15ª SEMANA DE PEDAGOGIA

 

 

 

 

 

 

 

Temática: NOVAS DIRETRIZES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: CONVERGÊNCIAS, DIVERGÊNCIAS E PERSPECTIVAS

Formato: Presencial

Local: CENTRAL ACADÊMICA PAULO FREIRE

Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva

Profa. Dra. Tatiana Cristina Vasconcelos

Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegro

Profa. Dra. Soraya Maria Barros de Almeida Brandão

Profa. Dra. Margareth Maria de Melo

Profa. Dra. Lucielma de Oliveira Batista

Normas para Inscrição e Credenciamento

Prazo para inscrição – até 15 DE OUTUBRO DE 2024

ATENÇÃO: não haverá inscrições após essa data e o credenciamento só será realizado para os inscritos.

Siga as normas, inscreva-se e participe conosco!

Regras gerais sobre as inscrições

Todos(as) os(as) participantes deverão realizar inscrições no 15ª SEMANA DE PEDAGOGIA 

As inscrições deverão ser efetuadas por meio do preenchimento do formulário on-line, observando-se os prazos estabelecidos para cada modalidade de inscrição.

No item “Perfil”, escolha uma das opções segundo o seu vínculo com a UEPB:

SERVIDOR (docente ou técnico administrativo);

ALUNO (graduação ou pós).

PÚBLICO EXTERNO – refere-se a toda e qualquer pessoa sem vínculo com a UEPB que deseja participar do Evento.

Para a finalização da inscrição, faz-se necessário optar por pelo menos uma atividade (MINICURSOS OU OFICINAS).

Caso NÃO DESEJE participar de nenhuma atividade (minicursos ou oficinas) escolher a opção MINICURSO: NÃO DESEJO PARTICIPAR DE NENHUMA ATIVIDADE (MINICURSO E/OU OFICINA) QUERO PARTICIPAR COM OUVINTE DO(A) 15ª SEMANA DE PEDAGOGIA .

OBS: Depois de escolhidas as atividades (minicursos e/ou oficinas), e finalizada a inscrição, não será possível acrescentar nem trocar de atividade, portanto, além do formato, observe dias e horários disponíveis.

Na aba “Programação” serão disponibilizadas a localização das atividades presenciais.

Minicursos e Oficinas

Os minicursos e oficinas possuem vagas limitadas disponibilizadas no sistema e só poderão participar os que optarem pela atividade no momento da inscrição.

Só poderá participar dos minicursos e oficinas quem realizar inscrição prévia nos mesmos.

Submissão de Trabalhos

Para submissão de trabalhos é necessária a inscrição no 15ª SEMANA DE PEDAGOGIA e em seguida acessar a aba “Submissão de trabalhos”.

Credenciamento

O credenciamento só será efetuado com a apresentação de um documento oficial com foto (RG, CNH ou documento oficial expedido por órgãos federais).

Não será permitido o credenciamento por terceiros, exceto através de procuração. A entrega do material do evento será realizada apenas ao participante presente ou ao seu procurador.

O credenciamento (entrega do material – pasta, crachá, bloco e caneta) ocorrerá no local do evento;

Haverá lista de presença em todas as atividades.

Faça Sua Inscrição

Acesse o link: https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/100/

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS E APRESENTAÇÃO

TÍTULO: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado. Deixar 01 linha em branco. Inserir, em nota de rodapé, tamanho 11, quando o artigo for resultado de projeto de pesquisa, ensino ou extensão ou quando houver financiamento para indicar o órgão de fomento.

Autor(a), coautores(as) e vínculo: inserir o nome completo do(a) autor(a), dos coautores e do(a) orientador(a), quando for o caso, um por linha, apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autor(a) e coautores(as) em nota de rodapé. Deixar 01 linha em branco. Pode ser inserido até seis (06) pessoas.

RESUMO: um único parágrafo de 1000 a 1.500 caracteres sem espaço, justificado, regular, tamanho 12, espaçamento simples (1,0). Nele devem constar: a síntese do trabalho, os objetivos, o referencial teórico-metodológico e os principais resultados.

