Formado em Ciências Econômicas (UFPB, 1997) com Mestrado em Economia Regional (UFPB,1999). Doutor em Administração (NPGA/UFBA, 2007), com área de concentração em Gestão Pública e Instituições. Professor de Economia da FEAC/UFAL (desde 2008). Leciona nos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PGEA/FEAC/UFAL) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/UFAL). Tutor do PET-Economia (UFAL, 2009-2015). Possui experiências nas áreas de: Economia Política e História Econômica; Formação e Economia Brasileira; Desenvolvimento Econômico; Relações e Economia Política Internacional; Administração Política e Políticas Públicas; Ciência, Tecnologia e Inovação. Membro do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF). Membro do Conselho Administrativo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE, 2020). Membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI, 2019-2020). Membro do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI/AL, desde 2015). Membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI/Maceió, desde 2019). Membro do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED, 2020-2021). Secretário de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC, 2020-2021). Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP, 2020). Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL, 2015-2020 e desde 2021).
Palestrantes
Maria de Fátima de Souza Aquino (CH-UEPB)
Graduação e Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Doutora Associada da Universidade Estadual da Paraíba, atuando na graduação e na pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Linguagens e ensino (GELIE). Estudos na área de Linguística, com ênfase nos seguintes temas: variação linguística, oralidade, escrita, leitura, letramento e ensino.
Maria Izabel de Oliveira Santos
Graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). No período da graduação, foi bolsista no projeto de extensão “Odisseia Literária”, na cota de 2018/2019. Além disso, atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em 2020/2022. Atualmente, está especializando-se em Literatura e Produção Textual, pela Faculdade Três Marias (FTM).
Sthefany Beatriz Santos de Oliveira
Graduada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). No período da graduação, foi bolsista atuante no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Língua Portuguesa, nos períodos 2018-2020 e 2020-2022. Atualmente, desenvolve a função de Monitora Voluntária pelo programa Brasil na Escola, em uma escola da rede Municipal de Ensino, da Cidade de Guarabira-PB.
Maria do Socorro Ramos de Queiroz (UEPB)
Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Regional do Nordeste (1987), especialização em Análises Clínicas (1989), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e doutorado em Biotecnologia em Saúde (2015). Tem experiência na área de Saúde Pública e Farmácia, com ênfase em Assistência Farmacêutica e Farmacovigilância, atuando principalmente nos seguintes temas: medicamentos, serviços farmacêuticos, leite humano, diabetes mellitus e hipertensão arterial. É membro do grupo de pesquisa cadastrados no CNPq: Bio Análises. Atua como tutora do Programa de Educação Tutorial – PET FARMÁCIA UEPB e orientadora da Liga Acadêmica de Assistência Farmacêutica da UEPB ambos realizam a tríade ensino, pesquisa e extensão. É membro do Comitê de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) dos grupos PET da UEPB. Docente da Universidade Estadual da Paraíba, desde 1992 lecionando os componentes Deontologia e Legislação Farmacêutica, Assistência Farmacêutica e Estágio Supervisionado em Cuidados Farmacêuticos.
Sandra Maria Araújo Souza (UEPB)
Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2002) e mestrado em Ciências da Sociedade pela Universidade Estadual da Paraíba (2005). Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da UFCG. Professora do Departamento de Administração e Economia. Coordenadora do curso de administração do CCSA. Tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração desde 2016.
Bruno Henrique Oliveira Timbó (UEPB)
Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB – 2020). Possui Especialização em Supervisão e Orientação Educacional pela Faculdade Cidade Verde (UNIFCV – 2018) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB – 2016). Atualmente é Pedagogo na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência nas áreas de Educação Superior, Educação Especial, Educação Popular, Educação Infantil, Movimentos Sociais e Educação do Campo e Formação de professores
Senyra Martins Cavalcanti (UEPB)
Senyra Martins Cavalcanti é professora do Departamento de Educação da UEPB desde 2004 e membro parecerista do Comitê de Ética na Pesquisa da UEPB. Graduada em Pedagogia (UFPB) e mestre em sociologia (UFPB). Atualmente, doutoranda em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra (UC) e pesquisadora do Centro de Estudos do Século XX (CEIS-20/UC). Atua, principalmente, na área de História da Educação e História do Cinema no Brasil.
Emanuela Régia de Souza Coelho (UEPB)
Emanuela Coelho é uma Paraibucana convicta. Pernambucana de nascimento e coração, escolheu a Paraíba como sua casa desde 2008. Nesse ano iniciou sua graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba, concluída em 2012. Em 2014, obteve o título de Mestra em Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande. Ainda em 2014, iniciou seu doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, deixando temporariamente as terras nordestinas, e retornou à Paraíba em 2017. Desde então, é professora da Universidade Estadual da Paraíba. Em 2018 concluiu o doutorado sob a orientação da Profa Valéria Neves Domingos Cavalcanti e trabalha com Existência, Unicidade e Estabilização de Soluções de Problemas de Evolução do Tipo Hiperbólicos. Atualmente, exerce também a função de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual da Paraíba.
