I FEIRA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DA PARAÍBA

 

 

 

 

 

 

 

A I Feira de Energias Renováveis da Paraíba será um evento de grande importância para o desenvolvimento e fortalecimento do setor de energias sustentáveis na região de Sousa. Com o objetivo de fomentar o segmento de Energias Renováveis, a feira acontecerá no período de 6 a 8 de novembro de 2024 e contará com a exposição de produtos, tecnologias e serviços inovadores, que demonstrarão o potencial e as oportunidades desse mercado em crescimento.

Além de ser uma vitrine para novas soluções, o evento será um espaço de capacitação, promovendo palestras, workshops e debates com especialistas da área. O networking entre profissionais, empreendedores e estudantes será estimulado, gerando integração entre diversos atores do setor. A feira também terá um papel crucial na profissionalização do segmento, possibilitando a troca de experiências e conhecimento técnico entre os participantes.

Com foco em energias limpas, como solar, eólica e biomassa, a feira pretende ser uma plataforma estratégica para o desenvolvimento de negócios, a inovação e a sustentabilidade, contribuindo diretamente para o fortalecimento da economia local e regional.

Temática: Inovação e Transformação

Formato: Presencial.

Público-alvo: Comunidade Acadêmica da UEPB e demais Instituições de Ensino Superior, Técnico e Médio, Empreendedores do Segmento de Energias Renováveis e correlatas e a sociedade em geral.

Local: Centro de Treinamento e Formação de Professores Governador Antônio Mariz, Rua Deputado José de Paiva Gadelha, nº 139, bairro Gato Preto, Sousa/PB.

Coordenador:

Glauber Fernandes Vieira de Figueiredo, CCHA, Unidade Acadêmica de Sousa;

Organizadores:

José Alexsandro da Silva, CCHA, Unidade Acadêmica de Sousa;

João Paulo Dantas de Carvalho, CCHA, Unidade Acadêmica de Sousa;

Gabrielly de Lucena Tiburtino, CCHA, Unidade Acadêmica de Sousa;

Noêmia Cimintino Leite da Silva, CCHA, Unidade Acadêmica de Sousa;

Anderson Alberto Pinto Torres, CCHA, Unidade Acadêmica de Sousa;

Gabriella Moreira Campos, CCHA, Unidade Acadêmica de Sousa;

Ranny Rodrigues Freire, CCHA, Unidade Acadêmica de Sousa;

Thomas Tadeu de Oliveira Pereira, CCHA, Unidade Acadêmica de Sousa;

Andreando Rodrigues de Sousa, CCHA, Unidade Acadêmica de Sousa;

Jaqueline Gonçalves Pedro, CCHA, Unidade Acadêmica de Sousa.

Segunda-feira, 04 de novembro de 2024

Minicurso: Hidrogênio Verde

Horário: 18:00 às 22:00

Ministrante: Prof. João Paulo Dantas de Carvalho

Local: Unidade Acadêmica de Energias Renováveis de Sousa/PB – Sala 1

Minicurso: Recursos Energéticos Distribuídos

Horário: 18:00 às 22:00

Ministrante: Prof. Anderson Alberto Pinto Torres

Local: Unidade Acadêmica de Energias Renováveis de Sousa/PB – Sala 2

Terça-feira, 05 de novembro de 2024

Minicurso: Prática de circuitos eletrônicos

Horário: 18:00 às 22:00

Ministrante: Profª. Gabrielly de Lucena Tiburtino

Local: Unidade Acadêmica de Energias Renováveis de Sousa/PB – Sala 2

* A programação da segunda-feira e terça-feira será realizada na UEPB – Sousa.

Quarta-feira, 06 de novembro de 2024

18:00 – Palestra de Abertura da I Feira de Energias Renováveis

19:00 às 22:00 – Exposição de produtos e serviços

18:00 às 22:00 – Oficina: Bootcamp (Parceria com o SEBRAE) – Parte I

20:00 – Painel – Energia Eólica

21:00 – Programação cultural

Quinta-feira, 07 de novembro de 2024

18:00 – Palestra do Tema Central

19:00 às 22:00 – Exposição de produtos e serviços

18:00 às 22:00 – Oficina: Bootcamp (Parceria com o SEBRAE) – Parte II

20:00 – Painel – Biomassa

21:00 – Programação cultural

Sexta-feira, 08 de novembro de 2024

18:00 – Palestra de Empreendedorismo e Inovação (Parceria com o SEBRAE)

19:00 às 22:00 – Exposição de produtos e serviços

13:00 às 22:00 – Minicurso: Introdução do geoprocessamento no uso das tecnologias em energias renováveis

20:00 – Painel – Energia Solar Fotovoltaica

21:00 – Programação cultural

Prazo para inscrição – até 15 DE OUTUBRO DE 2024

ATENÇÃO: não haverá inscrições após essa data e o credenciamento só será realizado para os inscritos.

