Apresentação de trabalhos e premiação

Apresentação de Trabalhos e Premiação

  • As apresentações dos trabalhos nas rodas de conversa ocorrerão ao longo do dia 29 de outubro de 2025 (quarta-feira), de forma oral, através de diálogo estabelecido entre os(as) autores(as), os(as) moderadores(as) e demais participantes da roda, sendo facultado o uso de slides;

  • As apresentações ocorrerão no formato remoto, em salas virtuais criadas para este fim, cujos links serão previamente disponibilizados no site do IX Seminário de Extensão -SEMEX;

  • As apresentações serão feitas pelo(a) respectivo(a) bolsista, ou na ausência justificada deste(a), por um voluntário(a) que participou ativamente da execução do projeto de extensão na cota 2024-2025, indicado(a) pelo(a) coordenador(a) do projeto;

  • Cada autor(a) terá de 07 a 10 minutos para apresentar seu trabalho e, ao final de todas as apresentações por bloco, os(as) moderadores(as)/avaliadores(as) terão 20 minutos para suscitar e mediar o debate.

V PRÊMIO PAULO FREIRE DE EXTENSÃO – REGULAMENTO

Paulo Freire é Patrono da Educação Brasileira, considerado o terceiro autor mais lido e citado em trabalhos acadêmicos em todo o mundo. Teve sua vida dedicada à reflexão, à pesquisa e à ação no sentido do desenvolvimento de uma pedagogia crítica e libertadora em que tanto os(as) educandos(as) quanto os(as) educadores(as) são protagonistas do ensino-aprendizagem. Ao mesmo tempo em que foi um grande crítico do termo “extensão”, dada a, tantas vezes por ele apontada, carga valorativa que a palavra carrega em torno do significado da transferência unidirecional do conhecimento produzido nas universidades e instituições de pesquisa, é uma das maiores referências teórico-metodológica e filosófica para a formulação de políticas educacionais no campo da Extensão Universitária, em que tem destaque o conceito de interação dialógica.

Nesta edição do IX Seminário de Extensão da UEPB, o V Prêmio Paulo Freire de Extensão será concedido às três melhores apresentações de trabalhos decorrentes dos resultados das ações desenvolvidas nos projetos de extensão que anualmente integram a programação do Seminário de Extensão da UEPB e consistirá em outorga de certificado de premiação ao(à) aluno(a) apresentador(a) e aos demais extensionistas responsáveis pela execução do projeto citados no ato de inscrição. Os trabalhos premiados serão publicados pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba – EDUEPB, considerando cada uma das seguintes áreas de extensão:

  • Comunicação;

  • Cultura;

  • Direitos Humanos e Cidadania;

  • Educação;

  • Meio Ambiente;

  • Saúde;

  • Tecnologia e Produção;

  • Trabalho.

Os(as) extensionistas premiados(as) terão um prazo de três meses para elaborar os artigos científicos referentes aos trabalhos apresentados que serão publicados em formato E-book, no ano de 2026.

Eventualmente, a depender da disponibilidade de números de obras publicadas pela EDUEPB, os(as) premiados(as) receberão, como cortesia integrante da premiação, exemplares de livros pertencentes às respectivas áreas ou às áreas afins as dos trabalhos apresentados.

As outorgas serão concedidas após avaliação por comissões compostas por dois ou três membros docentes e técnicos(as)-administrativos(as), indicados pela PROEX, com notório reconhecimento de sua experiência na execução de programas e projetos de extensão para cada uma das áreas listadas acima.

As apresentações constituem-se de Comunicações Orais em Rodas de Conversa.

As Comunicações Orais em Rodas de Conversa e os debates servirão para o compartilhamento/socialização dos resultados alcançados pelos Projetos de Extensão desenvolvidos e cadastrados na PROEX na COTA 2024-2025 (maio de 2024 a abril de 2025).

Todas as apresentações serão avaliadas e concorrerão ao V Prêmio Paulo Freire de Extensão.

Participarão desta modalidade todos os(as) alunos(as) extensionista(s) bolsistas dos projetos desenvolvidos na Cota 2024/2025 (maio de 2024 a abril de 2025) como apresentador(a)/autor(a) principal.