Altamir Souto Dias (UEPB)
Doutor em Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, na linha de pesquisa de Cultura, Epistemologia e Ensino de Ciências. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba, na linha de pesquisa de História e Filosofia da Ciência. Atua nas áreas de Políticas Educacionais e Ensino de Ciências e História e Filosofia da Ciência na formação de professores de ciências. Professor do curso de Licenciatura em Física, no Campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba.
Me. Helimarcos Nunes Pereira
Jardim Botânico – UEPB/Faculdade Rebouças de Campina Grande
Graduação em Farmácia pela Universidade Estadual da Paraíba, mestrado em Ciências Farmacêuticas pela mesma instituição e doutorado em andamento em Ciências farmacêuticas pela Universidade Federal do Pernambuco. É diretor adjunto do Jardim Botânico da UEPB, sendo o coordenador do horto medicinal. Atualmente é professor titular e Coordenador de ensino da Faculdade Rebouças de Campina Grande. Tem experiência nas áreas de Farmacologia, Fitoterapia, Farmacognosia, Farmacobotânica e educação ambiental. Atua em projetos de pesquisa e extensão com a temática das plantas medicinais e educação em saúde.
Deborah Raila Luz da Silva Soares (UEPB)
Técnica em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB (2016). Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2022). Monitora do componente de Biofísica no semestre 2019.1. Em 2020 realizou um estágio no laboratório de Entomologia Agrícola da Embrapa Algodão na área de Bioecologia de Chrysoperla externa, Spodoptera frugiperda e Anthonomus grandis para avaliar os efeitos deletérios de inseticidas sobre as espécies. Foi Coordenadora de Conteúdos da Eductus durante os anos de 2020/2021. Atualmente faz parte de um Projeto de Extensão da UEPB intitulado de “Farmácia Viva – Saúde e Bem-estar na comunidade escolar/Programa Adote uma Árvore”, sob orientação do Prof. Dr. Helimarcos Nunes Pereira. Possui experiência em Manejo Integrado de Pragas (MIP) – Controle Biológico, Técnica em análise de estatística experimental e Técnica em dieta artificial. Tem interesse em desenvolver projetos na área de Saúde Pública.
Me. Valéria Soares e Silva
(Biblioteca Central – UEPB)
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará: Mestre em Conservação e Restauro pela Universidade Nova de Lisboa – FCT; Coordenadora Adjunta da Coordenadoria de Bibliotecas da UEPB; Participa do grupo de pesquisa GECIMP – Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio da Universidade Federal da Paraíba.
Adeilson da Silva Tavares (UEPB)
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professor da Universidade Estadual da Paraíba/Câmpus VI. Tem experiência na área de Antropologia, Sociologia e Ciências Políticas, com ênfase em Antropologia. Professor coordenador do Projeto de Extensão “Prática Comunitária de Hatha Yoga no Campus VI: integração corpo e mente” que existiu há mais de 8 anos no Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) do Câmpus VI da UEPB no município de Monteiro-PB.
Maria Ivaniete da Silva (UEPB)
Ex-aluna bolsistas do Projeto de Extensão “Prática Comunitária de Hatha Yoga no Campus VI: integração corpo e mente” que existiu há mais de 8 anos no Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) do Câmpus VI da UEPB no município de Monteiro-PB. Atualmente é formada em Letras/Espanhol pela UEPB/Câmpus VI e tem experiência na área do Yoga pela prática com professores/mestres em cursos de curta duração. Tem vivência no campo educacional, com ênfase no desenvolvimento da prática Hatha Yoga como medida para o desenvolvimento pessoal do autocontrole, autoconhecimento e autotransformação diante das dificuldades da vida cotidiana moderna.
Nini Lins (UEPB)
Ex-aluna bolsistas do Projeto de Extensão “Prática Comunitária de Hatha Yoga no Campus VI: integração corpo e mente” que existiu há mais de 8 anos no Centro de Ciências Humanas e Exatas (CCHE) do Câmpus VI da UEPB no município de Monteiro-PB. Atualmente é formada em Letras/Espanhol pela UEPB/Câmpus VI e tem experiência na área do Yoga pela prática com professores/mestres em cursos de curta duração. Tem vivência no campo educacional, com ênfase no desenvolvimento da prática Hatha Yoga como medida para o desenvolvimento pessoal do autocontrole, autoconhecimento e autotransformação diante das dificuldades da vida cotidiana moderna.
Ma. Milena Borges Simões de Araújo (UEPB)
Atua como Bibliotecária na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB desde 2014. Mestra em Gestão nas Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Especialista em Gestão da Comunicação pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ (2011). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Coordenadora do Projeto de Extensão Rede de Produção e Adaptação de materiais informacionais na Biblioteca do Campus V por meio do Sistema Integrado de Bibliotecas -SIB Acessível – Cota 2022.
