10ª Mostra Científica do Departamento de Educação Física

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A 10ª Mostra Científica do Departamento de Educação Física é um evento científico-cultural que busca discutir assuntos relevantes para a atuação do profissional de educação física na atualidade, trazendo o cuidado e a integração com o meio ambiente e o uso da tecnologia para seus campos de atuação e discutindo meios e formas de integração entre Educação Física essas temáticas de forma ampla, por meios de palestras, cursos, oficinas, exposição tecnológica e resumos científicos produzidos pela comunidade acadêmica.

Formato: Híbrido

Público-alvo: Estudantes e egressos dos cursos licenciatura e bacharelado em Educação Física da UEPB, bem como, profissionais da área que atuam, especialmente no Estado da Paraíba.

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Elaine Melo de Brito Costa

Prof. Me.Marlon Madeiro Brasiliano

Prof. Dr. Nailton José Brandrão de Albuquerque Filho

Profa. Dra. Taís Feitosa da Silva

Rodolfo Heckmann de França Clemente e Rodrigues de Oliveira (Estudante)

Comissão Científica e Avaliadora

Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino

Mirian Werba Saldanha

Diego Vinícius Duarte Cavalcante

Igor Henriques Fortunato

Morgana Guedes Bezerra

Lucas Camilo Pereira

Josenaldo Lopes Dias

Wigna Gouveia de Lacerda

Taís Feitosa da Silva

Marlon Madeiro Brasiliano

DIA 06 DE NOVEMBRO – MANHÃ

Palestra de abertura: Interfaces da Educação Física com o meio ambiente e tecnologia

Palestrante: Prof. Dr. Thiago Siqueira Paiva de Souza

Hora de início da atividade: 8:30h

Hora de fim da atividade: 10:00h

Local: Ginásio/DEF

Oficina: Ciclo de Dança – Danças de matrizes afro-brasileiras

Ministrante: Prof. Wênia Sonály Da Silva Menezes

Hora de início da atividade: 10:00h

Hora de fim da atividade: 12:00

Local: Sala de aula/DEF

Limite de Inscrições: 35

Oficina: Desenho Universal para a Aprendizagem na Educação Física: Possibilidades e Desafios

Ministrante: Prof. Mda. Fernanda Pereira

Horário de início: 10:00h

Hora de fim da atividade: 12:00h

Local: Sala de aula/DEF

Limite de inscrições: 32

DIA 06 DE NOVEMBRO – TARDE

Minicurso: Fisiologia do estresse e saúde mental: estratégias para o bem-estar integral

Ministrante: Prof. Dra. Taís Feitosa da Silva

Hora de início da atividade: 13:30h

Hora de fim da atividade: 17:30h

Local: Sala de aula/DEF

Limite de Inscrições: 50

Minicurso: Avaliação antropométrica e composição corporal (parte 1)

Ministrantes: Prof. Dr. Nailton José Brandão de Albuquerque Filho/ Prof. Me. Lucas Camilo Pereira

Hora de início da atividade – 13:30h

Hora de fim da atividade – 17:30h

Local: Sala de aula/DEF

Limite de Inscrições: 30

DIA 07 DE NOVEMBRO – MANHÃ

Apresentação de pôster

Hora de início da atividade: 8:00h

Hora de fim da atividade: 10:00h

Local: Sala de aula/DEF

Circuito Cultural

Hora de início da atividade: 10:00h

Hora de fim da atividade: 12:00h

Local: Sala de aula/DEF

Exposição Tecnológica/Grupo de Pesquisa e Formação em Esporte e Lazer.

Data: 07/11/2024

Hora de início da atividade: 10:00h

Hora de fim da atividade: 12:00h

Local: DEF

Limite de inscrições: aberto aos participantes do evento e toda comunidade universitária.