Os demais integrantes dos projetos poderão figurar nos textos dos trabalhos premiados na condição de coautores, desde que citados no ato submissão e no arquivo em *doc ou *docx.

As apresentações serão escrutinadas a partir da apreciação das apresentações, aferição dos critérios abaixo e atribuição de notas.

As notas finais serão compostas pela média aritmética das duas ou três notas finais atribuídas às apresentações pelos(as) avaliadores(as).

Em caso de empate, será considerada vencedora a apresentação que obtiver maior nota nos itens indexados pelos critérios de desempate, obedecendo a ordem estabelecida no quadro abaixo.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO

Dimensão formal (peso 3,0)

01

Criatividade e originalidade (1,0)

02

Coesão, coerência, clareza e concisão (1,0)

03

Contém introdução, objetivo, metodologia e resultados alcançados (1,0)

Dimensão extensionista (peso 7,0)

04

Interação dialógica – trocas de conhecimento e transformação da própria instituição a partir das experiências externas (1,0) *

05

Protagonismo dos alunos e das comunidades – formação cidadã do indivíduo crítico e responsável (1,0)

06

Público-alvo externo – envolvimento obrigatório de comunidades externas (1,0) ***

07

Interprofissionalidade, interdisciplinaridade e interculturalidade (1,0)

08

Integração indissociável entre ensino, pesquisa e extensão – preocupação com a dimensão ética e social da ciência (1,0)

09

Compromisso com a transformação e a justiça social e ambiental – desenvolvimento social, cultural, econômico, sustentável e equitativo (1,0) **

10

Respeito à diversidade cultural e aos direitos humanos (1,0)

* – 1º Critério de desempate

** – 2º Critério de desempate

*** – 3º Critério de desempate

NORMAS PARA O E-BOOK – DIÁLOGOS – IV PRÊMIO PAULO FREIRE DE EXTENSÃO

Os artigos deverão ser enviados para o e-mail da Pró-Reitoria de Extensão (proex@setor.uepb.edu.br) até 02 (dois) de fevereiro de 2026, contendo:

Título: Centralizado, com letras MAIÚSCULAS e em negrito.

Autores: Apenas os(as) discentes que apresentaram o trabalho nas comunicações orais em rodas de conversa, durante a realização do IX SEMEX, e o(a) coordenador(a) do projeto que participaram efetivamente da redação deste texto. Os nomes dos autores devem ser colocados na margem direita da folha, identificar o curso dos(as) alunos(as) e o Departamento ou setor de lotação do(a) coordenador(a), a ser inserida no final do sobrenome dos autores.

Resumo: Com 1.000 a 1.200 caracteres com espaço, em parágrafo único, justificado, em espaçamento simples, contendo a abordagem principal do texto de forma clara e concisa, com objetivo, metodologia e principais resultados.

Palavras-chave: de 3 (três) a 5 (cinco), que representem o tema do artigo e separadas por ponto e vírgula.

Corpo do texto: Sugere-se que o texto seja elaborado com os seguintes títulos de sessões: introdução, objetivos propostos, metodologia, estratégias de ação, material e métodos, discussão/identificação das ações desenvolvidas, resultados e contribuições do projeto à comunidade, conclusões e referências (bibliográficas).

Títulos de sessões: Recuados à esquerda, em negrito, como todas letras maiúsculas.

Subtítulos de sessões: Recuados à esquerda, em negrito, com a primeira letra maiúscula e as restantes minúsculas.

Figuras, quadros e tabelas: Centralizados(as) com títulos e fontes também centralizadas. As palavras “Figura 1 –”, “Quadro 2 –” e “Tabela 3 –”, em negrito com primeira letra maiúscula e as restantes minúsculas, seguidas de hífen. A palavra “Fonte:”, em negrito com primeira letra maiúscula e as restantes minúsculas, seguidas de dois pontos.

Formatação: O artigo completo deverá ter entre 12 e 25 páginas (formato *doc ou *docx), ser digitado com fonte Arial, corpo 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado. Papel no formato A4, as margens esquerda e superior devem ter 3,0 cm, enquanto as demais, 2,0 cm. Parágrafo com recuo de 1,25 cm na primeira linha.

Revisão: As revisões ortográfica e gramatical são de responsabilidade dos autores.

Normas e esquema de formatação do E-book – V Prêmio Paulo Freire