Ana Lúcia Leite Santos (UEPB)
Especialista em bibliotecas escolares e acessibilidade pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Patos -FIP. Bacharel em Biblioteconomia pelo Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Possui experiência profissional em Bibliotecas de Instituições públicas, ONGs, no ensino de informática para as pessoas com deficiência visual, e na organização de bibliotecas acessíveis, bem como na produção de acervos acessíveis. Foi professora de Informática do Centro de Apoio Pedagógico (CAP) – Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência de 1996 a 2007. Atuou de 1997 a 2018 no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, de 2006 a 2016 na ONG – Bibliotecas Braille & Comunitárias, Construindo a Cidadania. E de 2008 até os dias atuais na Universidade Estadual da Paraíba, onde realiza trabalho com a recuperação, organização e disseminação acessível da informação através do uso do serviço Braille e das ferramentas tecnológicas para o acesso à informação. Colaboradora no Projeto de Extensão Rede de Produção e Adaptação de materiais informacionais na Biblioteca do Campus V por meio do Sistema Integrado de Bibliotecas -SIB Acessível – Cota 2022.
Livaneide da Silva (UEPB)
Atua como Bibliotecária na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB desde 2012. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (2006).
Profa. Drª Tatiana Vasconcelos (UEPB)
Doutora em Educação (UERJ), Mestre e Licenciada em Psicologia (UFPB), Bacharel em Psicologia (UNIFIP). É especialista em Psicopedagogia (Universidade Candido Mendes), em Neuropsicologia (UNYLEYA) e em Avaliação Psicológica (UNIFIP). Atua como docente da UEPB (Campus I) em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, considerando a interface Psicologia, Educação e Saúde, com ênfase nos temas juventude e adolescência, formação de professores, aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, TDICs e inclusão. Publicou artigos, capítulos de livros e trabalhos em Eventos Regionais, Nacionais e Internacionais. Possui ainda experiência em gestão, atuando como coordenadora de curso de graduação e de pós-graduação nas áreas de Psicologia e Educação em instituições públicas e privadas.
Joana D’arc Felipe (UEPB)
Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade Estadual da Paraíba Campus I – Campina Grande-Paraíba.
Priscilla Mendes da Silva (UEPB)
Acadêmica do curso de Pedagogia na Universidade Estadual da Paraíba, Campus – I, Campina Grande, Paraíba.
Amanda Kelly Sousa Rodrigues (UEPB)
Tem experiência na área de Educação, atua como professora na Educação Infantil e Voluntária no Sistema de Acolhimento Institucional de Campina Grande, desde 2019.
Me. Juliana Ferreira Marques (CODECOM – UEPB)
Doutoranda em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB). Mestre em Gestão de Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB – 2014). Especialista em Assessoria de Comunicação pela Universidade Potiguar – UNP (2013). Graduada em Comunicação Social – Rádio e TV pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Assessora de comunicação da Universidade Estadual da Paraíba desde 2008. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia e Informação (GEPSI-UFPB). Representante da UEPB no Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Douglas Nascimento (UEPB)
Estudante do curso de Arquivologia (cursando atualmente o 8º período). Bolsista do projeto “Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica e combate à desinformação como ações de comunicação extra-muros”. Colaborador do projeto “Nas Trilhas da Difusão Científica: a visibilidade dos projetos do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba”.
Gabrielle Torres (UEPB)
Estudante do curso de Arquivologia. Colaboradora dos Projetos “Nas trilhas da Difusão Científica: a visibilidade dos projetos do Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba” e “Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica e combate à desinformação como ações de comunicação extra-muros”. Atual estagiária do Tribunal de Justiça da Paraíba – Fórum Cível de João Pessoa (Setor de Arquivo)
Profa. Cristiane Agnes Stolet Correia (UEPB)
Possui graduação em Letras Português – Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Letras (Ciência da Literatura/Poética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Doutorado em Letras (Ciência da Literatura/Poética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professora adjunta de Literaturas Hispânicas da Universidade Estadual da Paraíba e diretora do Grupo de Teatro ExperIeus. Tem experiência principalmente nas áreas de Artes Cênicas, Letras e Educação. Como fomentadora das Letras e das Artes como aportes educativos, já promoveu diversos espetáculos teatrais, dentre os quais cabe citar Amálgama dos Elementos, Rito de Passagem, Anarquia Mística, Nonada e Mulheres: Donas de Si, tendo recebido alguns prêmios como melhor atriz, melhor direção, melhor texto e melhor espetáculo. É membro do Grupo de Pesquisa “Filosofia da Religião” (UEPB), sob coordenação do Professor Ramón Bolívar. Também integra a Comissão Artística da AMAR (Associação Internacional de Estudos de Afetos e Religiões). Tem ampla atuação na extensão universitária, a partir das ações de seu projeto “As Artes Cênicas e suas múltiplas linguagens: aportes à educação”.
Luís Phelype de Lima Leite
Sou ator ativo a seis anos no Grupo Experieus e auxílio na coordenação da Oficina de Teatro “ As artes cênicas e suas múltiplas linguagens: Aportes à educação” em Monteiro-PB. Ainda não possuo formação superior.
Profa. Kívia Karla de Figueiredo Marinho (UEPB)
Professora de Libras pela UEPB; Monitora do projeto Prática Pedagógicas Inclusivas pela UFCG; Atuante nos temas: jogos pedagógicos adaptados em Libras e gamificação.
Conceição Saúde (UFCG)
Professora de Libras e Letras Libras na UFCG (campus I); Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da UFCG, mestre em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade pela Universidade Gama Filho (2015), Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008) e especialista em Libras e em Educação Inclusiva.