Palavras-chave: adicionar entre três e cinco, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto.

Autor(a), coautores(as) e vínculo: inserir o nome completo do(a) autor(a), dos coautores e do(a) orientador(a), quando for o caso, um por linha, apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autor(a) e coautores(as) em nota de rodapé. Deixar 01 linha em branco. Pode ser inserido até seis (06) pessoas. Deixar 01 linha em branco. Todos os autores deverão submeter os seus resumos até o dia 10/10.

Após a análise e divulgação dos resultados, terão até 30 de novembro para enviar o texto completo (resumo expandido ou artigo) para o e-mail xvsemanadepedagogiauepb@gmail.com

RESUMO EXPANDIDO – deverá conter no mínimo 04 e no máximo 06 páginas, tamanho 12, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,25 cm, com espaçamento entre linhas 1,5 cm. A introdução (contendo justificativa metodologia e objetivos), referencial teórico, discussão dos resultados e considerações finais e referências de acordo com a ABNT.

ARTIGO – deverá conter no mínimo 08 e no máximo 12 páginas, tamanho 12, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,25 cm, com espaçamento entre linhas 1,5 cm. A introdução (contendo justificativa metodologia e objetivos), referencial teórico, discussão dos resultados e considerações finais e referências de acordo com a ABNT.

CRONOGRAMA: o período para submissão dos resumos será de 15 de setembro a 10 de outubro de 2024. O resumo deve ser enviado em formato PDF. O documento deve constar título, nome dos autores, resumo e palavras–chave. Os resultados serão divulgados até 31 de outubro. O trabalho completo deve ser encaminhado até 30 de novembro para o e-mail xvsemanadepedagogiauepb@gmail.com e será publicado em e-book organizado pela Comissão.

GRUPOS DE TRABALHOS (GTs)

As Linhas de Pesquisa do Curso comporão os GTs, conforme descritos abaixo:

GT 01 – AÇÃO PEDAGÓGICA: Investigação de temas relacionados à Ação Pedagógica desenvolvida na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, como questões dos processos didático-pedagógicos: relação professor-aluno-saber, processo ensino-aprendizagem, planejamento, avaliação, mediação pedagógica, relação escola-família-comunidade, formação e profissionalização docente. Estudo de teorias em função de uma maior compreensão da prática pedagógica e proposição de alternativas.

Envio do resumo: documento em PDF com o nome: Gt01títulodotrabalhoenomedoautorprincipal

GT 02 – DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL: Elaboração e acompanhamento de projetos educacionais, políticos e filosóficos na perspectiva da diversidade, considerando temáticas como: gênero, sexualidade e saúde coletiva, teoria feminista e ações afirmativas, políticas inclusivas, ensino de libras, direitos étnico/raciais, geração e cidadania, comunidades religiosas e rurais, história afrodescendente e indígena, direitos humanos e violência social nas tecnologias da informação.

Envio do resumo: documento em PDF com o nome: Gt02títulodotrabalhoenomedoautorprincipal

GT 03 – EDUCAÇÃO INFANTIL: A criança e a infância na realidade brasileira. A especificidade do atendimento e das práticas curriculares e pedagógicas da creche e da pré-escola. As múltiplas linguagens da criança e linguagens exploradas na Educação Infantil. Políticas e documentos oficiais para a Educação Infantil. A pesquisa com crianças e no contexto da Educação Infantil.

Envio do resumo: documento em PDF com o nome: Gt03títulodotrabalhoenomedoautorprincipal

GT 04 – EDUCAÇÃO E MÍDIAS: O uso de computadores nas escolas. Disseminação do software livre como elemento de inclusão digital. O vídeo como ferramenta de aprendizagem. Multimídias em sala de aula: dinamizando os conteúdos. Jogos eletrônicos e a aprendizagem. A multimídia e a superação dos problemas de aprendizagem. A construção de material didático em diferentes mídias. A educação a distância na formação de professores. Ambientes de aprendizagem. Tecnologias da informação e da comunicação. Tendências da educação e NTIC. Integração de tecnologias ao trabalho de sala de aula – projetos e aula na rede.