Siga as normas, inscreva-se e participe conosco!

Regras gerais sobre as inscrições

Todos(as) os(as) participantes deverão realizar inscrições no I FEIRA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DA PARAÍBA.

As inscrições deverão ser efetuadas por meio do preenchimento do formulário on-line, observando-se os prazos estabelecidos para cada modalidade de inscrição.

No item “Perfil”, escolha uma das opções segundo o seu vínculo com a UEPB:

SERVIDOR (docente ou técnico administrativo);

ALUNO (graduação ou pós).

PÚBLICO EXTERNO – refere-se a toda e qualquer pessoa sem vínculo com a UEPB que deseja participar do Evento.

Para a finalização da inscrição, faz-se necessário optar por pelo menos uma atividade (MINICURSOS OU OFICINAS).

Caso NÃO DESEJE participar de nenhuma atividade (minicursos ou oficinas) escolher a opção MINICURSO: NÃO DESEJO PARTICIPAR DE NENHUMA ATIVIDADE (MINICURSO E/OU OFICINA) QUERO PARTICIPAR COM OUVINTE DO(A) I FEIRA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DA PARAÍBA.

OBS: Depois de escolhidas as atividades (minicursos e/ou oficinas), e finalizada a inscrição, não será possível acrescentar nem trocar de atividade, portanto, além do formato, observe dias e horários disponíveis.

Na aba “Programação” serão disponibilizadas a localização das atividades presenciais.

Minicursos e Oficinas

Os minicursos e oficinas possuem vagas limitadas disponibilizadas no sistema e só poderão participar os que optarem pela atividade no momento da inscrição.

Só poderá participar dos minicursos e oficinas quem realizar inscrição prévia nos mesmos.

Submissão de Trabalhos

Para submissão de trabalhos é necessária a inscrição no I FEIRA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DA PARAÍBA e em seguida acessar a aba “Submissão de trabalhos”.

Credenciamento

O credenciamento só será efetuado com a apresentação de um documento oficial com foto (RG, CNH ou documento oficial expedido por órgãos federais).

Não será permitido o credenciamento por terceiros, exceto através de procuração. A entrega do material do evento será realizada apenas ao participante presente ou ao seu procurador.

O credenciamento (entrega do material – pasta, crachá, bloco e caneta) ocorrerá no local do evento;

Haverá lista de presença em todas as atividades.

Faça Sua Inscrição

Acesse o link: https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/94/

Submissão de Trabalhos

Para submissão, o(a) apresentador(a)/autor(a) deverá efetuar a inscrição no I FEIRA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS e disponibilizar para a organização do evento e disponibilizar para a organização do evento um texto em formato *.doc ou *.docx contendo um resumo do trabalho que sintetize os procedimentos de execução do projeto:

Em caso de impossibilidade de participação do bolsista da Cota PROBEX 2023/2024 (por motivos de força maior), poderá figurar como apresentador(a)/autor(a) um(a) voluntário(a) que participou ativamente da execução do projeto de extensão, indicado(a) pelo(a) coordenador(a) do projeto na referida cota;

As submissões ocorrerão exclusivamente no período que se estende dos dias 25 DE SETEMBRO A 15 DE OUTUBRO DE 2024.

Resumo

  • O resumo será disponibilizado previamente para a Comissão Científica da I FEIRA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS formada pelos(as) moderadores(as) do evento.

  • Os resumos serão publicados nos Anais do evento conforme os dados preenchidos no formulário, de inteira responsabilidade dos autores;

  • Os resumos serão escritos com o mínimo de 250 e o máximo de 500 palavras em que constarão introdução, objetivos propostos, metodologia operacional, resultados alcançados e contribuições do projeto à comunidade;

  • Título com no máximo 45 palavras;

  • Nome dos autores e instituição a que estão vinculados: bolsista como autor(a), voluntários(as), colaboradores(as) e coordenador(a), como coautores(as), nesta ordem.