Alfredo Balduíno (UDESC)
Doutor em Educação – Especialidade Desenvolvimento Curricular, na Universidade do Minho – UMinho – Portugal (2020). Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2012). Especialização em Gestão para Qualidade na Administração Desportiva – UDESC (1999). Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (1993). Atualmente é Professor Universitário Adjunto no Centro de Educação a Distância, da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, atuando também como Coordenador de Extensão na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade da UDESC. Tem experiência nas áreas de Educação, Saúde e Direitos Humanos, com ênfase em Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: formação acadêmica e continuada; extensão universitária, creditação/curricularização da extensão e direitos humanos. Atua ainda como Coordenador do Núcleo Extensionista Rondon – NER/UDESC.
Josemir Moura (UEPB)
Professor da UEPB (Campus IV) desde 2012 com Doutorado e Pós-Doutorado em Bioquímica Vegetal pela UFC. Atua na UEPB como: Coordenador de Empreendedorismo INOVATEC/UEPB; Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA-Conceito 4 CAPES); Coordenador do Laboratório de Tecnologias da Produção Vegetal (LAPROV); Líder de Grupos de Pesquisa do CNPq. Com parcerias nacionais e internacionais é líder de projetos de pesquisa e inovação tecnológica, autor de patentes, artigos científicos e livros.
Luiz Alberto R. Rodrigues (UPE)
Graduado em filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (1987), Especialista em Educação Popular pela FAFIRE (1992), Especialista em Associativismo pela UFRPE (1994), mestre em Planificacion Y Gestion Organizacional pelo Instituto Universitario de Administração de Empresas/ UAM (1999), doutor em Educação pela UFPE (2009). Professor Associado e livre docente da Universidade de Pernambuco, membro do colegiado do Programa de Mestrado Profissional em Educação da UPE, pesquisador da área de gestão e políticas públicas em educação. Exerceu função de direção de Campus Universitário no período de 2002 a 2014. Membro da Academia Pernambucana de Educação e Cultura. Pró-reitor de Graduação da Universidade de Pernambuco (2015-.2018). Atual pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade de Pernambuco. (2019-….)
Vagda Rocha (UEPB)
Professora graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (1999), mestra em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012), com estágio na Faculdade de Ciências da Educação e Pisicologia da Universidade do Porto (2011). Atualmente é professora efetiva do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase Gestão e Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, formação de professores/professoras, projeto político pedagógico e políticas públicas educacionais. Além do ensino, também atua em projetos de pesquisa e extensão. Faz parte do Grupo de Pesquisa Ensino, Historia e Formação docente, na linha Políticas Educacionais, Currículo e Formação Docente
Nadege Dantas (UFCG)
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais da UFCG. Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (1987). É professora da Universidade Federal de Campina Grande e integrou a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, da UFCG, ocupando o cargo de Coordenadora Geral de Extensão, de 2006 a 2021. É, também, representante legal da Universidade Federal de Campina Grande no Projeto Rondon. Participou como membro do Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Indicadores de Avaliação de Extensão, do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras – FORPROEX. Tem experiência na área de Letras e Gestão de Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Extensão Universitária, Avaliação da Extensão Universitária, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Elaboração de programas e projetos de extensão. É revisora de Periódicos. Revisa Teses, Dissertações, Monografias etc.
Breno Cabral (UFRN)
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado em Ciências do desporto pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro (2011), foi coordenador de educação física da escola centro de educação integrada, diretor e vice diretor do curso de educação física da Universidade Potiguar, Coordenador e chefe de departamento do curso de educação física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Pró-reitor adjunto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015 a 2019) e Membro da comissão de assessoramento de área para áreas avaliadas no ENAD- INEP ( 2010 a 2018). Atualmente é professor adjunto IV e vice diretor do centro de ciencias da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor permanente do Programa de Pós graduação em Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em ciências do esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: maturação, avaliação física e saúde, iniciação esportiva e voleibol .
Élida Correa (UEPB)
Graduada em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (2004), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras (2006) e doutorado pela Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências Agronômicas, na área de concentração de Proteção de Plantas, com doutorado sanduíche na University of Guelph, Canadá. Realizou Pós-doutorado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, desenvolvendo pesquisa na área de controle biológico de doenças de plantas (controle biológico da podridão vermelha do sisal). Tem experiência na área de Agronomia e Agroecologia, com ênfase em Proteção de Plantas, trabalhando com o Manejo Ecológico de Doenças de Plantas. Atualmente é professora na Universidade Estadual da Paraíba, atuando no Ensino (nível técnico, superior e pós-graduação), Pesquisa e Extensão. Participa da Comissão de Orgânicos da Paraíba e coordenou o Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica: Agrobiodiversidade do Semiárido.