Envio do resumo: documento em PDF com o nome: Gt04títulodotrabalhoenomedoautorprincipal

GT 05 – POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCESSOS EDUCATIVOS: Estudos e pesquisas acerca das Políticas Educacionais e do impacto dessas políticas na formação e práticas docentes. Currículo e formação de identidades. Gestão educacional e coordenação pedagógica. A cultura institucional.

Envio do resumo: documento em PDF com o nome: Gt05títulodotrabalhoenomedoautorprincipal

GT 06 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Estudos e Pesquisas que envolvam os seguintes temas: Políticas educacionais e formação docente em EJA; a EJA como direito público e subjetivo do cidadão e dever do Estado; Fundamentos históricos, políticos e pedagógicos da EJA e o alargamento do seu campo conceitual; Alfabetização e letramento em EJA; EJA e Movimentos Sociais; Educação Popular e Paulo Freire; Currículo e EJA; Educação do Campo; Envelhecimento Humano; Materiais didáticos para a EJA; Estudo teórico-prático sobre as questões didático-metodológicas da EJA, numa concepção crítica e interdisciplinar; os processos de investigação, planejamento, intervenção e avaliação da ação docente na EJA.

Envio do resumo: documento em PDF com o nome: Gt06títulodotrabalhoenomedoautorprincipal

LINK PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS: https://suap.uepb.edu.br/eventos/inscricao/100/

TODOS OS TRABALHOS SERÃO APRESENTADOS EM COMUNICAÇÃO ORAL – será presencial na sexta-feira, dia 08/11, a partir das 08 horas, em uma das salas do Curso de Pedagogia, coordenada por um/uma representante do GT. O/a(s) apresentador/a(es/as) terá(ão) 10 minutos para sua exposição sem slides. O horário e a ordem de apresentação serão divulgados após a análise dos trabalhos.

NORMAS DE AVALIAÇÃO DOS RESUMOS 15ª SEMANA DE PEDAGOGIA

Os RESUMOS serão avaliados observando os seguintes critérios:

  1. Adequação ao tema proposto no GT – (pontuação 2,0);

  2. Originalidade e contribuição para a área – (pontuação 2,0);

  3. Linguagem adequada ao ambiente acadêmico e adequação à norma-padrão da língua portuguesa – (pontuação 2,0);

  4. Contextualização da temática, apresentação dos objetivos, arcabouço teórico e metodológico, apresentação dos resultados (finais ou parciais) ou considerações finais – (pontuação 4,0).

Nota mínima da avaliação: 7,0

Nota máxima da avaliação: 10,0

Ordem para Desempate: maior nota no critério 4: Contextualização da temática, apresentação dos objetivos, arcabouço teórico e metodológico, apresentação dos resultados (finais ou parciais) ou considerações finais.

Em construção.

  • Informamos aos participantes do 15ª SEMANA DE PEDAGOGIA que os certificados serão enviados para o e-mail dos inscritos que estiveram presentes no evento, favor buscar, na caixa de entrada ou no SPAM, pelo assunto: [SUAP] Certificado de Participação;

  • O certificado de Participação no 15ª SEMANA DE PEDAGOGIA será emitido com 30 horas para todos os participantes inscritos e que assinaram as listas de presença;

  • Os certificados de participação em Minicurso e Oficina serão emitidos com a carga horária conforme a atividade desenvolvida, desde que tenha sido constatada a inscrição e presença, mediante assinatura das listas;

  • Os certificados de apresentação de trabalhos, Comissão Científica e Avaliadora, Palestrante, Debatedor e Moderador de mesa-redonda, Ministrante de atividade serão/foram enviados para o e-mail informado no ato da inscrição;

  • Os ANAIS a medida que forem publicados serão divulgados.