Debatedores

Ana-Paula-Alencar

Ana Paula Alencar

Jornalista. Doutoranda e Mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Especialista em Mídia, Tecnologia da Informação e Novas Práticas Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Multiplicadora de Educação Midiática, certificada pelo Programa Educamídia (Instituto Palavra Aberta).

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Anna Brisola

Vencedora do Prêmio Capes de melhor Tese 2021, na área de Comunicação e Informação – Competência crítica em informação como resistência à sociedade da desinformação sob um olhar freiriano: diagnósticos, epistemologia e caminhos ante as distopias informacionais contemporâneas.
Doutora e mestre em Ciência da Informação pela UFJR-ECO/IBICT.
Jornalista e publicitária. Docente das graduações de jornalismo, publicidade e marketing da UNISUAM.

Bruno-Ferreira

Bruno Ferreira

É jornalista, professor e pesquisador. Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Educomunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É coordenador pedagógico do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta. Foi consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), professor de Comunicação e Desenvolvimento Social no Senac SP e vice-presidente da Viração Educomunicação. É autor do livro “Jornalismo e educação: competências necessárias à prática educomunicativa”, publicado pela editora Appris.

Bruno Sartori

Bruno Sartori é um jornalista mineiro especializado em deepfakes, uma técnica que utiliza inteligência artificial para criar imagens e áudios fictícios, porém notavelmente realistas. Sartori emergiu como uma referência nacional no fascinante campo dos deepfakes, sendo reconhecido pelo seu comprometimento com a inovação e sua habilidade em explorar os limites da narrativa audiovisual. Através de suas criações envolvendo personalidades de destaque em contextos incomuns, ele angariou notoriedade tanto nas redes sociais quanto na mídia tradicional, conquistando milhares de seguidores e participando de programas de TV, como o “Conversa com Bial” e o “Fantástico”.

Daniela Machado

Jornalista especializada em Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP) e pós-graduada em Educação Digital e Midiática pela Universidade de Rhode Island (EUA). É coordenadora de educação e corresponsável pelo conteúdo do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta, e coautora do Guia da Educação Midiática, lançado em 2020. Tem experiência de 20 anos como repórter e editora em grandes veículos de comunicação, incluindo a agência de notícias Reuters e o jornal Valor Econômico.

Edílson Leite

Graduado em Ciências da Computação e doutor em Ciência da Informação. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Líder do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Objetos Virtuais de Aprendizagem (GEDOVA).

Gabriela Guerreiro

Doutora em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) em Cotutela com a Universitè Libre de Bruxelles (ULB), Ana Gabriela Guerreiro é coordenadora de Imprensa no Supremo Tribunal Federal (STF). É professora do curso de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB). Trabalhou como Editora Executiva no site JOTA – Notícias Jurídicas. Foi repórter do jornal Folha de São Paulo, da Agência Brasil e da Rádio CBN, atuando na cobertura política nacional, em Brasília. Foi professora de Jornalismo do Instituto de Educação Superior de Brasília (Centro Universitário Iesb), do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e da disciplina Jornalismo Político na Universidade de Brasília (UnB).

Geysianne Nascimento

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB), Mestra em Comunicação e Culturas Midiáticas (PPGC/UFPB). É Relações Públicas e tem aperfeiçoamento em Tecnologias digitais na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica (UFC). É membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia, Comunicação e Informação (GEPSCI/UFPB) pesquisando estruturas e impactos das redes de desinformação e resiliência informacional na sociedade civil organizada. Colabora enquanto gestora operacional no projeto de extensão RESILICOM -Resiliência Informacional da Comunidade:(re) ações comunicativas no combate à desinformação.

Mabel

Mabel Dias

Jornalista, associada Intervozes, observadora credenciada do Observatório Paraibano de Jornalismo , coordenadora adjunta do Fórum Interinstitucional pelo Direito à Comunicação (FINDAC), mestra em Comunicação pela UFPB e doutoranda em Conunicação pela UFPE. Autora do livro “A desinformação e a violação aos direitos humanos das mulheres: um estudo de caso do programa Alerta Nacional” (editora Arribaçã).

Marina Meira

Coordenadora de Políticas para Liberdade de Expressão e Enfrentamento à Desinformação da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. É advogada graduada pela Faculdade de Direito da USP e mestranda em Divulgação Científica e Cultural pela Unicamp. Tem passagem por diversas organizações do terceiro setor trabalhando com temáticas de direitos digitais. É membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/SP, onde coordena também o Grupo de Trabalho para Proteção da Criança e do Adolescente no Ambiente Digital.
foto rachel bertol (crédito marco antonio perna)

Rachel Bertol

Professora no Departamento de Comunicação Social da UFF e no quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da mesma instituição. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com especialização na Universidade de Princeton (EUA). Pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP). Atua na coordenação executiva da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), por meio de seu projeto Reconfigurações Jornalísticas. Criou e coordena o grupo de pesquisa Tempos: Temporalidade dos Meios Comunicacionais, Linguagem e Cotidiano, do PPGMC-UFF. Integra a diretoria da Associação Brasileira de História da Mídia – Alcar (2023-27) como coordenadora da seção Sudeste. Trabalhou por 15 anos no jornal O Globo e atuou em veículos como Valor Econômico e o francês Le Monde.

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Rafael Evangelista

Doutor em Antropologia Social e professor do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Sua pesquisa concentra-se nas interseções entre tecnologia, comunicação e poder, com destaque para as implicações sociopolíticas das plataformas digitais e o capitalismo de vigilância. Entre suas publicações de destaque está o artigo “WhatsApp and political instability in Brazil: targeted messages and political radicalisation”, publicado na revista Internet Policy Review. Nesse trabalho, ele explora como o WhatsApp influenciou a instabilidade política no Brasil, especialmente durante a eleição presidencial de 2018. Analisa a estratégia de comunicação da campanha de Jair Bolsonaro, destacando o uso da plataforma para disseminação de mensagens direcionadas que contribuíram para a radicalização política.

Ronaldo Ferreira Araújo

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi professor visitante no Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. É Professor Adjunto do Curso de Biblioteconomia e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas. Líder do Laboratório de Estudos Métricos da Informação na Web (Lab-iMetrics) e do Grupos de Pesquisa em Política e Tecnologia da Informação e Comunicação (GPoliTICs).