Etevaldo Almeida (UERN)
Possui Graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2001), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2006). É professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN desde 2004, Adjunto IV, no Departamento de Economia . Foi Pró-Reitor de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013 – 2017). Atuou como Vice Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Regional Nordeste FORPROEX – Nordeste (2015 – 2017). Foi membro do Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Indicadores de Avaliação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras – FORPROEX (2015 – 2017). Atuou como membro da Comissão Técnica de Elaboração do Plano Institucional de Cultura da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Fez parte da Comissão que coordenou o Processo de Recredenciamento Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte junto ao Conselho Estadual de Educação – CEE/RN (2016 – 2018). Tem experiência na área de Economia Rural, com ênfase em Economia Agrícola, Economia do Setor Público, Economia da Cultura e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, indicadores de desempenho, indicadores de avaliação, educação superior, extensão universitária e cultura, curricularização da extensão, dimensão econômica das linguagens artísticas e das políticas culturais.
Simão Lindoso (UEPB)
Graduado em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000), mestre em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutor em Agronomia (Microbiologia Agrícola) pela Universidade de São Paulo (2006). De dezembro de 2006 a agosto de 2012 foi professor do quadro efetivo da Universidade Federal do Pará lotado na Faculdade de Agronomia do campus de Altamira e coordenou o Laboratório Agroecológico da Transamazônica (LAET). Atualmente é professor associado do quadro efetivo da Universidade Estadual da Paraíba, lotado no Departamento de Biologia no campus de Campina Grande. Participa e colabora com o Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA) e o Centro Vocacional Tecnológico Agrobiodiversidade do Semiárido. Atua em Microbiologia e Bioquímica do Solo, Micorrizas, Fixação Biológica de Nitrogênio. Desenvolve trabalhos com indicadores e manejo da fertilidade/saúde de solos em sistemas agroecológicos no Semiárido.
Roberto de Sousa Miranda (UFAPE)
Graduado em Ciências Sociais (2005), Mestre em Sociologia (2007) e Doutor em Ciências Sociais (2011), ambos pela Universidade Federal de Campina Grande; e Pós-doutor pela Universitat Autònoma de Barcelona (2018). Professor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande e do Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba. Membro da Coordenação Nacional da Rede de Estudos Rurais. Tem experiência em Ecologia Política, com ênfase em conflitos distributivos e mudança ambiental no Cerrado e na Amazônia e nos processos de comodificação da água e desigualdade de acesso; em Sociologia Rural, especialmente na análise de instituições e desempenho institucional em assentamentos rurais e da agricultura familiar e gestão de recursos naturais; e em Extensão Rural, trabalhando o associativismo, o cooperativismo e a inovação tecnológica em assentamentos rurais. É membro dos grupos de pesquisa: Laboratório de Observação Permanente sobre as Transformações do Mundo Rural do Nordeste e Laboratório de Estudos Rurais e Ambientais. É associado à Sociedade Brasileira de Sociologia, à Rede de Estudos Rurais e à Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural.
Beatriz Rodrigues (Ex-residente CCHE-UEPB)
Licenciada em Matemática pelo Universidade Estadual da Paraíba – campus Monteiro (2022). Desde 2017 é membro do Grupo de Pesquisa em Resolução de Problemas e Educação Matemática – GPRPEM, junto ao Departamento de Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas – CCHE, campus Monteiro. Publicou trabalhos em anais e eventos. Apresentou trabalhos em eventos regionais, nacionais e internacionais. Possui capítulos de livros. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Álgebra; Resolução de Problemas; Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais.
Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1997,2000) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de Cambridge (2007). Tem experiência na área de Engenharia de Software com ênfase em Metodos Formais e Testes.
Diretora do Instituto Nacional do Semiárido – INSA/MCTI (2020-atual), Bolsista de Produtividade CNPq DT-2 (área Tecnologia e Inovação para Agropecuária), Professora Associada II na Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande – UAEMa/CCT/UFCG. Possui Graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2004), Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2007), Doutorado em Engenharia de Processos pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG (2011) e MBA em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação (2017). É professora permanente dos Programas de Pós-Graduação em Sistemas Agroindustriais (Acadêmico e Profissional) na UFCG. Coordenadora da Incubadora de impacto social do Semiárido da Paraíba – IACOC/PaqTcPB (2014-atual). Coordenadora de Projetos no Programa de Estudos e Ações para o Semiárido – PEASA/UFCG (2013-2021). É membro do Conselho Técnico-Científico – CTC do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – CEMADEN e do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste – CETENE (2020-atual). Foi agraciada na 4ª edição do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional – Categoria Nordeste: Inovações e Sustentabilidade. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Biotecnologia, Água, Controle de Qualidade, Empreendedorismo, Inovação e Gestão.
Possui graduação em Engenharia de Materiais e Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (1990, 1994) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Realizou pós-doutorado no Consejo Superior de Investigaciones Cientificas de Madrid/Espanha (CSIC/Madrid) (2005-2006) na área de nanocompósitos poliméricos. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande – Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais, com atuação na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Coordenou a concepção, elaboração e implementação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPG-CEMat) da UFCG e atuou como coordenadora do Programa até o ano de 2005. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura de materiais poliméricos e desenvolvimento de nanocompósitos e bionanocompósitos poliméricos para sistemas de liberação controlada de fármacos. Ministra cursos de Química de Polímeros, Estrutura e Propriedade de Polímeros, Física de Polímeros, Reciclagem de Materiais Plásticos, Nanocompósitos Poliméricos e Técnicas de Escrita Científica. Nos últimos anos tem se dedicado a condução de pesquisas acerca do desenvolvimento de biomateriais poliméricos para liberação controlada de fármacos e compostos psicoativos para uso na medicina. Tem diversos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e capítulos de livros publicados. Atua também como consultor Ad hoc do CNPq, como revisor e parecerista de vários periódicos indexados, bem como, de projetos. É coordenadora do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste – CERTBIO e membro do Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS-CERTBIO). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.
