Encontro de RPG Interfaces Narrativas entre Sertão e Tecnologia
Temática: RPG, ensino e aprendizagem
O Encontro de RPG: Interfaces Narrativas entre Sertão e Tecnologia nasce como desdobramento do projeto iniciado em 2024.1, na disciplina Leitura e Produção de Texto do curso de Ciência da Computação do Campus VII da UEPB. Desde a concepção, o projeto tem como um de seus objetivos o desenvolvimento de sistemas autorais de role playing game (RPG) — jogo narrativo colaborativo de criação e interpretação de personagens —, a partir de uma visão sobre o sertão não estereotipada, relacionando-o com tecnologia.
A realização do evento, dentro da programação do Congresso Universitário da UEPB, será importante para difundir informações sobre o potencial do RPG no ensino (palestra e apresentação final dos manuais), experienciar mesas de RPG — inclusive dos sistemas independentes desenvolvidos no curso de Ciência da Computação (mesas-testes) —, e para a formação de estudantes que possam conduzir novas atividades narrativas de RPG (mestragem).
Em fase inicial, estudantes criaram sistemas independentes, com manuais, em primeira versão, contendo contextualização do universo, apresentação espacial e de personagens, regras de jogabilidade e lore — histórias a serem desenvolvidas durante as aventuras. Os primeiros resultados estiveram em exposição de banners, mesas-testes e palestra no VI Sercomp — Congresso Sertanejo de Computação, em junho deste ano.
O processo de construção dos sistemas estimulou organização individual e coletiva, gerenciamento de tarefas, capacidade imaginativa e de abstração, fomentando um novo olhar sobre o lugar em que (con)vivem, valorizando o que há de identitário, potencialidades e observando mudanças espaciais gradativas. Também foram trabalhadas habilidades da disciplina, como pesquisa, interpretação textual, construção narrativa e argumentativa, de suma importância em diferentes campos do conhecimento.
Na fase atual, estão se somando estudantes de vários períodos que demonstraram interesse no projeto, e iniciamos diálogo com docentes de outras disciplinas, buscando ampliar o alcance do uso do RPG como ferramenta de ensino com a inclusão de desafios lógicos no sistema.
Formato: Presencial
Público-alvo: Estudantes da instituição que tenham interesse em aprendizados e vivências sobre RPG, docentes em busca de saber mais sobre o potencial do RPG enquanto instrumento pedagógico e publico externo com interesse no tema.
Local: Câmpus VII