DIA 07 DE NOVEMBRO – TARDE

Oficina: A Transformação da Corrida de Rua Através da Tecnologia: Inovações, Impactos e Futuro

Ministrante: Prof. Mda. Wigna Gouveia de Lacerda

Hora de início da atividade: 14:00h

Hora de fim da atividade: 17:00h

Local: Sala de aula/DEF

Limite de Inscrições: 30

Oficina: Personal Corporativo, qualidade de vida e bem-estar

Ministrante: Prof. Dra. Regimênia Maria Braga Carvalho

Hora de início da atividade: 14:00h

Hora de fim da atividade: 17:00h

Local: Sala de aula/DEF

Limite de Inscrições: 30

Oficina: Uso de recursos tecnológicos no processo de avaliação motora

Ministrante: Prof. Dr. Josenaldo Lopes Dias

Hora de início da atividade: 14:00h

Hora de fim da atividade: 17:00h

Local: Sala de aula/DEF

Limite de Inscrições: 50

Minicurso: Avaliação antropométrica e composição corporal (parte 2)

Ministrantes: Prof. Dr. Nailton José Brandão de Albuquerque Filho/ Prof. Me. Lucas Camilo Pereira

Hora de início da atividade: 8:00h

Hora de fim da atividade: 12:00h

Local: Sala de aula/DEF

Limite de Inscrições: 30

DIA 08 DE NOVEMBRO – MANHÃ

Oficina: Jogos e brincadeiras para (re)educação das relações étnico-raciais

Ministrante: Prof. Ma. Morgana Guedes Bezerra

Hora de início da atividade: 8:00h

Hora de fim da atividade: 11:00h

Local: Ginásio/DEF

Limite de Inscrições: 40

Oficina: Educação Física escolar e gamificação: apontamentos pedagógicos.

Ministrante: Prof. Jocelma Justino Cruz Araújo/ Prof. Whoshington de Lima Domingos

Hora de início da atividade: 8:00h

Hora de fim da atividade: 11:00h

Local: Sala de aula/DEF

Limite de inscrições: 32

Oficina: Treinamento personalizado: ferramentas digitais e habilidades práticas para o contexto digital

Ministrante: Prof. Me. Diego Vinícius Duarte Cavalcante

Hora de início da atividade: 8:00h

Hora de fim da atividade: 11:00h

Local: Sala de aula/DEF

Limite de Inscrições: 30

Oficina: Iniciação ao Pilates para Profissionais de Educação Física

Ministrante: Prof. Me. Marlon Madeiro Brasiliano

Hora de início da atividade: 8:00h

Hora de fim da atividade: 11:00h

Local: Sala de dança/DEF

Inscrições e Credenciamento

Normas para Inscrição e Credenciamento

Prazo para inscrição – até 15 DE OUTUBRO DE 2024  20 DE OUTUBRO DE 2024

ATENÇÃO: não haverá inscrições após essa data e o credenciamento só será realizado para os inscritos.

Siga as normas, inscreva-se e participe conosco!

Regras gerais sobre as inscrições

Todos(as) os(as) participantes deverão realizar inscrições no 10ª Mostra Científica do Departamento de Educação Física

As inscrições deverão ser efetuadas por meio do preenchimento do formulário on-line, observando-se os prazos estabelecidos para cada modalidade de inscrição.

No item “Perfil”, escolha uma das opções segundo o seu vínculo com a UEPB:

SERVIDOR (docente ou técnico administrativo);

ALUNO (graduação ou pós).

PÚBLICO EXTERNO – refere-se a toda e qualquer pessoa sem vínculo com a UEPB que deseja participar do Evento.

Para a finalização da inscrição, faz-se necessário optar por pelo menos uma atividade (MINICURSOS OU OFICINAS).

Caso NÃO DESEJE participar de nenhuma atividade (minicursos ou oficinas) escolher a opção MINICURSO: NÃO DESEJO PARTICIPAR DE NENHUMA ATIVIDADE (MINICURSO E/OU OFICINA) QUERO PARTICIPAR COM OUVINTE DA 10ª Mostra Científica do Departamento de Educação Física.

OBS: Depois de escolhidas as atividades (minicursos e/ou oficinas), e finalizada a inscrição, não será possível acrescentar nem trocar de atividade, portanto, além do formato, observe dias e horários disponíveis.

Na aba “Programação” serão disponibilizados os links de acesso às atividades remotas e a localização das atividades presenciais.