Possui bacharelado em Física pela Universidade de Brasília (2002), licenciatura em Física pela Universidade de Brasília (2003), mestrado em Física pela Universidade de Brasília (2004) e doutorado em Física pela Universidade de Brasília (2009). Tem experiência na área de Física Atômica e Molecular.
Ana Flávia Granville
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (1994), mestrado em Clínicas Odontológicas Odontopediatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade de Pernambuco (2003). Pos Doutorado na UFM nos anos de 2012 e 2017. Atualmente é Doutor III (Associado III) da Universidade Estadual da Paraíba. Editora associada da Brazilian Oral Reserach, desde 2021 e é membro do Conselho Consultor e Fiscal da SBPqO (2021-2023). Atua na Pós -Graduação de Odontologia da UEPB. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando principalmente em epiidemiologia das prinicipais condições bucias e suas relações com fatores biopsicossociais.
Lélia Maria Guedes Queiroz
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN) (1991), Mestrado em Patologia Oral pela UFRN (1995) e Doutorado em Patologia Bucal – FO/Universidade de São Paulo (1997) e Aperfeiçoamento em Bioética Aplicada às Pesquisas Envolvendo Seres Humanos pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (2013). É Professora Titular da UFRN, ministrando disciplinas na Graduação em Odontologia, orientando iniciação científica e trabalhos de conclusão de Curso e na Pós-Graduação em Ciências Odontológicas ministra disciplinas e orienta Mestrado e Doutorado. Foi Coordenadora (2016-2018) e Vice Coordenadora (2012-2016) do Programa de Pós-Graduação em Patologia Oral/UFRN; Participou como Membro da Comissão de Avaliação Quadrienal da Área de Odontologia junto à CAPES (2013-2016/2017-2020). Foi Coordenadora do Comitê de Ética/Central em pesquisa envolvendo Seres Humanos/UFRN, 2014-2020. Foi membro do Colegiado do Curso de Graduação em Odontologia/UFRN.. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral e da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica; É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, desde 2010; Patologista do Serviço de Anatomia Patológica do Departamento de Odontologia/UFRN. Membro da Academia Norte Riograndense de Odontologia desde 2017.
Patrícia Meira Bento
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993) e doutorado em Patologia Oral pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002). Especialista em Radiologia Odontológica pela ABO-PB (2004). Atualmente é professora doutora da disciplina de Radiologia Odontológica. Coordenou o Programa de Pós Graduação em Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (2013-2018) e vice coordenou no período de 2011 a 2013. Coordenadora do Comitê de Ética e Pesquisa da UEPB, do qual é membro parecerista desde 2010. Está como membro do colegiado do curso de graduação em Odontologia e do PPGO da UEPB. Também está como membro suplente do CONSUNI e da comissão do orçamento participativo da UEPB. Atualmente é conselheira e presidente da comissão de ética do CRO-PB e da Sociedade Nordeste Norte de Pesquisa Odontológica (SNNPqO). Tem experiência na área de Odontologia com ênfase em Radiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico oral, radiologia e imaginologia odontológica.
Robério Rodrigues Silva
Possui Graduação e Mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Doutorado e Pós Doutorado na mesma área pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, responsável pelas disciplinas Estatística Experimental, Experimentação Zootécnica Aplicada na Graduação e Nutrição de Bovinos em Pastejo na Pós Graduação (Mestrado e Doutorado). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Suplementação de Bovinos em Pastagens, atuando principalmente nos seguintes temas: suplementação de bovinos em pastejo, qualidade de carne e comportamento animal. Foi Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da UESB no período de 2009 a 2011 e Coordenador entre 2011 a 2014. Foi diretor do Departamento de Ciências Exatas e Naturais da UESB entre Dezembro de 2014 e Maio de 2018. Foi Membro Titular da Câmara de Graduação do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão entre Agosto de 2011 e Maio de 2018. É Conselheiro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão desde Março de 2011 e do Conselho Universitário da UESB desde Dezembro de 2014. Entre janeiro de 2013 e Dezembro de 2017 foi membro Titular da Câmara de Ciências Agrárias e Veterinárias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB. Em Junho de 2018 assumiu a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PPG da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Atualmente é Membro do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, do Conselho Técnico-Científico do Instituto Nacional do Semi-Árido, do Conselho Deliberativo do CNPq, do Conselho Técnico-Científico da CAPES e do Conselho Superior da CAPES. Foi Coordenador da Regional Nordeste do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – FOPROP no ano de 2020 Ocupou a Vice Presidência Nacional do FOPROP em 2021. É Membro do Diretório Nacional do FOPROP desde 01/01/2020. Ocupa atualmente a Presidência do FOPROP para o Biênio 2022-2023. Possui Índice H Scopus = 18.