  • Área: Energias Renováveis.

  • Os resumos deverão vir acompanhados de três palavras-chave, separadas entre si por ponto e vírgula;

  • Não será permitido inserir imagens, gráficos, tabelas ou referências no corpo do texto do resumo.

TEMPLATE DO BANNER: AQUI

Link para inscrição e submissão de trabalhos: https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/94/

Apresentação de trabalhos

  • As apresentações dos trabalhos se darão de apenas com o uso de pôsteres, através de diálogo estabelecido entre os(as) autores(as) e os(as) moderadores(as) durante o dia 07 de novembro de 2024;

  • O pôster deve ser confeccionado no formato banner, em lona, no tamanho 1,20m x 0,90m, de acordo com o template pôster disponível para download.

  • As apresentações ocorrerão no formato presencial, numa região específica da I FEIRA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS;

  • As apresentações serão feitas pelo(a) respectivo(a) autor(a), ou na ausência justificada deste(a), por coautor integrante do trabalho;

  • O(A) expositor(a) deverá verificar no site do evento o dia e o horário de apresentação do pôster. O(A) expositor(a) deverá observar o número de seu localizador para identificar o local específico em que o pôster será posicionado para apresentação.

  • Ao longo da sessão de pôsteres, uma equipe de monitores/as coletará a assinatura dos/as expositores/as para comprovar a apresentação dos trabalhos. Os/as expositores/as deverão retirar seus pôsteres do local, logo após o término da sessão de apresentação.

 

CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

1. Relevância e Originalidade (2,0)

  • Pertinência do Tema: O tema é relevante para a área de conhecimento e contribui para o avanço do campo?

  • Originalidade: O trabalho apresenta uma abordagem inovadora ou traz novos insights?

2. Clareza e Coesão (2,0)

  • Objetividade: O resumo é claro e direto na apresentação dos objetivos, métodos, resultados e conclusões?

  • Estrutura: O resumo segue uma estrutura lógica (introdução, objetivos, métodos, resultados, conclusões)?

3. Metodologia (2,0)

  • Adequação Metodológica: A metodologia utilizada é apropriada para os objetivos do trabalho?

  • Descrição: A metodologia é descrita de forma clara e permite compreender como a pesquisa foi conduzida?

4. Resultados e Discussão (2,5)

  • Clareza dos Resultados: Os resultados são apresentados de forma clara e objetiva?

  • Análise Crítica: Há uma discussão adequada dos resultados em relação ao referencial teórico e objetivos propostos?

5. Formatação e Conformidade com as Normas (1,5)

  • Normas de Submissão: O resumo segue as diretrizes de formatação e normas de submissão estabelecidas pelo evento?

  • Correção Gramatical: O texto está bem escrito, sem erros gramaticais ou ortográficos?

A avaliação dos trabalhos será realizada por um colegiado de três profissionais com expertise na área específica de cada submissão. A pontuação atribuída variará de 0 a 10, de acordo com os parâmetros listados acima. Trabalhos com nota inferior a 5,0 serão desclassificados. Aqueles que alcançarem nota igual ou superior a 5,0 poderão ser aprovados com ou sem recomendações de ajustes, conforme o parecer dos avaliadores.

Em construção.

  • Informamos aos participantes do I FEIRA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DA PARAÍBA que os certificados serão enviados para o e-mail dos inscritos que estiveram presentes no evento, favor buscar, na caixa de entrada ou no SPAM, pelo assunto: [SUAP] Certificado de Participação;

  • O certificado de Participação no I FEIRA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS DA PARAÍBA será emitido com 25 horas para todos os participantes inscritos e que assinaram as listas de presença;

  • Os certificados de participação em Minicurso e Oficina serão emitidos com a carga horária conforme a atividade desenvolvida, desde que tenha sido constatada a inscrição e presença, mediante assinatura das listas;

  • Os certificados de apresentação de trabalhos, Comissão Científica e Avaliadora, Ministrante de atividade serão/foram enviados para o e-mail informado no ato da inscrição;

  • Os ANAIS a medida que forem publicados serão divulgados.