Minicursos e Oficinas

Os minicursos e oficinas possuem vagas limitadas disponibilizadas no sistema e só poderão participar os que optarem pela atividade no momento da inscrição.

Só poderá participar dos minicursos e oficinas quem realizar inscrição prévia nos mesmos.

Submissão de Trabalhos

Para submissão de trabalhos é necessária a inscrição no 10ª Mostra Científica do Departamento de Educação Física e em seguida acessar a aba “Submissão de trabalhos”.

Credenciamento

O credenciamento só será efetuado com a apresentação de um documento oficial com foto (RG, CNH ou documento oficial expedido por órgãos federais).

Não será permitido o credenciamento por terceiros, exceto através de procuração. A entrega do material do evento será realizada apenas ao participante presente ou ao seu procurador.

O credenciamento (entrega do material – pasta, crachá, bloco e caneta) ocorrerá no local do evento;

Haverá lista de presença em todas as atividades, tanto presenciais quanto remotas.

Faça Sua Inscrição

Acesse o link: https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/87/

Normas para submissão de trabalhos

PÔSTER

A apresentação em PÔSTER servirá para ampliação do conhecimento acerca da temática do evento e avaliação do trabalho, pela comissão científica, assim como para a difusão do conhecimento científico produzido na 10ª Mostra Científica do Departamento de Educação Física

Participarão dessa modalidade 100 pôsters

SUBMISSÃO

Para submissão, o(a) apresentador(a)/autor(a) deverá efetuar a inscrição no 10ª Mostra Científica do Departamento de Educação Física e disponibilizar para a organização do evento um arquivo.

Só é permitido anexar um arquivo

As submissões ocorrerão exclusivamente no período que se estende dos dias 25 de setembro a 15 DE OUTUBRO DE 2024 20 DE OUTUBRO DE 2024.

RESUMO

O resumo será disponibilizado previamente para a Comissão Científica formada pelos(as) moderadores(as) que também avaliarão as apresentações em PÔSTER;

Os resumos serão publicados nos Anais do evento conforme os dados preenchidos no arquivo submetido, de inteira responsabilidade dos autores;

Os resumos serão escritos com o mínimo de 200 e o máximo de 250 palavras em que constarão introdução, objetivos propostos e discussão das ações desenvolvidas, metodologia, estratégias de ação, material e métodos, identificação das ações desenvolvidas, resultados e contribuições do projeto á comunidade;

Título com no 25 palavras;

Nome dos autores e instituição a que estão vinculados: bolsista como autor(a) e coautores(as), nesta ordem.

Os resumos deverão vir acompanhados de três palavras-chave, separadas entre si por ponto e vírgula;

Áreas temáticas:

  • Estudos em Saúde na Educação Física;
  • Estudos em Biodinâmica na Educação Física;
  • Estudos pedagógicos na Educação Física;
  • Estudos socioculturais na Educação Física.

Não será permitido inserir imagens, gráficos, tabelas ou referências no corpo do texto do resumo.

Tamplete – 10ª Mostra Científica do Departamento de Educação Física – 10º MCDEF (uepb.edu.br)

Acesse o link e realize a submissão de seu trabalho: https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/87/

Apresentação de trabalhos

  • As apresentações dos trabalhos se darão de forma oral com o uso de pôsters, através de diálogo estabelecido entre os(as) autores(as) e os(as) moderadores(as) durante o dia 07 de novembro;

  • As apresentações ocorrerão no formato presencial, em salas que serão previamente disponibilizados no site do Congresso, na aba Eventos/10ª Mostra Científica do Departamento de Educação Física/Alocação de trabalhos;

  • As apresentações serão feitas pelo(a) respectivo(a) autor(a), ou na ausência justificada deste(a), por coautor integrante do trabalho;

  • Cada autor(a) terá de 07 a 10 minutos para apresentar seu trabalho e, ao final de todas as apresentações por bloco, os(as) moderadores(as)/avaliadores(as) terá 20 minutos para suscitar e mediar o debate.

CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

1. Relevância e Originalidade (2,0)

  • Pertinência do Tema: O tema é relevante para a área de conhecimento e contribui para o avanço do campo?