Gilda Carneiro Neves Ribeiro (UEPB)
Graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985), Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Francesa pela Universidade Federal da Paraíba (1998) e Especialização em Língua e Literatura Espanholas pela Universidade Estadual da Paraíba (2005). Mestrado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (2012). Doutorado em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba, com estágio de 12 meses na Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM, como bolsista do PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR – PDSE (CAPES) – (2016). Atualmente é professora do quadro efetivo da Universidade Estadual da Paraíba – Departamento de Letras e Artes. É membro do grupo de pesquisa Formação Docente em Línguas Estrangeiras, da Universidade
Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco com período de Intercâmbio educacional na Marshall University (2013-2014) através do Programa Ciências Sem Fronteiras do Ministério da Educação . Mestre pelo programa de Biologia Celular e Molecular Aplicada da Universidade de Pernambuco, e, atualmente, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos e Conselheiro do Conselho Deliberativo do CNPq.
Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (1982), graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1981), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em Produção Animal, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal da Paraíba e ex- Diretor do Instituto Nacional do Semi-Árido-INSA/ MCTI. É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Atua na área de manejo e nutrição de caprinos e ovinos, com enfase na qualidade de produtos (carne, leite e peles). Atualmente exerce o cargo de Presidente da Fundação de Apoio a pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB).
Manoel Fernandes de Sousa Neto
Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (1992, 1993), realizou mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1997, 2004) e pós-doutorado em História da Cartografia pela Universidade do Porto (2012-2013). Docente da Universidade Federal da Paraíba (1993-1998), Universidade Federal do Ceará (1998-2007) e da Universidade de São Paulo desde 2007 onde realizou Livre Docência em 2019 e é Professor Associado. Atuou como Professor Visitante na Université Cergy-Pontoise (2019) e presidiu a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia – ANPEGE (2018-2019). Poeta-docente publicou livros, artigos e ensaios voltados à compreensão da história da geografia no Brasil, à geografia histórica do capitalismo, à história da cartografia e ao ensino de geografia.
Murilo Vieira da Silva
Presidente da SBCAL
Possui graduação em Medicina Veterinária (2012), Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É Membro da comissão diretiva da Federación de Sociedades Sudamericanas de Ciencias en Animales de Laboratorio (FESSACAL) e Presidente da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL/COBEA). Membro Titular do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA-MCTI) e integra sua Câmara Permanente de Métodos Alternativos. Coordena a Rede Mineira de Biotecnologias em Modelos Experimentais (RMBME/FAPEMIG). É Diretor de Pesquisa da UFU (2021-2025). Professor do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Estrutural Aplicadas (PPGBC-UFU – Disciplina de Modelos Experimentais) e do Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV-UFU – Disciplina Imunodiagnóstico Aplicado à Medicina Veterinária). É Médico Veterinário – Responsável Técnico do facility de experimentação animal: Rede de Biotérios de Roedores (REBIR-UFU). Coordena o Laboratório de Pesquisa e Controle de Qualidade do Biotério Central da UFU (LAPCQ). Foi Secretário da SBCAL/COBEA (2019-2022). Coordenou o Centro de Bioterismo e Experimentação Animal (CBEA/UFU – 2015/2018) e a Rede de Biotérios de Roedores (REBIR/UFU – 2018/2020). Possui experiência em Ciência em Animais de Laboratório: controle sanitário, reprodução de roedores, delineamento experimental (utilização modelos experimentais), comportamento, bem-estar animal e ética em pesquisa. Atua também na área de Imunologia e parasitologia, com ênfase em imunidade em processos infecciosos por protozoários (Plasmodium sp, Neospora caninum e Toxoplasma gondii,Trypanosoma cruzi.) e alguns vírus (Zika e Chikungunya). No campo da Ciência em Animais de Laboratório atua em projetos com foco no desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias com aplicabilidade real nas condições de Brasil, visando assim contribuir para o desenvolvimento da ciência nas diferentes áreas do conhecimento por meio da maior confiabilidade e reprodutibilidade de dados obtidos de modelos experimentais.
Anderson Rany Cardoso da Silva (UEPB)
Doutorando e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Letras – Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/BR), com mobilidade internacional pela Universidade de Coimbra (UC/PT). Professor Substituto de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/Campus I). É membro do grupo de pesquisa HGEL – Historiografia, Gramática e Ensino de Línguas (espelho do grupo no Diretório do CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6433198070413694). Seus interesses acadêmicos residem nas pesquisas historiográficas sobre gramáticas escolares do português.
Juarez Nogueira Lins (UEPB)
junolins@yahoo.com.br
Doutor em Estudos da Linguagem (Linguística Aplicada) pela UFRN e Mestre em Letras (Teoria da Literatura) pela UFPE. Professor do Componente Curricular Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, no Curso de Letras da Universidade Estadual da Paraíba. Professor do Componente Curricular Gramática, Variação e Ensino no Mestrado Profissional de Letras – PROFLETRAS/UEPB/CH. Coordenador Institucional da Residência Pedagógica (2018-2022) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2020-2022). É líder do Grupo de Pesquisa em Língua Portuguesa: ensino-aprendizagem e formação de professores.
