Encontro de RPG: Interfaces Narrativas entre Sertão e Tecnologia

Encontro de RPG Interfaces Narrativas entre Sertão e Tecnologia

Temática: RPG, ensino e aprendizagem

O Encontro de RPG: Interfaces Narrativas entre Sertão e Tecnologia nasce como desdobramento do projeto iniciado em 2024.1, na disciplina Leitura e Produção de Texto do curso de Ciência da Computação do Campus VII da UEPB. Desde a concepção, o projeto tem como um de seus objetivos o desenvolvimento de sistemas autorais de role playing game (RPG) — jogo narrativo colaborativo de criação e interpretação de personagens —, a partir de uma visão sobre o sertão não estereotipada, relacionando-o com tecnologia.

A realização do evento, dentro da programação do Congresso Universitário da UEPB, será importante para difundir informações sobre o potencial do RPG no ensino (palestra e apresentação final dos manuais), experienciar mesas de RPG — inclusive dos sistemas independentes desenvolvidos no curso de Ciência da Computação (mesas-testes) —, e para a formação de estudantes que possam conduzir novas atividades narrativas de RPG (mestragem).

Em fase inicial, estudantes criaram sistemas independentes, com manuais, em primeira versão, contendo contextualização do universo, apresentação espacial e de personagens, regras de jogabilidade e lore — histórias a serem desenvolvidas durante as aventuras. Os primeiros resultados estiveram em exposição de banners, mesas-testes e palestra no VI Sercomp — Congresso Sertanejo de Computação, em junho deste ano.

O processo de construção dos sistemas estimulou organização individual e coletiva, gerenciamento de tarefas, capacidade imaginativa e de abstração, fomentando um novo olhar sobre o lugar em que (con)vivem, valorizando o que há de identitário, potencialidades e observando mudanças espaciais gradativas. Também foram trabalhadas habilidades da disciplina, como pesquisa, interpretação textual, construção narrativa e argumentativa, de suma importância em diferentes campos do conhecimento.

Na fase atual, estão se somando estudantes de vários períodos que demonstraram interesse no projeto, e iniciamos diálogo com docentes de outras disciplinas, buscando ampliar o alcance do uso do RPG como ferramenta de ensino com a inclusão de desafios lógicos no sistema.

Público-alvo: Estudantes da instituição que tenham interesse em aprendizados e vivências sobre RPG, docentes em busca de saber mais sobre o potencial do RPG enquanto instrumento pedagógico e publico externo com interesse no tema.

Local: Câmpus VII

Coordenadora:
Suéllen Rodrigues Ramos da Silva, Campus VII, Ciência da Computação

Organizadores:
Vinicius Augustus Alves Gomes, Campus VII, Ciência da Computação

Keverson Luan Araujo Nunes, Campus VII, Ciência da Computação

Giovanni Miguel Vieira Lucas Costa, Campus VII, Ciência da Computação

06/11/2024 (quarta-feira)

MANHÃ

Oficina de mestragem

(realização simultânea em 2 salas com limite de até 20 participantes por sala)

Palestra: Potencialidades do uso de RPG no processo de ensino-aprendizagem

(com apresentação da versão final de sistemas independentes de RPG desenvolvidos por estudantes de Ciência da Computação)

13h às 17h

Mesas-teste de sistemas independentes de RPG: CyberDuck 2222 e Kaos em Nova Patos

13h às 17h

Salas disponíveis para mesas de RPG de sistemas amplamente conhecidos

(realização sujeita a confirmação de inscrições de propostas por mestres/as interessados/as)

NOITE

Oficina de mestragem

(realização simultânea em 2 salas com limite de 20 participantes por sala)

Palestra: Potencialidades do uso de RPG no processo de ensino-aprendizagem

Observação: a replicação da programação nos turnos manhã e noite se dá como forma de contemplar todos/as estudantes interessados/as, garantindo a oportunidade de se engajarem nas atividades do evento, independentemente do turno cursado e de outras demandas que possuem para além dos compromissos acadêmicos.

Todos(as) os(as) participantes deverão realizar inscrições no Encontro de RPG: Interfaces Narrativas entre Sertão e Tecnologia.

Para a finalização da inscrição, faz-se necessário escolher a opção MINICURSO: NÃO DESEJO PARTICIPAR DE NENHUMA ATIVIDADE (MINICURSO E/OU OFICINA) QUERO PARTICIPAR COM OUVINTE DO Encontro de RPG: Interfaces Narrativas entre Sertão e Tecnologia.

Dia: 06/11/2024 (quarta-feira)

Estudantes do turno da manhã: 8h às 8h30

Estudantes do turno da noite: 18h às 18h30

Acesse o link: https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/62/

• Informamos aos participantes do Encontro de RPG: Interfaces Narrativas entre Sertão e Tecnologia que os certificados serão enviados para o e-mail dos inscritos que estiveram presentes no evento, favor buscar, na caixa de entrada ou no SPAM, pelo assunto: [SUAP] Certificado de Participação;

• O certificado de Participação no Encontro de RPG: Interfaces Narrativas entre Sertão e Tecnologia será emitido com 13 horas e 30min para todos os participantes inscritos e que assinaram as listas de presença;