS (COMUNICAÇÃO ORAL):

  • A andragogia em questão: itinerários de uma pesquisa
  • A formação de Pedagogo/a em questão
  • A Geografia e suas múltiplas áreas de pesquisa
  • Docência na educação infantil: currículos, experiências, diversidades e práticas cotidianas

Participarão dessa modalidade os inscritos no I MATCH que enviarem o resumo expandido.

SUBMISSÃO

Para submissão, o(a) apresentador(a)/autor(a) deverá efetuar a inscrição na I MOSTRA DE ATIVIDADES DO CENTRO DE HUMANIDADES – I MATCH e disponibilizar para a organização do evento um arquivo (pdf, com no máximo 10 MB) com as normas abaixo:

As submissões ocorrerão exclusivamente no período que se estende dos dias 15 de setembro a 10 de outubro de 2024.

RESUMO EXPANDIDO

O resumo expandido será disponibilizado previamente para a Comissão Científica formada pelos (as) moderadores (as) que também avaliarão as apresentações em COMUNICAÇÃO ORAL. Posterior a apresentação serão solicitados os artigos completos, que serão publicados nos Anais do evento conforme os dados preenchidos no formulário ou arquivo submetido, de inteira responsabilidade dos autores.

Os resumos expandidos deverão ser enviados em formato pdf, conforme as orientações abaixo:

Título do trabalho proposto em maiúsculo e negrito, Arial, tamanha 12 (centralizado)

Nome completo e mini currículo (titulação, instituição e E-mail), arial, tamanho 12 (alinhado a direito).

Máximo quatro autores

Entre 1000 e 1.500 palavras

Espaçamento entre linhas: 1,5

Espaçamento entre parágrafo (antes e depois): 0,0

Fonte de todo o trabalho (corpo do texto + rodapé) Arial

Tamanho da fonte no corpo do texto 12 (texto justificado)

Tamanho da fonte nas notas de rodapé 10

Margens superior e esquerda 3,0 cm

Margens inferior e direita 2,0 cm

Recuo especial da primeira linha 1,5

Citações em sistema autor-data

Não será permitido inserir imagens, gráficos, tabelas no corpo do texto do resumo expandido.

Serão permitidas notas de rodapé explicativas quando extremamente necessárias

Permitidos artigos no seguinte idioma: português.

Deve constar referências citadas no corpo do resumo expandido.

Link para inscrição e submissão de trabalho: https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/84/

O artigo Completo, deve ser enviados em formato DOC. DOCX., ODT (com no máximo 10 MB), conforme as orientações abaixo:

Título do trabalho em maiúsculo e negrito, Arial, tamanha 12 (centralizado)

Nome completo e mini currículo (titulação, instituição e E-mail), Arial, tamanho 12 (alinhado a direito)

Máximo quatro autores

Ter resumo entre 200 a 250 palavras

Tamanho entre 7 a 12 páginas

Espaçamento entre linhas: 1,5

Espaçamento entre parágrafo (antes e depois): 0,0

Fonte de todo o trabalho (corpo do texto + rodapé) Arial

Tamanho da fonte no corpo do texto 12 (texto justificado)

Tamanho da fonte nas notas de rodapé 10

Margens superior e esquerda 3,0 cm

Margens inferior e direita 2,0 cm

Recuo especial da primeira linha 1,5

Citações em sistema autor-data

É permitido inserir imagens, gráficos, tabelas no corpo do texto do trabalho completo

Serão permitidas notas de rodapé explicativas.

Permitidos artigos no seguinte idioma: português.

Enviar o artigo completo depois da apresentação para o E-mail: match.uepb@gmail.com

Apresentação de trabalhos

  • As apresentações dos trabalhos se darão de forma oral com o uso de slides, através de diálogo estabelecido entre os(as) autores(as) e os(as) moderadores(as) durante o dia 07 de novembro;

  • As apresentações ocorrerão no formato presencial, em salas que serão previamente disponibilizados no site do Congresso, na aba Eventos;

  • As apresentações serão feitas pelo(a) respectivo(a) autor(a), ou na ausência justificada deste(a), por coautor integrante do trabalho;

  • Cada autor(a) terá de 10 a 12 minutos para apresentar seu trabalho e, ao final de todas as apresentações por bloco, os(as) moderadores(as)/avaliadores(as) terá 20 minutos para suscitar e mediar o debate.

 

Critério de Avaliação dos resumos expandido

Descrição:

Relevância do tema/pesquisa (0-1)

Objetivos (0-1)

Atualidade, originalidade e relevância do tema (0,0 à 1,0)

Delimitação do objeto e problematização (0,0 à 1,0)

Articulação entre objetivos, problematização e resultados (0,0 à 1,0)

Contextualização teórica com o objetivo da pesquisa (0,0 à 1,0)

Capacidade de comunicação (0,0 à 1,0)

Coesão e Coerência (0,0 à 1,0)

Ortografia e gramática (0,0 à 1,0)

Nota mínima da avaliação: 6,0 (seis)

Nota máxima da avaliação: 10,0 (dez)

Ordem para Desempate: Contextualização teórica com o objetivo da pesquisa

As informações referentes ao local e horário de apresentação de trabalhos serão disponibilizadas após o encerramento das inscrições.

  • Informamos aos participantes do I Mostra de Atividades do Centro de Humanidades – I MATCH que os certificados serão enviados para o e-mail dos inscritos que estiveram presentes no evento, favor buscar, na caixa de entrada ou no SPAM, pelo assunto: [SUAP] Certificado de Participação;

  • O certificado de Participação no I Mostra de Atividades do Centro de Humanidades – I MATCH será emitido com 42 horas para todos os participantes inscritos e que assinaram as listas de presença;

  • Os certificados de participação em Minicurso e Oficina serão emitidos com a carga horária conforme a atividade desenvolvida, desde que tenha sido constatada a inscrição e presença, mediante assinatura das listas;

  • Os certificados de Ministrantes de atividades serão enviados para o e-mail informado no ato da inscrição.