Marcelo Medeiros da Silva (UEPB)
Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba e docente da Universidade Estadual da Paraíba, onde atua no curso de Letras da cidade de Monteiro e no Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e no Programa de Pós- Graduação em Literatura e Interculturalidade.
Paula Almeida de Castro (UEPB)
Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Professora Doutora da Universidade Estadual da Paraíba ? Centro de Educação. Orientadora de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Formação de Professores. Coordenadora Institucional do PIBID/UEPB (2014-2018; 2018-2020), Coordenadora do Programa Institucional do Programa Residência Pedagógica (2020-2022). Líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Pesquisas e Estudos Multidisciplinares (OPEM). Estudos desenvolvidos na área de Psicologia e Educação utilizando a pesquisa etnográfica com ênfase nos processos de tornar-se aluno, formação de professores, identidade, pertencimento, resiliência.
Margareth Maria de Melo (UEPB)
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Regional do Nordeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é professora, Diretora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente e História e Cultura Afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada, Ensino de História, Livros Didático de História, racismo, Lei 10.639/2003 e 11.645/2010, identidade negra, educação antirracista, gênero e sexualidade.
Ana Raquel Pereira Ataíde (UEPB)
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (1994), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelas Universidades Federal da Bahia e Estadual de Feira de Santana (2012). Atualmente é professora Doutora-C da Universidade Estadual da Paraíba; coordenou o subprojeto de Física do PIBID UEPB – Campus I (2020-2022). Tem experiência nas áreas de Ensino e Pesquisa em Física, atuando atualmente nos seguintes temas: Cognição e Ensino de Física, Resolução de Problemas no Ensino de Física e Formação de professores e Metodologias para o Ensino de Ciências. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Física (GEPEF), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Arlandson Matheus Silva Oliveira (UEPB)
Potiguar de nascença, criado entre o fluxo das águas e a terrível doçura dos canaviais, chegou à Paraíba por caminhos cujo começo e fim só Olorum conhece. Licenciado pela UFRN, mestre pela UFCG e doutor pelo programa em associação da UFCG e da UFPB – tudo em Matemática. Leciona no Curso de Licenciatura em Matemática no campus da UEPB localizado na cidade de Patos, no coração do sertão paraibano. Geômetra, suas áreas de pesquisa são Geometria Diferencial e Análise Geométrica. Também tem interesse em questões relacionadas ao ensino de Geometria.
Roger Huanca (CCHE-UEPB)
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus Campina Grande, PB (CCT), assim como no curso de Matemática da cidade de Monteiro. Possui Graduação em Análise de Sistemas pelo Instituto Superior de Ciências Administrativas e Econômicas, Graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidad Nacional de San Agustin, Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, Rio Claro, SP). Atualmente, é diretor do Centro de Ciências Humanas e Exatas da UEPB e coordenador de área do Programa de Residência Pedagógica no curso de Matemática na cidade de Monteiro. Membro do Conselho Universitário da UEPB (CONSUNI, 2021-atual). Líder do Grupo de Pesquisa em Resolução de problemas e Educação Matemática (GPRPEM, http://sites.uepb.edu.br/gprpem) e pesquisador associado do Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas (GTERP/UNESP, campus de Rio Claro). Autor de diversos artigos, capítulos de livros e livro publicados no Brasil. Apresentou trabalhos em eventos no Brasil e no exterior. Orienta pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso e de Mestrado, além de trabalhos de Iniciação Científica. Tem experiência em Matemática Aplicada e Educação Matemática. Desenvolve pesquisas nas áreas de Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, Modelização Matemática, Tecnologias Digitais, Ensino-Aprendizagem de Matemática, e Formação de Professores de Matemática.
José Jamilton Rodrigues
Sendo Licenciado em Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2004), assumiu o título de Mestre em Física (2007) e Doutor em Física (2011) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor do Curso de Licenciatura em Física do Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde da Universidade Estadual da Paraíba e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – Polo Campina Grande. Líder do GRACO – UEPB (Grupo de Gravitação e Cosmologia da UEPB), tem experiência no estudo da Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: Energia Escura, Matéria Escura, Cosmologia com Campos Escalares
Ivaneide de Andrade (UEPB)
Maria Emília Gurgel Bezerra Silva (UEPB)
Monique Fabiane dos Santos (FATEC)
Especialista de produto na Shimadzu do Brasil, atuando na área de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC). A docente possui graduação em Processos Químicos pela Faculdade Tecnológica de Campinas (FATEC). Possui experiência na área Química, com ênfase em Cromatografia Líquida e Espectrometria de Massas, atuando principalmente na análise de alimentos com resíduos de pesticidas e contaminantes, e também na validação e estabilidade de fármacos.
Ana Caroline Martimiano (FATEC)
Especialista de produto na Shimadzu do Brasil, atuando na área de cromatografia gasosa (GC e GC-MS). Tecnóloga em Processos Químicos, formada pela Faculdade Tecnológica de Campinas (FATEC). Possui experiência na área química, com ênfase em Cromatografia Gasosa e Espectrometria de Massas, preparo de amostras, validações e metodologias de análise multírresíduo voltadas para contaminantes em alimentos.