  • Originalidade: O trabalho apresenta uma abordagem inovadora ou traz novos insights?

2. Clareza e Coesão (2,0)

  • Objetividade: O resumo é claro e direto na apresentação dos objetivos, métodos, resultados e conclusões?

  • Estrutura: O resumo segue uma estrutura lógica (introdução, objetivos, métodos, resultados, conclusões)?

3. Metodologia (2,0)

  • Adequação Metodológica: A metodologia utilizada é apropriada para os objetivos do trabalho?

  • Descrição: A metodologia é descrita de forma clara e permite compreender como a pesquisa foi conduzida?

4. Resultados e Discussão (2,0)

  • Clareza dos Resultados: Os resultados são apresentados de forma clara e objetiva?

  • Análise Crítica: Há uma discussão adequada dos resultados em relação ao referencial teórico e objetivos propostos?

5. Contribuição para a Área (1,0)

  • Impacto: O trabalho apresenta contribuições significativas para a área de conhecimento?

  • Aplicabilidade: Os resultados podem ser aplicados na prática ou em futuros estudos?

6. Adequação ao Tema do Evento (1,0)

  • Aderência ao Tema: O trabalho está alinhado com os temas centrais do evento?

  • Objetivos do Evento: O resumo contribui para os objetivos estabelecidos pelo evento?

7. Formatação e Conformidade com as Normas (0,5)

  • Normas de Submissão: O resumo segue as diretrizes de formatação e normas de submissão estabelecidas pelo evento?

  • Correção Gramatical: O texto está bem escrito, sem erros gramaticais ou ortográficos?

8. Interdisciplinaridade e Impacto Social (0,5)

  • Interdisciplinaridade: O trabalho integra conhecimentos de diferentes áreas de forma eficaz?

  • Impacto Social: O trabalho tem potencial para impactar positivamente a sociedade?

Apresentação de e-pôster

 

 

  1. Grupo de Trabalho (GT) – Estudos Pedagógicos e Sócio-culturais na Educação Física

Local: Departamento de Educação Física – Sala P3

 

Data: 07 de novembro de 2024.

Hora de início da atividade: 8:00h

Hora de fim da atividade: 10:00h

 

  1. Grupo de Trabalho (GT) – Estudos em Saúde na Educação Física

Local: Departamento de Educação Física – Sala P4

 

Data: 07 de novembro de 2024.

Hora de início da atividade: 8:00h

Hora de fim da atividade: 10:00h

 

  1. Grupo de Trabalho (GT) – Estudos em Biodinâmica e Saúde na Educação Física

Local: Departamento de Educação Física – Sala P5

 

Data: 07 de novembro de 2024.

Hora de início da atividade: 8:00h

Hora de fim da atividade: 10:00h

 

 

Link de acesso ao Template do e-pôster https://docs.google.com/presentation/d/19XXbQCjIEbaJA7A5pTzA8PgO_Glnqwrb/edit?usp=drive_link&ouid=116473723183383917245&rtpof=true&sd=true

 

O material para apresentação do e-poster, conforme template deve ser encaminhado até o dia 03/11 às 23:59 para o e-mail do evento: 10mostracientificadef@gmail.com

Certificados e ANAIS

  • Informamos aos participantes do 10ª Mostra Científica do Departamento de Educação Física que os certificados serão enviados para o e-mail dos inscritos que estiveram presentes no evento, favor buscar, na caixa de entrada ou no SPAM, pelo assunto: [SUAP] Certificado de Participação;

  • O certificado de Participação no 10ª Mostra Científica do Departamento de Educação Física será emitido com 20 horas para todos os participantes inscritos e que assinaram as listas de presença;

  • Os certificados de participação em Minicurso e Oficina serão emitidos com a carga horária conforme a atividade desenvolvida, desde que tenha sido constatada a inscrição e presença, mediante assinatura das listas (físicas ou virtuais);

  • Os certificados de apresentação de trabalhos, Comissão Científica e Avaliadora, Palestrante, Debatedor e Moderador de mesa-redonda, Ministrante de atividade serão enviados para o e-mail informado no ato da inscrição;

  • Os ANAIS a medida que forem publicados serão divulgados.